Rumos da vida profissional e Desenvolvimento pessoal

Por: Auberan Varela


Na nossa vida profissional podemos tomar vários rumos de atuação, seja atuando como profissionais liberais, seja como funcionário público ou privado, seja como empregado, seja como empregador. Qualquer que seja o rumo tomado características básicas de desenvolvimento pessoal serão necessárias para que cada um se desenvolva pessoalmente e profissionalmente.

Para ter um bom desenvolvimento pessoal um profissional, que tem sua fé baseada em princípios cristãos, deve apresentar características como: Autodisciplina, caráter, compromisso, coragem de correr riscos, dependência de Deus, humildade, integridade, obediência a Deus, prioridades, propósito e paixão, qualificações para liderança, sabedoria, valores e visão. Todas estas características são importantes, porém dependendo da área de atuação na qual o profissional atua, é necessário desenvolver mais umas que outras, mas todas elas deverão fazer parte do caráter de um profissional completo.

Independente do ramo de atividade escolhida, o cristão deve ter como característica fundamental os princípios de sua fé e obediência a palavra de Deus. 

 
Diante de tantas qualidades que devemos ter surgem dois questionamentos: Como adquirir o conhecimento necessário para desenvolvê-las? E como desenvolvê-las respeitando os princípios cristãos e a obediência a Deus?




A princípio é preciso ter coragem, perseverança, determinação, obediência a palavra de Deus e orientação do Espírito Santo.
Nós podemos, e devemos sim, buscar cursos de capacitação, os quais nos ajudam a desenvolver habilidades que vem a desenvolver algumas das características citadas neste texto. No entanto, a maioria destas características está relacionada com o caráter pessoal de cada um. E isso é algo que não se aprende em cursos, mas é obtido através de reflexão pessoal e mudança interior. Para isso, acho indispensável, buscar orientação do Espírito Santo de Deus, que nos orienta, nos molda e nos transforma.

Estudar a bíblia é um excelente exercício para este aprendizado, pois através da palavra de Deus podemos obter exemplos de personagens que, com seus testemunhos de vida, nos ensinam a desenvolver tais características.


Nas próximas semanas lhes convido a fazer uma reflexão sobre cada uma das características apresentadas nesta postagem, tomando como base textos e personagens bíblicos. Fazendo uma reflexão sobre cada uma destas características, a luz do que diz a palavra de Deus.

Desejo a todos uma semana, excelente, abençoada e rica na graça de Deus!

1 comentários:

Jefferson Ricardo disse...

A Paz do Senhor pessoal!
Ei, quando vai ser a próxima virgília?

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template