É hora de descer do salto!


Por Mileny Onofre
A paz do Senhor!
Hoje o “De Bem com a Vida” veio trazer dicas para aquelas que gostam e exageram no salto. Esse artigo que é considerado por grande parte das mulheres um item essencial no guarda-roupa e aliado da elegância, o salto alto pode trazer prejuízos à postura, quando usado com frequência. Porém, não é preciso abandoná-lo de vez! Basta seguir alguns cuidados para continuar charmosa, sem causar danos à saúde.

Vamos entender melhor o que acontece ao se usar um salto alto? Com o salto alto a pressão de sustentação do corpo fica concentrada no dedão e no dedo vizinho, e por causa dessa sobrecarga pode-se causar calos e bolhas na sola, dor e até lesões. E como o salto alto altera a forma de pisar, a longo prazo pode ocorrer mudanças na conformação dos pés. Além disso, há a dificuldade na flexão da planta do pé, o que prejudica a circulação e potencializa a tendência a varizes. E com o calcanhar lá em cima, é comum ocorrer lordoses e alteração da musculatura da perna, tornando os músculos mais curtos na parte posterior (atrás) e mais longos na anterior (frente).

 Dicas para você continuar elegante e não prejudicar sua saúde:
- No dia a dia, opte por saltos de até 3 centímetros;
- Em casa, use sapatos baixos, largos e confortáveis.
- Alterne o modelo: se um dia usou salto muito alto, no outro, prefira o mais baixo;
- Dê preferência a calçados com bico e salto quadrados, que oferecem estabilidade e conforto;
- Se for andar muito a pé, use tênis ou sapato sem salto.
- Ao final do dia, alongue a panturrilha (apóie metade do pé sobre um degrau e force o calcanhar para baixo. Repita o exercício com o outro pé. Depois, gire os tornozelos para o lado esquerdo e direito durante 5 minutos.
- Faça uma massagem nos pés, para recuperar a circulação e prevenir cãibras e dores musculares, e coloque as pernas para cima por alguns minutos.
- Sempre que sentir dor procure um ortopedista para orientá-la quanto a Fisioterapia ou outro tratamento que possa ajudá-la.

E para a sua meditação:
E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. Atos 3:7
 
Obs: Leia o capítulo 3 de Atos completo!

1 comentários:

Anônimo disse...

Excelente artigo! Parabéns.

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template