O Refúgio Secreto

Por Auristela Oliveira

Na dica desta semana apresento a você, leitor do Blog do Dejad, a história emocionante de uma mulher que enfrentou os horrores da perseguição nazista aos judeus, sem perder a fé e a esperança. Esta mulher é Cornelia Johanna Arnolda Ten Boom, mais conhecida como Corrie Ten Boom, foi uma escritora e resistente holandesa que juntamente com sua família ajudou a salvar a vida de muitos judeus e membros da resistência holandesa, durante a ocupação nazista na Holanda, na II Guerra Mundial.

O livro Refúgio Secreto, no original The Hiding Place, é a autobiografia escrita por Ten Boom, em parceria com John e Elizabeth Sherril e publicado em 1971. Posteriormente, o livro foi adaptado para o cinema em um filme com mesmo nome, lançado em 1975. Mas em dezembro de 1967, a autora teve seu nome incluso nos "Justos entre as Nações" pelo Estado de Israel. 

O nome do livro é um alusão em duplo sentido referindo-se, primeiro ao local físico onde a família escondia os judeus, como também à passagem bíblica que declara: "Tu és o meu refúgio (no inglês: My hiding place) e o meu escudo; espero na tua palavra". 

Então, saiba que você vai se emocionara com a vida de Corrie Ten Boom: as lembranças da infância, a vida pacata no interior da Holanda, seu trabalho na relojoaria do pai, suas atividades no movimento de resistência holandesa. Vai viver juntamente com ela o medo de que a qualquer momento a polícia possa descobrir os judeus em sua casa, os horrores dos campos de concentração, a perda de parentes e amigos queridos. Boa leitura e ótimo filme!

O Refúgio Secreto (The Hiding Place) - Corrie ten Boom

Fontes: http://almadeeducador.blogspot.com.br / http://inlivros.net

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template