Por Eliasibe de Jesus
Olá, amados do Senhor!
Estamos iniciando mais um ano e aproveito a oportunidade para desejar a todos um 2012 repleto de bênçãos por parte do nosso Deus.
Esta semana, gostaria de lhes apresentar a que ponto chegaram os recursos tecnológicos no âmbito da música.
Na verdade, o que apresento hoje é um teclado que é recém lançado por uma grande empresa fabricante de instrumentos musicais. Trata-se do Vocal Ensemble & Roland Teclado VP-550.
O que é curioso é a principal característica deste teclado: ele é inteiramente dedicado a simular vozes, ou melhor descrevendo, trata-se da função "Vocoder".
Vocoder (do Inglês, a contração de "voz + codificar") é um instrumento analisador e capaz de sintetizar a voz humana. Ele funciona como um codificador vocal. Sua função principal no campo de música é de tornar a voz humana numa voz sintetizada.
O vocoder foi introduzido nos anos de 1930, originalmente para aplicações no campo de telecomunicações com fins de codificar a voz para transmissão eletrônica com seu uso primário sendo comunicação de rádio segura (i.e. protegida), em que a voz tem que ser digitalizada, criptografada e, então, transmitida num canal de banda vocal estreita.
Como funciona?
O músico conecta o microfone facial ao teclado e de forma simples ele canta e quando aciona os acordes no teclado, o mesmo reproduz cada nota, cada acorde como se fosse um coral cantando. É fantástico!!!!!
O vídeo a seguir, dispensa maiores comentários de minha parte.
O tecladista chama-se Don Lewis, e ele interpreta neste vídeo a tradicional música gospel americana intitulada "Swing Low, Sweet Chariot".
Assista, curta, divirta-se.
Um grande abraço a todos.
Fonte de consulta: www.wikipedia.org acessado em 06/01/2012 às 00:20h
0 comentários:
Postar um comentário