O Bebê e a Musica

Por Eliasibe de Jesus

A música por sua própria essência, é beleza, ordem, regularidade, coesão, equilíbrio e proporção. Estudos comprovaram que a música interfere no desenvolvimento fetal e que os mesmos reagem com movimentos ao ouvirem os sons do meio ambiente onde sua mãe está inserida.

A voz da mãe (fala, cantigas, etc...) e o ambiente sonoro que é proporcionado ao bebê, permitem que ele seja estimulado e emita algumas respostas. Da mesma forma que o bebê identifica o som da voz da mãe, consegue identificar o tipo de música.

Após o nascimento, por volta do terceiro ou quarto mês de vida, aquelas melodias que foram cantadas durante a gestação são reconhecidas pelo bebê, que provavelmente esboçará alguma reação ao ouvi-la novamente.

Através da música é possível estimular o bebê, reduzir o stress da mãe durante a gestação, parto e durante toda a vida. CDs de música clássicas, sons da natureza, músicas próprias para relaxamento são os mais recomendados.

Após o nascimento, a Música continua fazendo parte da vida da criança. Através das canções, elas são capazes de associar uma quantidade enorme de informações. A melodia funciona como um fio condutor e, mesmo aquelas que ainda não aprenderam a falar, ao ouvirem a mãe ou outras pessoas cantando sabem que aquela música conta uma história que tem começo, meio e fim.

Para as crianças maiores, a sequência da melodia, da letra e do ritmo faz com que elas pensem, elaborem suas idéias e se reorganizem enquanto estão cantando.

Através das canções as crianças vivenciam pelo menos três propriedades do som: altura, que é a diferenciação entre o som agudo e o som grave, duração, diferenciação entre som longo e o som curto e a intensidade, que é a diferenciação entre o som forte e o som fraco.

É cada vez maior a produção de CDs infantis, mas deve-se escolher com critério; música de boa qualidade, composta especialmente para crianças por pessoas que entendem o universo infantil e que enriqueçam o seu conhecimento tratando de temas importantes do seu cotidiano.

Por todos estes motivos, a Música deve fazer parte da vida da futura mamãe e do bebê, tornando-se um momento prazeroso e de fortalecimento do vínculo mamãe-bebê.

Escrito por:

Mônica Ajej - Psicóloga, pedagoga e educadora musical.

Fonte: http://somsobretom.musicblog.com.br






0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template