Desenvolvimento Pessoal: Integridade

Por Auberan Varela



Após entrevistar milhares de pessoas em todo o mundo e fazer mais de quatrocentos estudos de caso, James Kouzes e Barry Posner identificaram as características mais desejadas em um líder. Em praticamente todas as entrevistas, honestidade e integridade foram mencionadas mais fquequentemente que qualquer outra característica.

Isso faz sentido, não é? Se um grupo se propõe seguir alguém – na guerra, nos negócios ou no ministério –, há de querer garantia de que seu escolhido seja de confiança, que cumprirá as promessas e que irá até o fim com os compromissos assumidos.

(texto retirado da bíblia do executivo – com adaptações)

Na bíblia podemos tomar exemplo de integridade a qual devemos imitar.

Em 1Samuel 12.1-4 vemos o exemplo de um homem integro e honesto:

1 Então disse Samuel a todo o Israel: Eis que ouvi a vossa voz em tudo quanto me dissestes, e constituí sobre vós um rei.
2 Agora, pois, eis que o rei vai adiante de vós. Eu já envelheci e encaneci, e eis que meus filhos estão convosco, e tenho andado diante de vós desde a minha mocidade até ao dia de hoje.
3 Eis-me aqui; testificai contra mim perante o SENHOR, e perante o seu ungido, a quem o boi tomei, a quem o jumento tomei, e a quem defraudei, a quem tenho oprimido, e de cuja mão tenho recebido suborno e com ele encobri os meus olhos, e vo-lo restituirei.
4 Então disseram: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem recebeste coisa alguma da mão de ninguém.
 
Nesta passagem podemos ver a integridade de um homem que em tudo foi fiel, e não houve quem o acusasse, pois a honestidade e a integridade permeavam todas as áreas da sua vida.

O exemplo de Samuel nos desafia a seguir o mesmo padrão de integridade. Em nossa vida cristã é necessário seguir este exemplo, isso deve fazer parte do nosso caráter cristão. Se a integridade e a honestidade fizerem parte do Seu caráter certamente o mercado de  trabalho lhe valorizará como profissional.

Deixe que seu compromisso pessoal com a integridade apareça em tudo que você fizer durante o dia, todos os dias. Agindo dessa maneira, você se tornará um profissional que o mercado de trabalho almejará e seus líderes o tratarão zelosamente.

 

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template