LOUVAR OU ADORAR?

por Yuri Soares



Paz do Senhor, crentes!

Antes de mais nada, gostaria de levantar um assunto e definir algumas palavras neste post. Existem termos muito difundidos por quem trabalha diretamente com louvor que parecem simples pelo simples fato de se usar muito, mas que na verdade, pode não ser tão simples assim e causar muita confusão conceitual.

Os termos a serem ¹definidos são:
  • Louvor: Ato de louvar; elogio; glorificação; exaltação; por aquilo que Deus faz (fez) em nossas vidas ou na dos outros. Paulo escreve aos coríntios: "Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (1Co 10:31). Fundamentado nessa passagem, entendo que o louvor deve estar presente na vida em tudo que fizermos. Ele deve ser manifestado no falar, pensar, vestir, trabalhar, estudar, orar e cantar. Porém, nos cultos da igreja atual, a forma mais popular de louvor é por meio dos cânticos. O louvor também é um mandamento quando analisamos o Salmo 150.6, que diz: "Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor".
  • Adoração: Ato de adorar; culto; reverência, veneração; por aquilo que Deus é (santo, justo, amoroso, onipotente...). Em João 4.24, Jesus ensina que "Deus é espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade". Somente uma pessoa salva por Jesus, cheia do Espírito Santo, consegue isso (adorar verdadeiramente).  Está registrado em João 1.12: "Mas a todos  os que o receberam, àqueles que creem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus". Aqueles que creem não apenas louvam, eles adoram, porque são filhos. Deixaram de ser simplesmente criaturas que apenas louvam, para serem filhos que louvam e adoram.
Para muitos, esses conceitos acima definidos, eram tão somente sinônimos e referiam-se a uma mesma atitude. Mas não o são.

O louvor é para atrair a presença de Deus. A adoração é o que fazemos em resposta a essa presença.

Isso nos mostra que nós, líderes de louvores, regentes e maestros, devemos ter um cuidado todo especial no que estamos passando para a igreja. Que devemos conhecer de maneira satisfatória sobre tudo que nós estamos cantando para não sermos pegos despreparados, ou, como diz o outro: "com as calças nas mãos".

Se nós mesmos não soubermos o que estamos cantando e ministrando, como transmitiremos a mensagem de forma correta para as pessoas que nos ouvem? Tenhamos o cuidado de analisarmos tudo que falamos.

Espero que essa pequena postagem tenha atendido e ajudado a muitos, pois nosso propósito é um só, que é glorificar e adorar ao nosso Deus e Pai.

Que a graça de Deus seja com todos vocês, galera abençoada!


¹ Definições retirada do livro "Decolando nas Asas do Louvor": Atilano Muradas; Ed. Vida, 2003.


0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template