Músicos x Humildade - Parte 1

Por Eliasibe de Jesus
“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.” 2 Coríntios 4.7
O ministério de música é sem dúvida imprescindível nas liturgias dos nossos cultos, afinal a música é uma ferramenta de entrega, de gratidão, de devoção, de louvor e de adoração ao nosso Deus. Os músicos (incluam-se nesta definição os instrumentistas e cantores) compõem este importantíssimo serviço da Casa do Senhor Deus. É importantíssimo que haja submissão, servidão, devoção, zelo, dedicação e vocação por parte dos que o integram.

Obviamente, devemos exercer todas as atividades de nossas vidas com esmero e com precisão, incluindo-se o trabalho como músico na Casa do Senhor. Façamos sempre o melhor que pudermos.

Se lembrarmos sobre o que a Bíblia narra em 1 Crônicas 6.31-48, Davi nomeou e constituiu pessoas, chamadas de levitas para a execução do serviço do canto da Casa do Senhor. O texto também informa que esse foi o dia em que pela primeira vez, Davi definiu que os louvores fossem dados através do ministério dos levitas escolhidos (1 Crônicas 16.7), sendo a tarefa desses levitas unicamente ministrar continuamente perante a Arca da Aliança (1 Crônicas 16.37) e foram dispensados de executarem outros serviços (1 Crônicas 9.33).

O Rei Davi com certeza não designou os levitas para o serviço do canto porque eram seus amigos de infância, da sua “turma” ou eram seus “chegados”. Foram escolhidos porque conheciam o ofício da música, eram habilidosos e entendidos (1 Crônicas 16.22), "instruídos em cantar ao Senhor, todos eles mestres" (1 Crônicas 25.7).

No entanto, muitas vezes podemos cair na tentação de achar que por sermos músicos (de novo: instrumentistas e cantores) somos pessoas diferenciadas, iluminadas, especiais em relação às demais pelo fato de que TALVEZ possuamos algum talento ou aptidão natural. Alguns até se acham “o buraco do meio do biscoito cream-cracker”, se acham melhores que toda e qualquer criatura musicalizada num raio de 1000 quilômetros.

O que quero trazer neste instante é que antes de tudo, de sermos músicos, somos crentes em Jesus e, nesta condição estamos à disposição d’Ele para o Seu serviço. Somos servos. Jamais devemos esquecer disso. O que é realmente importante e o que agrada de verdade ao Senhor é a nossa disposição em servi-Lo, é o nosso coração quebrantado diante d'Ele(Salmos 34.18).

Nós, músicos da Casa do Senhor, nunca devemos esquecer que:

- Fomos escolhidos para louvá-Lo, para servi-Lo através da música. Que privilégio!

- O Senhor Deus, Criador de tudo o que conhecemos, jamais vai se impressionar se tocamos ou cantamos de forma virtuosa. Ei! Ele é o Criador (Naum 1.3-7);

- Devemos reconhecer Cristo como a única Estrela (Mateus 2.2);

- Devemos ter sempre em mente que somos barro nas mãos do Oleiro e Ele nos molda à maneira d’Ele (Jeremias 18.6);

- Sem Ele nós não somos absolutamente nada. Sem Ele nada podemos fazer ou realizar. Ele é a Videira Verdadeira. Somente enxertados n’Ele daremos fruto (João 15.4-5).

Continua na próxima semana...

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template