CORAGEM E CORRENDO RISCOS

Por Auberan Varela
O mercado de trabalho imposto pelo ritmo da sociedade atual exige que o profissional, não importa qual sua área de atuação, seja capaz de tomar decisões rápidas e certas o tempo todo. Seja desde uma simples priorização de tarefas na sua rotina de trabalho, seja uma decisão de mudança de setor ou até mesmo uma mudança de emprego. O rumo de suas vidas dependerá diretamente das decisões tomadas, ou seja, de suas escolhas.

Para se tomar uma decisão de forma eficaz é importante que aprendamos apresentar a Deus as nossas inquietações, pois só a direção dada por Deus é capaz de nos levar ao caminho certo e àquilo que é melhor para nós. Trata-se portanto de estar no centro da vontade de Deus.

O texto bíblico que usaremos como referência para o estudo desta característica profissional encontra-se em Josué 1.1-9.

“1 Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:
 2 Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. |
 3 Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.
 4 Seu território se esten­derá do deserto ao Líbano[1], e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Gran­de[2], no oeste.
 5 Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.
 6 Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.
 7 Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. |
 8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.
 9 Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.”


Neste texto podemos ver que Deus designa a Josué a missão importante de levar o Seu povo à terra que Ele havia prometido aos Israelitas. Ao receber esta missão da parte de Deus certamente Josué sabia que teria de enfrentar várias dificuldades e poderosos exércitos e isso lhe exigiria coragem pois o cumprimento desta missão o levaria a correr diversos riscos.
 
Deus sabia que Josué precisaria de coragem para enfrentar os riscos que estariam por vir. De tal forma que Deus resolveu lhe fortalecer a confiança, para isso Deus deu certas ordens à Josué e a primeira delas foi: “Seja forte e corajoso – algumas versões traz como tradução: “Esforça-te, e tem bom ânimo”. Deus ordenou ainda que Josué meditasse em Sua lei dia e noite e não se desviasse dela, para que assim as promessas de Deus fossem cumpridas através dele.

E é isso que Deus deseja que façamos hoje. Em toda a nossa vida. Em toda as perspectivas de nossa vida.
Por isso quando for necessário tomar uma decisão importante devemos recorrer à oração e à palavra de Deus revelada em busca da decisão correta e da coragem necessária para tomar a melhor decisão.

Fiquem na paz do Senhor! E tenham uma excelente semana na presença de Deus!


0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template