Conhecendo as Profissões da Música

Por Eliasibe de Jesus

Olá pessoal! A Paz do Senhor!

A partir desta semana passaremos a lhes apresentar algumas curiosidades acerca do universo da música.

Iniciaremos trazendo algo acerca dos profissionais que atuam no ramo musical, promovendo, executando, produzindo etc.

Produtor Musical

Na indústria musical, um produtor musical é o profissional responsável por pensar, produzir, dirigir e completar uma gravação para que esteja pronta para ser lançada. Eles controlam as sessões de gravação, treinam e guiam os músicos e cantores e fazem a supervisão de todo o processo até a mixagem.



Na primeira metade do século XX, o papel do produtor musical lembrava aquele do produtor cinematográfico, em que o produtor musical supervisionava as sessões de gravação, pagava os técnicos, músicos e os responsáveis pelo arranjo das músicas, e algumas vezes até escolhia material para os artistas.

Pela década de 1960, os produtores musicais pegaram um papel mais direto no processo musical, incluindo criar arranjos, cuidar da engenharia da gravação e até mesmo escrever o material. Através de tudo isso, os produtores têm tido uma forte influência, não apenas em carreiras individuais, mas no curso da música popular.

Ao se contratar um Produtor Musical profissional o cliente tem economia de tempo e energia e aumenta por demais as chances de ter um produto final com qualidade muito satisfatória. O ato de "contratar" transfere seriedade para o projeto, incluindo metas e prazos. No mínimo, serão duas pessoas e dois pontos de vista, que enriquecem qualquer trabalho onde decisões são tomadas a todo instante.

Há pessoas que resolvem gravar um CD ou DVD às próprias custas e o resultado muitas vezes sai muito, muito a desejar, exatamente por haver "dispensado" o auxílio de um Produtor Musical.

Com um pouco de experiência adquirida ao longo da vida como músico, tenho visto que as pessoas que resolvem compartilhar seus sonhos musicais com um produtor musical sempre têm grande êxito no resultado final dos trabalhos fonográficos. O contrário também é bem verdade.

E, cá entre nós, não há nada pior que ouvir um CD ou assistir a um DVD com baixa qualidade na produção, quando os arranjos são feitos de qualquer jeito, os músicos são ruins...enfim! é um sofrimento.

A seguir, um resumo dos passos do trabalho executado por um produtor musical:

Pré-Produção (conduzir tudo que está relacionado ao trabalho de produção musical)

- Contratação dos músicos e arranjadores (caso o próprio produtor não seja o arranjador)
- Como serão as linhas melódicas das músicas
- Analisar a coerência das letras e estrutura das canções
- Definição de tons e ritmos
- Definir harmonia
- Cuidar de cada detalhe dos arranjos

Gravação (une a produção musical com a produção técnica)
- Execução dos arranjos (instrumentos)
- Captação e Performance

Produção Técnica
- Edição
- Mixagem

Finalização (pós-produção)
- Masterização

Até breve.

Fontes de consulta:

Sites acessados em 23/09/2011 às 21:07h (com pequenas adaptações)

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template