Examine-se e deixe-se examinar


Por: Flávio Barros
O corpo humano está a todo instante trabalhando para manter o equilíbrio interno, que é chamado de homeostase, um termo criado a partir das palavras gregas home (similar ou igual), e stasis (estático), ou seja, uma igualdade estática ou simplesmente equilíbrio.

Isso está ocorrendo a todo o momento devido as constantes tentativas de quebrar esse equilíbrio. No entanto, muitas dessas tentativas não são intencionais, por exemplo, quando o simples fato de sair de casa em um dia frio obriga seu corpo a tentar ao máximo manter a temperatura interna adequada para seu perfeito funcionamento. Contudo, a manutenção dessa perfeita “máquina” criada por Deus está a cargo de cada um que a possui, ou seja, a própria “máquina”.    

Sinais externos da falta desse equilíbrio são sempre notados rapidamente ou com um pouco de atraso por alguns mais desatentos. Esta é uma forma que o corpo tem de expressar o que já está acontecendo há um determinado tempo no seu interior, sinalizando que tem algo errado e precisa ser reparado.

Os exames médicos regulares, também chamados de exame de rotina, são a melhor forma de fazer esta constante observação de como está o interior da máquina.  Ao se ter em mãos analises bioquímicas de fluidos internos (como sangue) ou excretados (fezes e urina) feitas pelo profissional devidamente treinado e preparado, pode-se comparar com o padrão considerado normal.

A falsa impressão de estar saudável simplesmente pelo fato de não apresentar sintomas mais sérios, faz com que problemas de simples tratamento se tornem doenças graves e até causas de morte. Isso torna os exames médicos de rotina, e não o “achismo”, a melhor forma de observar o que está acontecendo no interior da máquina.

“Examine-se, pois, o homem a si mesmo,” (1Co 11.28)

O apóstolo Paulo, ao fazer essa recomendação, está se referindo a uma atitude que deveria ser tomada na comemoração da morte de Cristo, “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.”

Exames médicos de rotina devem ser realisados constantemente. No entanto, não de forma hipocondríaca, onde sempre se “acha” que está doente; nem porque viu alguém tossindo e tossiu também; ou porque viu na novela (infelizmente alguns que dizem ser cristãos assistem isso) alguém com algum comportamento parecido. Assim como nessas questões relacionadas ao equilíbrio e manutenção do corpo, o autoexame diário usando a Palavra como único padrão de vida cristã bem sucedida, e a constante consulta com o Espírito Santo, que é O Especialista (porque fez o homem) recomendado por Deus através de Paulo, devem ser priorizados e adequadamente realizados. Dessa forma, o fruto de se continuar caminhando de acordo ou não com o que Deus espera, será a vida eterna, com Cristo e os santos no céu, ou na condenação com satanás.

Afirmar “boas condições cristãs” é um ato muito perigoso quando não se usa a Palavra como padrão e sim características adotadas e determinadas pelos homens, que aborrecem a Deus, como sendo fruto de algo bem sucedido.
  
Cuidar do bom funcionamento do corpo vai muito além de ter uma dieta equilibrada e saudável ou praticar atividades físicas regulares. Assim também, frequência nos cultos e círculos de oração e/ou campanhas com temas puramente egoístas e interesseiros, não é sinônimo de uma boa vida espiritual. Essa religiosidade lembra: “Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto.” (Ap 3:1). Não há separação da vida física e espiritual, porque todo ser humano É (do verbo existir) um ser espiritual.

Saber qual o resultado interno dessas ações fará uma enorme diferença na qualidade de vida que se deseja ter enquanto aqui estiver. Logo, fazer exames médicos regulares e o autoexame recomendado por Deus vai além de uma recomendação, mas uma questão de vida e morte, literalmente.
  
Se o achismo continuar a influenciar as atitudes e decisões cristãs, baseado na cultura humana caída e inimiga de Deus, coisas como números, militarismo e aparência que em nada se acham em Deus, doenças simples de serem curadas irão se tornar problemas de saúde extremamente grave, e a principal causa da morte. Lembrando que essa morte não acaba quando o coração para de bombear sangue ou o cérebro findar com suas atividades.

“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” (Ap 20.6)

“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”(Ap 21.8)

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” (Ap 2.11)

Referências
Bíblia Almeida Revista e Corrigida Fiel

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template