A benção do sono

Por Cintya Machado


Amados, a paz do Senhor!

Para a coluna De bem com a vida dessa semana, trago esse artigo que acho que pode ajudar muitos jovens, que ás vezes não dão importância a qualidade de seu sono.

I – ANALISANDO A BENÇÃO DO SONO

1. Deus criou o Sono com um propósito Reparador: Todo o cansaço do dia, todos os desgastes, todas as energias são recuperadas enquanto você dorme. Ademais Deus colocou um relógio biológico dentro de você que indica que a cada 8 ou 10 horas de serviço o corpo precisa repousar.

2. Deus dá o sono aos seus Amados: O Antigo Testamento menciona 3 vezes a palavra ‘Amados’ duas vezes nos Salmos 60 e 108 e o texto lá é diz a mesma coisa: Para que os teus Amados sejam livres, salva com a tua destra e responde-nos. A terceira vez que faz referencia ao sono: (Sl 127.2) Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. Em espanhol diz claramente que Deus da o Sono.

 
II – MODELO BÍBLICO DE DAVI PARA OS QUE NÃO CONSEGUEM DORMIR

1. Davi teria motivos para a Insônia: (Sl 3.1,2) “Senhor, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele.” O Salmo 3 menciona que Davi tinha adversários, isso poderia fazê-lo perder o sono, mas não, vejamos as atitudes que ele tomava.

2. Davi não deixou de Confiar em Deus: (Sl 3.3) “Porém tu, Senhor, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça.” Não importa o que digam os teus adversários, confia em Deus, apegue-se a Força de Deus e aos seus cuidados. Cite este versículo 3 ainda que as circunstâncias digam o contrário. “Tu, Senhor, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. Deus é o único que não dorme.” (Sl 121.4)” É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel”.

3. Davi não deixou de Orar: (Sl 3.4) “Com a minha voz clamo ao Senhor, e Ele do seu santo monte me responde.” Os problemas se enfrentam com oração, através da oração passamos os nossos problemas para Deus. Uma boa definição para oração seria: Transferir para Deus seja qual seja a dificuldade.

4. Davi não deixou de Dormir: (Sl 3.5) “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta.” Se for Deus que te sustenta, pronto, descansa, confia, durma bem. (Sl 37.5) “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará.”

5. Davi não ficou com Medo: (Sl 3.6) “Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados.” O medo é um inimigo a mais quando estamos em dificuldades. O medo nos inibe o raciocínio, nos enfraquece a fé, nos amplia o tamanho da adversidade. O medo nos tira o sono e nos desgasta, fazendo-nos experimentar a derrota pouco a pouco. O medo nos abala a confiança no cuidado de Deus e nos priva da comunhão com Ele. O medo nos isenta da participação em extraordinárias vitórias. Mas o medo se vai quando transferimos nossas preocupações a Deus.

III – DEZ ORIENTAÇÕES PARA QUEM NÃO ESTA CONSEGUINDO DORMIR

1. Tenha horário para ir dormir: Não precisa cronometrar, nem transformar isto em obsessão, que poderia até ter o efeito contrário, mas o hábito facilita a criação de um ciclo saudável de sono.

2. Cuidados com a alimentação: Alimente-se bem sem comidas pesadas. Não use ingerir alimentos com cafeína, nem com nicotina. Refeições completas antes de dormir estão proibidas, mas dormir com fome também é um obstáculo. Coma uma fruta, cereais, um copo de leite, ou o que fizer bem a você.

3. Se não conseguir dormir, levante-se: Se ficar na cama mais que 40 minutos sem conseguir dormir, levante-se e escolha alguma atividade relaxante ou tediosa. Tem pessoas que tomando um banho quente funciona bem, mas para outras pessoas o banho está associado ao ato de acordar, e deve ser evitado. Leia um livro, dobre roupas, ouça música calma, faça um chá (o ato de esperar a água ferver, sem ter mais nada para fazer, pode ajudar também). Resista à tentação de ligar a TV ou o computador.

4. Não pense em contas e dividas: Ninguém conseguirá dormir facilmente, se antes estiver preocupado com contas que tem que pagar no outro dia.

5. Anote suas idéias no papel: Se você não está conseguindo dormir porque está tendo um monte de idéias na cabeça, levante-se, saia do quarto e anote as suas idéias em um papel, e não o traga para o quarto. Ao retornar, procure não pensar mais no assunto, pois você já garantiu que poderá continuar amanhã.

6. A cama é um lugar exclusivo de dormir: Não assista TV na cama, especialmente antes de dormir. Não leve o notebook para o quarto. Não leia deitado na cama.

7. Faça do seu quarto lugar confortável: Um quarto confortável é um facilitador do sono.

8. Evite remédios para dormir: Evite soníferos, calmantes, relaxantes, mesmo sob orientação médica – primeiro discuta bem outras alternativas. De modo geral, medicamentos para dormir deveriam ser usados apenas a curto prazo – o uso freqüentemente geralmente acaba se tornando ineficaz após algum tempo. Nunca se automedique, e se você sentir que sua medicação está perdendo o efeito, procure o seu médico – não aumente a dose sozinha.

9. Memorize e recite os Salmos 3.5 e 4.8 “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta.” (4.8) “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.”

10. Ore antes de dormir: Senhor aqui encerra minhas atividades, entrego meu sono nas Tuas mãos. Confio plenamente em ti enquanto dormir. Nesta noite repare minhas energias, meus músculos e refresca minha memória. Não deixa ter pesadelos. Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.


Retirado de: http://estudos.gospelmais.com.br/a-bencao-do-sono.html com algumas adaptações.
Escrito Por: Teófilo Karlke

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template