Na balança de Deus


Por Flávio Barros
Na primeira carta do apostolo João em seu capitulo dois, ele afirma que as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não são coisas vindas de Deus, mas do mundo e sua cultura superficial, efêmera e altamente destrutiva, as quais tem levado a humanidade por caminho totalmente distantes de Deus, e o porque de falar sobre isso quando se fala de saúde, é apenas uma questão de  ponto de vista, e neste caso, o do Senhor.

Um comportamento comum, nocivo e que demonstra falta de uma cuidadosa leitura das Escrituras, está claramente exposto em uma frase usada por alguns evangélicos para retirar de suas consciências o peso da culpa, e esta é: ”Crente não pode beber (bebida alcoólica), então tem que comer mesmo (seguida de alguns risos embaraçosos)”.  

 Estar acima do peso entre os evangélicos é tão comum quanto as campanhas de oração, que tem o único propósito de atrair pessoas, e que é mantido e sustentado pelos maus hábitos de comer sempre em rodízios onde se paga por uma liberdade em comer, ou de se matar, e nas barracas de lanhes encontradas em todas as esquinas da cidade.

Um nutricionista ao preparar uma dieta, faz um balanceamento perfeito e adequado para cada tipo de pessoa, e isso com o propósito de, através da alimentação, lhe proporcionar uma vida saudável, o que não acontece nessas barraquinhas e rodízios onde o que realmente importa é encher a barriga com alguma coisa saborosamente calórica, e acompanhada da preferida dos olhos, cobiçada seria mais adequada, e inimiga do corpo, coca-cola. Um fato interessante é que em uma recente oficina de preparo de jovens lideres da IEDRN, realizado pelo DEJAD, mesmo a refeição sendo tendo como acompanhamento suco de acerola, alguns irmãos deram preferência e essa bebida, o que demonstra o quanto a influencia do mundo e suas propagandas, tem afetados os que foram chamados para serem inimigos do mundo, pois se antes de comprar soubessem os seus efeitos dentro do organismo, pagariam para não consumir.

Então levando em consideração que a prática de exercícios regulares infelizmente não faz parte do cotidiano da grande maioria dos cristãos, todo o excesso de carboidratos que não são consumidos na forma de glicose, são armazenados na forma de glicogênio, que é usado quando não há glicose disponível, e gordura, que para ser degradada e usada como energia, exige uma prática de exercícios físicos acompanhados de uma dieta que proporcione um consumo adequado de energia, para que as reservas estocadas na forma de gordura sejam utilizadas. 

Pode ser que pareça uma repetição do que já foi abordado em um artigo anterior, mas este se refere exatamente a este assunto que não e tratado com a urgência que deveria nas igrejas, e que tem sido um dos responsáveis por provocar problemas de coração, circulação sanguínea, diabetes, hipertensão arterial, e questões psicológicas devido ao fato de não se encontrar em adequação com o padrão de estética que não somente causa ansiedade induzindo as pessoas a se enquadrar nele, mas também depressão por julgarem-se inadequadas e incapazes de alcançá-lo. O único ponto positivo deste padrão imposto pelo mundo, é que se tenha uma vida saudável, não relacionado à aparência dita “perfeita”, e que ajuda muito no desempenho do ministério ao qual todos foram chamados pelo Senhor a desenvolver.  

Uma dieta equilibrada com as porções e quantidades corretas dos nutrientes necessários para um padrão de vida saudável é mais do que importante para darmos continuidade ao anuncio do evangelho não somente por meio da pregação falada mas também, pelo testemunho de vida, que demonstra muito mais a ação redentora e regeneradora de Deus, que palavras que podem não estar em acordo com o estilo de vida.

A ingestão de lipídios é importante, pois fazem parte da constituição das “paredes” das células, síntese de hormônios, estoque de energia, entre outras funções importantes ao organismo, porém em excesso torna-se um grande problema e em nada ajuda quando um bom condicionamento físico é necessário para realizar alguma obra em favor do evangelho, como o faziam os apóstolos no inicio da igreja e os missionários aqui no estado e os que estão pelo mundo percorrendo enormes distancias para proclamar a salvação em Jesus.

 Ter uma vida equilibrada está intimamente ligada com a presença do Espírito Santo na vida de alguém que se chama cristão, logo, estar acima do peso por questões puramente relacionadas ao estilo de vida desregrado, não condiz com a Sua presença que, “vos ensinará todas as coisas”(Jo 14.26 ). Deve ser levado em consideração pessoas que por diversos problemas hormonais estão com sobrepeso, o que não se constitui uma desculpa para não ir ao medico e buscar um tratamento que possa resolver essa disfunção.


Deus é o maior interessado em que Seus filhos tenham uma vida que esteja de acordo com Seus propósitos e que possam executar os Seus planos e para isso, ter uma vida o  mais próximo possível do recomendado á uma condição saudável, apenas contribui para que esses propósitos e planos divinos aconteçam.

Então se Deus precisa que Seus filhos estejam acima do “peso espiritual”, e a Sua vontade é clara quando diz: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”(1 Jo 2:15-16), então porque você ainda esta acima do “peso carnal”?






Referências:
Bíblia Almeida Corrigida e Fiel
LEHNINGER, Albert L. Princípios de Bioquímica. 2ed. São Paulo: Sarvier, 1995.

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template