Montando um Repertório Musical

Por Eliasibe de Jesus

Olá amados, que a Paz de Cristo continue permeando os vossos corações!

Esta semana gostaria de tratar de um assunto que pode interessar a muitos: como montar um bom repertório musical (evangélico claro!) tanto para explorá-lo durante um período longo de tempo (durante o ano, por exemplo) como também escolher músicas a serem entoadas num culto de louvor a Deus.

Com o passar dos anos percebi que para um grupo de louvor é de extrema importância montar um repertório inspirado, coerente, de fácil aprendizado tanto para quem canta e toca como para quem ouve e, acima de tudo, que as letras e músicas escolhidas estejam biblicamente embasadas.

A seguir, algumas dicas de como escolher um bom repertório para o grupo de louvor:

ESCOLHA MÚSICAS VERDADEIRAMENTE INSPIRADAS POR DEUS

É importante pesquisar sobre os autores das músicas. Não falo em encontrar um santarrão ou compositor perfeito, porém é preciso estar atento porque hoje em dia existem muitas misturas.

Após uma boa pesquisa você verá que existem muitos grupos (bandas) e cantores que estão nas paradas, cantam músicas de cunho evangélico, porém não são evangélicos. Me lembra uma propaganda bem antiga de um determinado shampoo: "parece, mas não é!"

As músicas devem conter obrigatoriamente preceitos e verdades bíblicas. Devem proclamar os grandes temas da fé cristã: santidade, amor a Deus, amor de Deus, amor entre irmãos, obediência ao Senhor, intimidade com o Senhor, a cruz de Cristo etc.

Músicas sem embasamento bíblico são simplesmente heresias!

ESCOLHA MÚSICAS COM LETRAS E MELODIAS SIMPLES

Músicas com letras, melodias e arranjos muito complicados podem dificultar a concentração e desviar a atenção da igreja, pois inconscientemente, no momento em que essas músicas estiverem sendo executadas, muitos estarão tentando entender “o que está acontecendo?”. As pessoas podem perder a concentração na adoração e tenderão a buscar a dinâmica da música. Isso causa “estresse”!

Letras, melodias e arranjos mais simples são mais facilmente e mais rapidamente seguidos e absorvidos pela igreja – e pelos cantores e músicos também – que passa a participar do momento de louvor com mais espontaneidade e com mais entrega.

Evite aqueles hinos com letras muito rebuscadas e aqueles com letras e temas que levem a igreja a achar o louvor engraçado. Lembre-se: o Senhor estará lá esperando receber de nós o perfeito louvor!

MESCLE MÚSICAS CONHECIDAS E MÚSICAS NOVAS NO REPERTÓRIO

Outro fator importante é escolher músicas conhecidas para inserir no repertório e no momento do louvor propriamente dito.

Ao escolher músicas que serão entoadas no momento de louvor de um culto, por exemplo, analise se foram inseridas músicas conhecidas da igreja. Não recomendo que sejam entoadas somente as músicas NOVAS do repertório. Lembre-se: o grupo de louvor CONDUZ a igreja no momento da adoração.

Entoar somente as músicas NOVAS pode causar desatenção e desinteresse por parte da igreja. De Preferência inicie o período de louvor com músicas já conhecidas do grande público. Isso trará um GRAU DE CONFIANÇA e SEGURANÇA entre o grupo de louvor e a igreja. Lembre-se sempre: a igreja está lá, ÁVIDA para também participar do período de louvor!

ESCOLHA MÚSICAS COM TEMAS PRÉ-DEFINIDOS

Se o líder de louvor já conhece previamente os TEMAS que serão abordados em reuniões, congressos, seminários e até o tema central da pregação de um culto, deverá selecionar músicas que abordem os temas.

Além de exaltarem o nome do Senhor, as músicas relacionadas com os temas propostos previamente ajudam na fixação das mensagens proferidas, trazendo enlevo para as nossas almas.

ORE ANTES DE QUALQUER ESCOLHA!

Este é o meu item preferido. Posso dizer que a boa execução de todos os outros itens acima é diretamente relacionada com este.

Para um líder de louvor é fundamental estar em sintonia constante com o Senhor através da oração.

É fundamental consultar ao Senhor Deus qual o repertório mais adequado. Posso até ser mais ousado dizendo que podemos perguntar ao Senhor em oração o que Ele deseja ouvir e qual mensagem Ele deseja entregar para a igreja através das canções.

Não escolha as músicas por estarem fazendo sucesso nas rádios, TVs, por achar que ao executar uma determinada música a igreja vai PEGAR FOGO, que a música escolhida vai causar algum MOVIMENTO na igreja. Muitas músicas cantadas atualmente trazem algum FRISSON, causam algum BARULHO, trazem algum movimento na hora da sua execução, mas certamente não louvam ao NOME DO SENHOR.

Veja: a escolha de determinadas músicas para o período de louvor pode AGRADAR aos homens e NÃO AGRADAR a Deus. E outras podem NÃO AGRADAR AOS HOMENS, porém AGRADAR EM CHEIO A DEUS.

O que você prefere?

Obviamente, não tenho uma receita pronta para lhes apresentar acerca deste item. A forma como Deus lhes revelará a Sua vontade é muito individual e pode ser de inúmeras maneiras.

O que tenho aprendido com Deus é que Ele sempre nos traz a melhor escolha. Por isso, sempre submeto as minhas escolhas a Ele.

Deus abençoe a todos!

Publicado originalmente em http://www.mocidadecentral.blogspot.com/ em 20 de dezembro de 2009, com adaptações.

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template