Qualidade e Excelência no Trabalho

Por Auberan Varela

Amados irmãos,
O tema abordado hoje na coluna vida profissional é qualidade e excelência no trabalho. É bem verdade que devemos apresentar um bom trabalho para termos reconhecimento daquilo que fazemos. As empresas buscam pessoas que apresentem resultados de qualidade no desenvolver de suas atividades. Um dos segredos para realizarmos um trabalho de qualidade é ter motivação naquilo que fazemos. Pessoas motivadas tendem a realizar trabalhos de qualidade; pessoas desmotivadas tendem a apresentar baixo rendimento em suas atividades e geralmente realizam um trabalho de baixa qualidade. A falta de motivação gera um trabalho desfocado e de pouca excelência.

Mas o que lhe motiva a trabalhar? Há pessoas que sua motivação está em ser melhor que os outros. Para outros sua motivação está em superar a si mesmo e fazer um trabalho cada vez melhor. Há aqueles que sua motivação está simplesmente em atender seu chefe. Há também aqueles que só sentem-se motivados quando há um curto prazo para terminar o trabalho.

Digo a vocês: de todos estes tipos de motivação o que parece melhor é o segundo tipo citado. Pois aquele que sua motivação está em superar os outros, quando não houver “os outros” sentem-se tão confortáveis que tendem a se acomodar em suas rotinas. Além deste tipo de atitude gerar sentimentos negativos em sua equipe de trabalho. São geralmente pessoas “mal vistas” por seus colegas de trabalho levando os outros a vê-los como uma pessoa de caráter duvidoso. Aqueles que só sentem-se motivamos quando precisam atender as solicitações de seus superiores, quando seus chefes estão ausentes ou adotam uma postura de pouca cobrança, desenvolvem o trabalho de forma desmotivada. Os que só sentem-se motivados quando há um curto prazo para conclusão de suas atividades, são os que mais se prejudicam com tal atitude, pois isso gera um estresse desnecessário e a sensação de que não tem tempo para nada. Aqueles que sua motivação está em superar a si mesmo tendem ser pessoas que sempre estão motivas e desenvolvem, geralmente, um trabalho de excelência. Porém se não houver equilíbrio em suas atitudes este pode ser um caminho perigoso. Pois as pessoas que sua vida resume-se a sempre superar seus próprios limites podem desenvolver sentimentos constante de insatisfação, quando não há novidades em suas rotinas ou quando não conseguem concluir com êxito uma tividade, e geralmente são muito críticas de si mesmo. O bom mesmo é ter equilíbrio, a temperança.

Mas que motivação o cristão deve buscar para ser equilibrado em suas atividades? Leia Colossenses 3.23,24.

23E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, 24Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.”

Nossa motivação maior deve ser agradar a Deus em tudo quanto façamos. Tal motivação deve estar em saber que somos representantes de Cristo aqui na terra. Pois ser cristão é ser imitador de Cristo, é seguir o exemplo de Cristo, é agir conforme agiria Cristo. Este tipo de motivação é semelhante ao daquele que se motiva em atender as solicitações de seu chefe. Pois nós somos servos de nosso Senhor. A diferença é que nosso Deus é onisciente e em todo tempo sonda nossos pensamentos e atitudes. Mas nossa motivação não deve estar simplesmente em saber que somos sondados em todo o tempo. É algo mais além. Nossa motivação deve estar em agradar ao nosso Senhor por amor. Pense nisso!

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template