MÚSICA ROMÂNTICA GOSPEL: PODE?




Por Eliasibe de Jesus

Mais um dia 12 de junho chegando, mais um Dia dos Namorados e é mais uma oportunidade de homenagear o amor da sua vida, se é que já teve a graça de achá-lo.

Como em todas as datas comemorativas do ano, o dia dos namorados é especial. É um dia diferente. É neste dia que as emoções estão à flor da pele e nos empenhamos de forma mais ardorosa para homenagear a quem amamos (ou quem você admira, se ainda é solteiro) seja com flores, com presentes, com poesias, com um simples telefonema para quem está longe, enfim! Há muitas maneiras de expressarmos os nossos sentimentos em relação à pessoa amada.

Entre as várias formas de homenagens está a música.

Todos nós sabemos (ou pelo menos sentimos) o efeito da música sobre o nosso corpo e sobre a nossa mente. Através do efeito causado pelos sons de ressonância (quando as massas sonoras agitam as moléculas do ar), a música afeta diretamente os nossos órgãos, e indiretamente as nossas emoções, influenciando diversos processos corporais.

A depender do tipo de melodia (alegre, triste, rápida, lenta) e a mensagem implícita nas palavras, certamente há um desencadeamento de sensações causadas pelas atividades cerebrais. Diversos estudos atestam que entre outras coisas, a música tem o “poder” de mudar o humor das pessoas devido à produção de alguns tipos de hormônios.

As chamadas músicas românticas, que normalmente são lentas, tranquilas e com letras que trazem sempre uma mensagem carregada de emoção, são as campeãs em causar sensações de bem estar em quem as ouve, causando uma verdadeira “confusão cerebral” e nos fazem sentir emoções tão fortes até ao ponto de ao ouvirmos a determinada música chorarmos de alegria e emoção, lembrando instantaneamente de uma situação, um lugar ou de quem amamos.

E é possível utilizar a música evangélica para homenagear a pessoa amada?

Claro que sim!

Biblicamente, não há nenhum problema em oferecer às pessoas amadas músicas compostas com a finalidade de expressar amor, carinho, admiração, respeito, que apresentem palavras de bênçãos, mesmo sendo aquelas músicas rotuladas de românticas gospel.

Os cônjuges podem perfeitamente oferecer uma música romântica ao companheiro que fale do seu amor, da sua admiração, da cumplicidade, da bênção que foi ter casado com ela (e), do presente que o Senhor lhes deu.

Os casais de noivos e namorados podem oferecer músicas românticas aos seus respectivos que falem do privilégio de tê-lo conhecido, de como o admira, de quanto deseja casar com ela (e), etc.

E quanto aos solteiros, aqueles que ainda buscam o seu “porto seguro”...bem! A música romântica pode ser oferecida naqueles momentos de “troca de figurinhas”, momentos esses em que se sentem os famosos calafrios, em que as mãos suam demasiadamente, o coração descompassa e sai do ritmo, as pernas ficam meio bambas, dá uma gagueira na hora de falar, as palavras se colorem de “branco” na mente, não sabem o que dizer...às vezes, nem precisa falar nada! Oferecer a música romântica por si só já substitui todo o discurso!

O que não pode é oferecer, compor ou ouvir músicas que apresentam mensagens idólatras (“sem você eu não sou nada”, “você é tudo pra mim”, “sem você eu morro”, afinal, Deus é o nosso Centro. Ele, e somente Ele, é Tudo pra nós!), composições que insinuem a promiscuidade, a prostituição, a fornicação, a sensualidade, traição, o engano, a mentira, mesmo que de forma poética, sutil ou romântica. É o “velho problema” da fonte. Quem compôs? Para quem compôs? Como compôs? Os princípios bíblicos para o cristão evangélico são válidos em todas as situações da vida, incluindo a escolha da trilha sonora para o Dia dos Namorados.

Como cristão evangélico, penso que a preocupação ao se oferecer, ouvir ou compor uma música dita romântica gospel, deve ser sempre a mesma: que as músicas, mesmo destinadas a um fim específico como o Dia dos Namorados sejam biblicamente embasadas, apresentem o Senhor Deus como Centro de Tudo, Criador de todas as coisas e que o Nome do Senhor seja engrandecido em todas as situações.

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” I Co 10.31

Que neste Dia dos Namorados o Senhor Deus te abençoe ricamente.

Aos casados, que o Senhor fortaleça ainda mais o casamento e que sua família seja mais e mais abençoada.

Aos solteiros, submetam a sua vontade à Vontade do Senhor. Ele JAMAIS vai lhe decepcionar. Você JAMAIS vai se arrepender se as suas decisões forem baseadas na Vontade Perfeita do Nosso Deus.

Feliz Dia dos Namorados!

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template