CARREIRA DE SUCESSO

 
Por Auberan Varela

No site da revista VocêS/A encontrei um artigo muito interessantes sobre carreira profissional.
O títlulo é: "O que é uma carreira de sucesso?"
Este artigo traz uma visão muito interessante de que você é o responsável pelo sucesso de sua carreira. E na verdade somos! Outro ponto importante, que este post nos leva refletir, é que ter uma carreira de sucesso não é necessariarmente ganhar mais dinheiro. De fato há muitas coisas envolvidas nisso, como por exemplo a nossa qualidade de vida. Neste artigo há uma dica que lhe ajudará a elaborar um conceito do que é para você ter uma carreira de sucesso. Faça este exercício e veja o resultado!

Confiram!!!




O que é uma carreira de sucesso?

 

Escrito por: Marcelo Cuellar (com pequenas adaptações!)
Disponível no site da revista vocês/a no blog "Na mira do headhunter"
Link direto: http://vocesa.abril.com.br/blog/marcelo-cuellar/?p=634


 

A Wikipedia diz que carreira é um “caminho estreito” ou “um espaço percorrido com velocidade”.

Parece-me que a definição está muito próxima do que todos nós escutamos constantemente: para ter sucesso tem que trabalhar muito, nos mantermos sempre atualizados, e se não fizermos isto em alta velocidade tendemos a fracassar porque o caminho do sucesso é estreito. Certo?

Certo. Mas há uma interpretação que gosto de fazer deste entendimento de alta velocidade e alta competitividade: o seu maior “concorrente” pelo lugar mais alto no pódio do sucesso é você mesmo.

Isto porque sucesso na carreira é algo relativo e quem tem que construir este conceito é você mesmo.

Ser presidente da empresa, por exemplo, pode ser um exemplo de sucesso. Mas você tem certeza de que quer ser o presidente da sua empresa? Ou você só quer a parte “boa” de ser o presidente (remuneração agressiva, exposição, poder hierárquico, etc…)?

Ter sucesso na carreira dá trabalho, porque sempre é preciso abrir mão de algumas coisas em prol de outraz. Mas se é isso mesmo o que você quer, aí vai uma dica.

Antes de mais nada, elabore o seu conceito de carreira de sucesso . Uma idéia é fazer uma planilha com todos os elementos da sua carreira de sucesso: remuneração, poder de decisão, horas trabalhadas, pressão no trabalho, tempo para família, tempo para cuidar da saúde (lembre-se, temos uma só),  o quanto você gosta do que faz,  o quanto você gosta do segmento no qual atua, o quanto gosta da cultura da empresa na qual você trabalha, as possibilidade de crescer na empresa, etc…

Para cada elemento você pode atribuir um peso em uma somatória total de 100. Depois disto, você pode dar notas para cada item pensando em seu atual emprego ou atividade profissional. Multiplique as notas pelos pesos atribuídos e compare as notas obtidas.

Isto pode ajudá-lo a pensar se você realmente quer mudar de emprego ou mudar de área de atuação.

Você poderá e perguntar: “Esta planilha é a solução dos meus problemas?” É lógico que não. Pensar na carreira baseando-se unicamente em uma planilha é simplificar demais uma parte muito importante da sua vida.

Mas o exercício de pensar nos pesos que você vai atribuir a cada uma das coisas que têm impacto na sua carreira, pode ser uma ótima oportunidade para descobrir o que é ter uma carreira de sucesso na sua concepção.

Se você está longe de seu objetivo, agora já pode começar a trilhar seu caminho para o sucesso, que não necessariamente é trabalhar mais e ganhar mais dinheiro (mas também pode ser!!).

Você ainda pode ter uma surpresa e descobrir na verdade que tem uma carreira de muito mais sucesso do que muitos outros profissionais que você tinha como referência!

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template