Amado

Por Anderson Penha

A paz meus irmãos!
Deixo como dica da semana, essa belíssima canção que fará parte do repertório do Secope 2012! "Amado", é interpretada pelo cantor Samuel Mizrahy, com participação de André Valadão. Medite na letra deste hino, e adore ao Senhor em todo o tempo.


Leia Mais...

Aline Barros grava DVD em comemoração aos 20 anos de ministério

Por Anderson Penha

Aconteceu na última terça-feira, 17, a gravação do DVD em comemoração aos 20 anos de ministério da cantora Aline Barros. O show foi feito no Teatro Municipal de Paulínia, interior de São Paulo, e contou com a participação de muitos convidados internacionais.

Entre eles o cantor Michael W. Smith que estava em turnê pelo Brasil e pode interpretar algumas canções em dueto com a cantora brasileira. Além dele os músicos Abraham Laboriel e Tom Brooks que tiveram participação importante no início da carreira de Aline Barros.

O DVD será lançado pela AB Records com distribuição pela Sony Music, mas isso não significa que a cantora será contratada por essa grande gravadora. Aline mantém seu contrato com a MK Music e continua trabalhando na divulgação do CD e DVD Extraordinário Amor de Deus que já lhe rendeu um Disco de Diamante e o Grammy Latino de Melhor CD Cristão em Língua Portuguesa.

No repertório deste DVD entraram canções que marcaram o ministério da cantora como a música Consagração, que ainda é muito cantada nas igrejas de todo o Brasil. Outro sucesso que entrou este trabalho foi Guarda a Tua Fé, Recomeçar, O Poder de Seu Amor e muitos outros.

Nesses 20 anos de carreira Aline Barros se tornou uma das cantoras evangélicas mais conhecidas não só no Brasil como também no mundo, gravando álbuns em espanhol e participando de vários eventos em outros países. No Brasil seu sucesso é tamanho que ela figura na lista das cantoras que mais vendem CDs e sempre premiada com certificados da Associação Brasileira de Produtores de Discos.


Fonte: http://www.gospelprime.com.br/

Leia Mais...

Os sete pecados capitais na vida profissional


Por Auberan Varela



Amados irmãos,
Esta semana destaco um artigo muito interessante que encontrei em um site de empregos: O zapempregos.
Este artigo fala sobre os principais erros que uma pessoa pode cometer em sua vida profissional.
Vale a pena dar uma lida. Confiram!

Novato ou experiente, homem ou mulher, jovem ou idoso. Quem trabalha está sujeito a cometer um deslize ao longo da vida profissional. Às vezes, a falha não causa grandes estragos, mas pode provocar sequelas em uma carreira bem-sucedida.

Para que você não corra nenhum risco, o ZAP listou os sete pecados capitais de um profissional. Veja quais são.

1.FALTA DE CORAGEM
 Depois de muitos anos na mesma empresa ou função, o trabalhador percebe que não está feliz com sua carreira. No entanto, ao invés de mudar a trajetória, ele continua onde está, pois tem medo de se aventurar em algo novo. Pensar que é muito tarde para dar início a uma carreira diferente ou não ter coragem para exercer outras atividades certamente é um erro a ser evitado. “O profissional pode mudar, mas isso tem que acontecer de forma planejada”, explica Maria Lúcia, coach do Instituto EcoSocial. “Novas experiências enriquecem muito, além de fazer parte do crescimento na carreira.”

2.PASSIVIDADE
 Quando o profissional não comanda sua carreira e deixa os outros tomarem decisões no seu lugar está adotando uma postura passiva. Esse comportamento definitivamente deve ser evitado, afinal a pessoa só vai ter conquistas no seu trabalho se tomar as rédeas da sua carreira e traçar metas. Sobre este último item Gláucia Santos, consultora de RH da Catho, diz que o indivíduo deve ter objetivos a curto, médio e longo prazo para não ficar estagnado. “Se o profissional quer ser gerente, é bom fazer cursos de especialização e tentar trabalhar em uma empresa maior, por exemplo. Essas seriam as metas a curto e médio prazo para alcançar o objetivo maior, a gerência.”

3.FALTA DE AUTOCONHECIMENTO
 Para tomar decisões em relação ao rumo da carreira e até mesmo se aventurar em novas atividades, o profissional deve se conhecer bem. Um erro comumente cometido é não investir tempo na auto-análise. Pode parecer irrelevante, mas procurar aumentar o nível de conhecimento sobre si mesmo é, sim, importante para uma vida profissional bem estruturada. “O trabalhador tem que buscar saber quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos, e isso só acontece após uma auto-análise cuidadosa”, afirma Maria Lúcia.

4.ARROGÂNCIA
 Após anos de experiência, alguns profissionais cometem o erro de pensar que são insubstituíveis. Segundo Gláucia, essas pessoas acham que, por estarem há um bom tempo em determinada empresa, não precisam aprender mais nada e que seu emprego está garantido para sempre. Mas não é bem assim. “Para a pessoa se manter dentro da organização, precisa demonstrar disposição em aprender e estar sempre se atualizando”, conta Gláucia.  Maria Lúcia completa o raciocínio: “a atualização pode ter vários formatos, não só a do curso. Participar de projetos diferentes dentro da companhia pode ser um grande aprendizado”.

5.FALTA DE ÉTICA
 De acordo com o coach e headhunter Augusto Carneiro, um dos “pecados” que prejudicam o profissional em qualquer empresa é a falta de ética. Fazer fofoca, causar intrigas, falar mal dos outros, puxar o tapete, mentir e outros comportamentos como esses nunca irão dar bons frutos. Ao contrário. São autodestrutivos e, cedo ou tarde, acabam se voltando contra a própria pessoa.

6.IMPRODUTIVIDADE
 Como os empregadores estão em busca de pessoas proativas, não entregar resultados para a empresa é, sem dúvida alguma, um grande erro. Cumprir com as atividades de sua responsabilidade é uma obrigação do contratado, mas é possível ir além disso e oferecer mais do que o esperado. “Quando o profissional faz mais que seus deveres e desempenha outras tarefas, acaba, aos poucos, ganhando espaço e importância dentro do local de trabalho”, diz Gláucia. A consultora de RH ainda explica que é benéfico divulgar os resultados de sua produção. “Não adianta ir além de suas obrigações se não deixar isso visível para a empresa.”

7.FALTA DE COMPROMISSO
 Se não entregar resultados é uma grande falha, deixar de cumprir prazos é outra maior ainda. Aqueles que se comprometem a entregar um determinado serviço e não cumprem o deadline acabam destruindo a própria reputação. Por isso, Carneiro dá o seguinte conselho: “Antes de responder quando ou se é possível realizar o que seu chefe requisitou, pare e pense a respeito. Não diga algo para agradá-lo se você sabe que não conseguirá fazer o que prometeu”. Segundo o headhunter, “uma pessoa que habitualmente falha com os compromissos que assume tem os dias contados”.

Acesso em: 24.01.2012.

Leia Mais...

Hallelujah com Jotta A. e Michely Manuely

Por Eliasibe de Jesus
Caros amigos, que a Paz do Senhor lhes cubra sempre.


Hoje quero trazer uma lindíssima canção que tem tocado muito ao meu coração atualmente.


É verdade que existem vários intérpretes para esta canção, mas resolvi escolher esses dois anjinhos, que são cobertos com a Graça do nosso Senhor Jesus e nos faz regozijarmos na Presença do Senhor.


Assista e ouça. Certamente, Deus lhe abençoará.


Um grande abraço






Leia Mais...

Sonhos e Metas


 Por Cintya Machado

Ano novo, vida nova!  Na mídia, na rua, no trabalho é comum ouvir alguém dizer que neste ano vai comprar uma casa, ou viajar para tal lugar, trocar de carro, ou simplesmente que este ano vai ser diferente!

São sonhos e metas que se entrelaçam e dão um novo ânimo para a vida. Algo interessante que descobri nesses dias é a diferença que separa um sonho de uma meta. Talvez até hoje você só tenha sonhado com o que gostaria de realizar na vida, mas nunca tenha dado nem um passo concreto para realizar este sonho, ou seja, está vivendo sem meta. .

Pergunto-lhe: Você sabe que rumo está dando para sua vida com o trabalho que realiza agora? Tem buscado no dia a dia o que realmente deseja alcançar? Se a resposta for negativa, provavelmente você não esteja feliz, e é possível que sua vida esteja sem sentido. Daí vem a pergunta: Mas e agora? O que fazer?

Acredito que neste e em todos os casos, devemos sempre lembrar que nunca é tarde para recomeçar. Independentemente da idade ou situação em que se esteja, com a graça de Deus e força de vontade, tudo é possível. Sonhar e querer algo é importante, mas isso não basta quando se trata de realização. É hora de traçar metas e dar passos concretos.

Precisamos começar bem o ano, para vivê-lo bem por inteiro. Acredito que definir as prioridades e dar passos para chegar aonde se quer é um ótimo ponto de partida. Disso vem a transformação de vida: a partir das atitudes e preferências concretas do dia a dia. Claro que isso não se consegue de uma hora para outra, empenho e perseverança são fundamentais. É também uma questão de escolha e disciplina pessoal. O apóstolo Paulo, em uma de suas cartas, diz: "Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras" (II Timóteo 2 , 5).

Leia Mais...

Desenvolvimento Profissional: Administração do Tempo

Por Auberan Varela

  

É muito importante para nosso desenvolvimento profissional que saibamos administrar bem nosso tempo. É muito importante que tenhamos com clareza a maneira mais eficaz de distribuir nossas atividades ao logo dos dias, semanas, meses e até mesmo anos. Um planejamento eficiente e o seu cumprimento levam-nos a excelência em resultados. Para tal, é imprescindível que saibamos distribuir nossas tarefas de forma a obter o melhor aproveitamento de nosso tempo, pois este uma vez perdido não há como recuperá-lo.

Em um mundo interdisciplinalizado como temos hoje, em que do profissional é exigido várias habilidades e que tudo deve ser “feito para ontem” aqueles que não conseguem ter uma organização eficiente de seu tempo, certamente sofrem muito com as rotinas atuais. Muitos chegam a sucumbir profissionalmente. Pessoas assim também podem ter dificuldades de conciliar sua vida profissional e pessoal. Por consequência acabam tendo dificuldades em serem bons cônjuges e bons pais, por simplesmente não conseguir gerenciar bem seu tempo.

Mas como fugir dessa rotina desgastante e impiedosa? Precisamos realmente fugir dela? Ou precisamos tão somente adquirir sabedoria de como lidar com ela?
Na verdade tudo se trata de uma questão de priorização. Quando sabemos priorizar, quando sabemos o verdadeiro valor das coisas e das pessoas sabemos determinar o devido tempo que vale dedicar a cada uma delas.

Em Salmos 90.10 a palavra de Deus nos diz: “Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!”

É assim. A vida passa depressa. Por isso é tão importante que saibamos como administrar nosso tempo. De forma a dedicar o tempo adequado para cada uma de nossas atividades, sejam elas profissionais ou pessoais.

Há pessoas que dedicam praticamente todo o seu tempo a suas profissões e esquecem suas famílias e amigos. Perdem muitas experiências maravilhosas por não terem a sabedoria necessária para discernir o que realmente importa e o que tem mais valor.

No versículo 12 deste mesmo Salmo diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.”

Alcançar sabedoria para gerir nosso tempo é uma das coisas mais importantes que podemos ter na vida. Pois vivemos limitados no tempo e o que fazemos com ele é o que define o rumo de nossas vidas. Inclusive profissionalmente.
Busquemos em Deus esta sabedoria e façamos com nosso tempo uma sequência de escolhas que nos leve a felicidade e a comunhão com Deus.

Leia Mais...

Está aqui...

Por Anderson Penha

"E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados."
Atos 2:1-2



"... está aqui, Todo Poderoso Reis dos Reis, as sandálias do meus pés eu já tirei, há fogo, há glória, há arca do Senhor..."


Leia Mais...

Dica: Concurso Senado 2012

Por Auberan Varela



O edital do concurso Senado Federal foi publicado através do Diário Oficial da União. São 246 vagas abertas, distribuídas entre cargos de Consultor Legislativo, Analista Legislativo e Técnico Legislativo, com salários de até R$ 23.826,57.

Organização do concurso está a cargo da Fundação Getúlio Vargas(FGV), que publicou um edital para cada cargo a ser preenchido. Do total de oportunidades, 5% serão destinadas aos portadores de deficiência.

Vagas
O primeiro edital abre 9 vagas e cadastro reserva para cargo de Consultor Legislativo, que exige nível superior completo em qualquer área de atuação, sendo as oportunidades divididas em subáreas de: Agricultura; Comunicações e Tecnologia da Informação; Defesa Nacional, Segurança Pública e Relações Internacionais; Desporto e Cultura; Direito Civil, Processual Civil e Agrário; Direito Constitucional, Administrativo, Eleitoral e Processo Legislativo; Direito do Trabalho e Direito Previdenciário; Direito Econômico e Regulação, Direito Empresarial e do Consumidor; Direito Penal, Processual Penal e Penitenciário; Direito Tributário e Direito Financeiro; Direitos Humanos e Cidadania; Economia do Trabalho, Renda e Previdência; Economia Regional e Políticas de Desenvolvimento Urbano; Educação; Meio Ambiente; Minas e Energia; Política Econômica e Finanças Públicas; Política Econômica e Sistema Financeiro; Políticas Microeconômicas; Pronunciamentos; Saúde e Transportes. Remuneração será de R$ 23.826,57 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O edital 02 do concurso Senado apresenta 133 vagas para Analista Legislativo, que também exige nível superior, desta vez na área de atuação, com oferta de vagas nas áreas de Apoio Técnico ao Processo Legislativo, Apoio Técnico-Administrativo, Controle Interno, Saúde e Assistência Social, Instalações, Equipamentos, Ocupação e Ambientação de Espaço Físico, Redação e Revisão de Textos Gráficos, Comunicação Social e Tecnologia da Informação. Remuneração para estas funções será de R$ 18.440,64 também por jornada de 40 horas semanais.

O edital 03 conta com 79 vagas para cargo de Técnico Legislativo, que exige nível médio e/ou técnico, dependendo da área, em especialidades de Apoio Técnico ao Processo Legislativo; Apoio Técnico-Administrativo; Saúde e Assistência Social; Instalações, Equipamentos, Ocupação e Ambientação de Espaço Físico; e Apoio Técnico ao Processo Industrial Gráfico. Remuneração será de R$ 13.833,64, por jornada de 40 horas/semana.

O edital 04 também abre vagas para Técnico Legislativo, na área de Polícia Legislativa, especialidade Policial Legislativo Federal, ofertando 25 vagas com salário de R$ 13.833,64. Cargo exige nível médio completo e Carteira Nacional de habilitação (CNH) categoria "B" ou superior, e tem jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrição

As inscrições devem ser feitas de 26 de dezembro de 2011 a 05 de fevereiro de 2012, exclusivamente pela internet, no sistema de inscrição on-line da FGV:
www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/senado11. A taxa de inscrição será de:

R$ 200,00 para cargo de Consultor Legislativo
R$ 190,00 para cargo de Analista Legislativo
R$ 180,00 para Técnico Legislativo
 
Provas
As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no dia 11 de março de 2012, no turno da manhã, com 5 horas de duração, das 8h às 13h (horário de Brasília-DF), em todas as 26 capitais dos estados da nação.

Os locais, horários e turnos de cada área para realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados no endereço eletrônico
www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/senado11, a partir de 27 de fevereiro de 2012.

Haverá também outras etapas de avaliação, como prova discursiva, prova prática, prova de aptidão física e prova de títulos, dependendo da especificidade do cargo, como consta no edital, que pode ser conferido na íntegra em anexo.

O gabarito do concurso Senado será divulgado dia 12 de março. O resultado final e homologação do concurso com a classificação dos candidatos está prevista para ser divulgada dia 05 de julho.

O concurso terá validade de um ano, contado a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a exclusivo critério da administração do Senado Federal.

Atualmente o déficit de servidores é grande na instituição e tudo leva a crer que mesmo com a abertura de 246 vagas, mais candidatos serão convocados durante o prazo de validade do concurso. A diretora-geral do Senado, Doris Peixoto estima que só até o final de 2011, quase 400 servidores deverão se aposentar, dando indícios da abertura de mais vagas.

Último concurso do Senado ocorreu no ano de 2008 e abriu 150 vagas para empregos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 11 mil. Concurso foi constituído de provas objetivas e discursivas para todos, mais prova oral para cargo de Tradução e Interpretação que exigia nível superior. As Provas foram aplicadas nas cidades de Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP.

Em nota divulgada no dia 30 de dezembro de 2011, presidente da comissão do concurso do Senado, Davi Anjos Paiva, explicou questionamentos feitos quanto aos conteúdos dos editais, exigências dos cargos e taxas de inscrição. Segundo ele, os altos valores das taxas de inscrição (entre R$ 180 e R$ 200) foram definidos pela organizadora da seleção - Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa responsável pelo concurso, sob argumentação do alto custo do processo seletivo que terá provas discursivas e será aplicado em todas as capitais. Quanto aos erros no conteúdo programático do cargo de consultor, onde foi constatado cópia do edital do último concurso, será publicado um edital de retificação no dia 06 de janeiro, corrigindo os problemas encontrados. Confira os editais do concurso Senado, em anexo, para esclarecimento de dúvidas.

Confiram abaixo link para os editais:

(Textos retirados do site: http://www.acheconcursos.com.br/)

Leia Mais...

Uma História de Amor - Adhemar de Campos

Por Anderson Penha

O pastor Adhemar de Campos está lançando seu novo CD intitulado de “Uma História de Amor”, um álbum que traz músicas que falam do amor eterno de Deus. O projeto deste CD nasceu há dois anos e tem sido preparado com a ajuda dos filhos de Adhemar.

“A Bíblia diz que Deus é Amor (I João 4). O amor é a essência da vida e não há vida sem amor. Só ele pode dar sentido ao casamento, a família, a igreja e à sociedade. Eu encontrei esse amor e desde então minha vida e a de minha família vem sendo mudada. Assim, passei a transformar em música e poesia a minha experiência com esse Amor Eterno” disse o cantor.

O CD tem 12 faixas e um remix e além das composições do Adhemar, foram gravadas músicas que nasceram no coração de seus filhos. Rodrigo compôs e interpreta a canção “Meu Amado”, Mariana “Teu Amor” e “Estava Aqui Pensando”, que revelam um coração apaixonado por Deus e marcado pela obra de Cristo.

Rodrigo também assina todos os arranjos musicais com exceção da música “Cante Louvor” que foi arranjada por Silvera (FLG). As músicas passam por vários estilos, do hino tradicional e barroco ao pop, black e house, numa fusão dos estilos de Adhemar e Rodrigo, sem deixar de lado a unção que é a marca principal desse ministério.

Uma História de Amor traz participações especiais de Sara Campos, Leonardo Gonçalves, Silvera, Rachel Novaes, Ana Nóbrega e Israel Salazar (do Diante do Trono). E um toque especial nos vocais com Paulo César Baruk e Bomilcar.

Adhemar de Campos tem 37 anos de ministério sendo considerado como uma das principais vozes do louvor congregacional e muitas de suas canções se tornaram grandes sucessos. Este CD foi gravado em estúdio e já está disponível em todas as livrarias evangélicas do país.

Leia Mais...

Coral de um homem só! Hein??

Por Eliasibe de Jesus

Olá, amados do Senhor!

Estamos iniciando mais um ano e aproveito a oportunidade para desejar a todos um 2012 repleto de bênçãos por parte do nosso Deus.

Esta semana, gostaria de lhes apresentar a que ponto chegaram os recursos tecnológicos no âmbito da música.

Na verdade, o que apresento hoje é um teclado que é recém lançado por uma grande empresa fabricante de instrumentos musicais. Trata-se do Vocal Ensemble & Roland Teclado VP-550.

O que é curioso é a principal característica deste teclado: ele é inteiramente dedicado a simular vozes, ou melhor descrevendo, trata-se da função "Vocoder".

Vocoder (do Inglês, a contração de "voz + codificar") é um instrumento analisador e capaz de sintetizar a voz humana. Ele funciona como um codificador vocal. Sua função principal no campo de música é de tornar a voz humana numa voz sintetizada.

vocoder foi introduzido nos anos de 1930, originalmente para aplicações no campo de telecomunicações com fins de codificar a voz para transmissão eletrônica com seu uso primário sendo comunicação de rádio segura (i.e. protegida), em que a voz tem que ser digitalizada, criptografada e, então, transmitida num canal de banda vocal estreita.

Como funciona?

O músico conecta o microfone facial ao teclado e de forma simples ele canta e quando aciona os acordes no teclado, o mesmo reproduz cada nota, cada acorde como se fosse um coral cantando. É fantástico!!!!!

O vídeo a seguir, dispensa maiores comentários de minha parte.

O tecladista chama-se Don Lewis, e ele interpreta neste vídeo a tradicional música gospel americana intitulada "Swing Low, Sweet Chariot".

Assista, curta, divirta-se.

Um grande abraço a todos.


Fonte de consulta: www.wikipedia.org acessado em 06/01/2012 às 00:20h

Leia Mais...

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Por Auberan Varela


Até pouco tempo atrás o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais (QI). Mas o psicólogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro "Inteligência Emocional" retoma uma nova discussão sobre o assunto. Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria da situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.


O que é Inteligência Emocional?

A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor)

Daniel Goleman, em seu livro, mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:

      1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
      2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
      3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
      4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
      5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.

As três primeiras acima referem-se a Inteligência Intra-Pessoal. As duas últimas, a Inteligência Inter-Pessoal.

Inteligência Inter-Pessoal: é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.

      1. Organização de Grupos: é a habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança, a cooperação espontânea.
      2. Negociação de Soluções: o papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.
      3. Empatia - Sintonia Pessoal: é a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada de forma a canalizá-los ao interesse comum.
      4. Sensibilidade Social: é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.

Inteligência Intra-Pessoal: é a mesma habilidade, só que voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva. 
(Textos retirados do site: http://www.din.uem.br/ia/emocional/)

Desenvolver a inteligência emocional hoje em dia é muito importante para o bom desenvolvimento profissional. As empresas buscam da vez mais profissionais que tenha este equilíbrio, que saibam trabalhar em equipe e que estejam sempre motivados. Buscar desenvolver a inteligência emocional nos dias de hoje é uma necessidade. 
Mas como desenvolver? A bíblia pode nos ajudar a responder  mais esta questão, pois é uma fonte de aprendizado para a vida. Nela podemos encontrar resposta de como desenvolver esse equilíbrio emocional. Para mim, falar em inteligência emocional está diretamente relacionado com a bíblia nos diz em Gálatas 5. 22:

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."

A comunhão com Deus a observância de Sua lei e o temor ao Senhor são coisas que nos levam a desenvolver o fruto do Espírito Santo. Que fazendo um paralelo com nossa vida cotidiana é o que os estudiosos e pscicólogos chamam de inteligência emocional. Aquele que tem o fruto do Espírito Santo bem desenvolvido, certamente apresentará características que denotam uma alta inteligência emocional.

Quer saber como anda sua inteligência emocional?
Faça o teste de autodiagnóstico abaixo.



 AUTODIAGNÓSTICO: TESTE SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Denize Dutra - Consultora do Instituto MVC.

Sou uma pessoa...

1) ...que persiste  quando está  frente a um novo desafio, não desistindo nas primeiras dificuldades ...
( ) Sempre
( ) Quase sempre
( ) Às vezes
( ) Raramente
( ) Jamais

2) ...que procura se colocar no lugar do outro, sendo compreensiva em relação aos momentos difíceis de outra pessoa...
( ) Sempre
( ) Quase sempre
( ) Às vezes
( ) Raramente
( ) Jamais

3) ...que consegue manifestar suas emoções de acordo com as pessoas, situações e o momento oportuno...
( ) Sempre
( ) Quase sempre
( ) Às vezes
( ) Raramente
( ) Jamais

4) ...que consegue controlar suas emoções, mantendo a calma nos momentos difíceis...
( ) Sempre
( ) Quase sempre
( ) Às vezes
( ) Raramente
( ) Jamais

5) ... que tem uma visão realista de si mesmo, com adequada percepção de suas potencialidades e limitações...
( ) Sempre
( ) Quase sempre
( ) Às vezes
( ) Raramente
( ) Jamais

6) ...que consegue superar seus sentimentos de frustração quando alguma coisa não dá certo, procurando aprender com as experiências negativas...
( ) Sempre
( ) Quase sempre
( ) Às vezes
( ) Raramente
( ) Jamais

7) ...que quando tem alguma dificuldade com outra pessoa, procura conversar diretamente com ela, evitando fofocas e mal entendido ...
( ) Sempre
( ) Quase sempre
( ) Às vezes
( ) Raramente
( ) Jamais

8) ... que é muito difícil perder a paciência com as pessoas de que gosto. Se perco, logo recupero e me arrependo de ter perdido…
( ) Sempre
( ) Quase sempre
( ) Às vezes
( ) Raramente
( ) Jamais

9)... que consegue expressar suas opiniões de forma clara e percebe que é ouvida com atenção ...
( ) Sempre
( ) Quase sempre
( ) Às vezes
( ) Raramente
( ) Jamais

10) ... que se sente segura diante das outras pessoas...
( ) Sempre
( ) Quase sempre
( ) Às vezes
( ) Raramente
( ) Jamais
  
      
 AVALIAÇÃO DO RESULTADO:
               
SOME SUA PONTUAÇÃO:

Jamais - equivale 1 ponto
Raramente - equivale  2 pontos
Às vezes - equivale  3 pontos
Quase sempre - equivale  4 pontos
Sempre - equivale  5 pontos
 
COM O RESULTADO DE SUA PONTUAÇÃO TOTAL EM MÃOS, FAÇA SUA AVALIAÇÃO COM BASE NAS DESCRIÇÕES ABAIXO:

41 a 50 pontos = Sua INTELIGÊNCIA EMOCIONAL é bastante alta. Você não deve ter dificuldades para fazer amigos, e nem de relacionar-se com os outros de forma bem harmoniosa e produtiva.
31 a 40 pontos = Sua INTELIGÊNCIA EMOCIONAL é bastante desenvolvida , mas se você aprender a observar atentamente as pessoas poderá desenvolvê-la ainda mais.
21 a 30 pontos = Sua INTELIGÊNCIA EMOCIONAL precisa "deslanchar" . Converse um pouco mais consigo mesmo, ouça o que os outros dizem com sinceridade de você. Treine seus sentimentos de empatia e aprenda a observar com mais respeito os defeitos de outras pessoas.
11 a 29 pontos = Seu grau de empatia e relacionamentos não é bom. Procure ouvir mais e falar menos. Saiba gostar até mesmo de particularidades que outras pessoas apresentam e que você critica.
10 pontos ou menos = Sua INTELIGÊNCIA EMOCIONAL é bastante baixa. Procure compartilhar mais seus sentimentos e idéias Acredite que melhorar seus relacionamentos não é difícil, mas exige trabalho persistente, e muita disponibilidade para o outro. Procure aprender com todas as experiências , mesmo que sejam negativas, evitando repetir situações que promovam frustrações.


OBSERVAÇÃO:
Analise com atenção e veja exatamente quais são os pontos que você pode aprimorar !
Pense de que forma estes aspectos podem estar causando impactos positivos ou negativos no seu desempenho profissional e suas relações com o MUNDO !
(Teste retirado do site: http://www.guiarh.com.br/z84.htm)

 

Leia Mais...

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template