O que é AVE? Como reconhecer?


Por Mileny Onofre
A paz do Senhor!
Hoje tentaremos esclarecer algumas questões sobre o AVE (Acidente Vascular Encefálico), que antigamente foi denominado de AVC (Acidente Vascular Cerebral), ou popularmente conhecido derrame cerebral. De forma bem objetiva e prática, citaremos alguns sinais que podem servir de alerta para um diagnóstico. Então, fique atento e compartilhe com os amigos e familiares as dicas.

O AVE se caracteriza pelo entupimento ou rompimento de algum vaso sanguíneo, gerando a interrupção da correta irrigação sanguínea do encéfalo, causando um fim da oxigenação e da nutrição na região. Ele pode ser de dois tipos: Isquêmico - quando há a cessação do fluxo sanguíneo em uma região especifica do cérebro. E hemorrágico - quando há a ruptura de algum vaso sanguíneo, levando ao sangramento no cérebro.

Os sintomas apresentados pelo indivíduo estão relacionados ao tipo de AVE. Em geral, os acidentes vasculares se manifestam de forma súbita, apresentando uma evolução rápida que podem resultar em lesões no cérebro.
Os principais sintomas de AVE são:
§   Sensação de fraqueza
§   Distúrbios na fala
§   Distúrbios visuais
§   Dormência nos membros
§   Paralisia
§   Dificuldade para se movimentar
§   Visão turva
§   Tontura
§   Desequilíbrio
§   Incontinência Urinária
Se for identificado esses sintomas (não necessariamente todos), procure um serviço de pronto atendimento urgentemente. Cumpre destacar que você pode ligar para o SAMU (192), mas nem sempre eles conseguem comportar a grande demanda de ocorrências. Assim, FICA A DICA: Quanto mais rápido a pessoa chegar ao pronto atendimento, menores serão as chances de seqüelas.
Quer saber mais sobre o assunto? Segue alguns links:

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template