Como lidar bem com o estresse

Por Cintya Machado



      Nesse período do ano, a maioria dos jovens está preocupada com o fim de semestre nas faculdades e escolas, a proximidade (ou não) das férias do trabalho ou estágio, e então, o estresse é a palavra mais pronunciada nesse momento. Por isso, resolvi falar hoje com vocês sobre isso, começando com uma ótima notícia: é possível lidar bem com o estresse!

   
          Primeiramente, é importante esclarecer que o estresse afeta a todas as pessoas, pois é um mecanismo de resposta com componentes psicológicos, sociais e físicos as situações que demandam uma necessidade de adaptação a um evento de grande importância.
O problema é quando essas respostas passam a ser excessivas e o individuo acaba esgotando sua capacidade de adaptação, ele pode adoecer, danificar a qualidade de vida, desgastar-se física e emocionalmente e diminuir a produtividade.






   Exigências no trabalho e estudo, crises familiares e em relacionamentos, incerteza sobre o futuro, mágoas do passado podem desencadear nas pessoas respostas de estresse que quando somadas as demais atividades corriqueiras da vida (como provas em faculdade, por exemplo) trazem grandes problemas afetando a saúde física e mental.



E o que fazer para evitar isso?

         Aceite errar, alimente-se e durma bem, chore, divirta-se, pratique atividade física e nunca esqueça de investir nas atividades que pra você tem efeito terapêutico, seja ela desenhar, correr, cuidar do jardim ou de seus animais enfim, cada pessoa sabe que atividade alivia suas tensões (evitando descarregar emoções nas comidas ou na falta dela).
         Quando estamos estressados, a oração pode aliviar as nossas angústias. A Bíblia diz em Salmos 62:1-2 “Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem a aminha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é ele a minha fortaleza; não serei grandemente abalado.”

        Nós cremos num Deus que cuida de nós e por isso, precisamos ter fé (ela aumenta a qualidade de vida, segundo estudos científicos) e agir como nos orienta a Bíblia em Filipenses 4:6-7 “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”, uma vez que Ele conhece as nossas necessidades e nos ajuda.
        É necessário entendermos ainda, que conversar ou desabafar, nos ajuda a lidar melhor com situação de pressão e caso você não saiba com quem compartilhar sua angústia, há um amigo sempre presente e disposto a te ouvir: JESUS! Experimente conversar com Ele, você não vai se arrepender!


Fiquem com a paz de Deus!







 

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template