Pense nisso!

Por Anderson Penha

A humildade significa “capacidade de reconhecer os próprios erros, defeitos ou limitações.Significa ser humilde, em contraste com ser arrogante. Inclui idéias como gentileza e submissão; uma atitude de modesta auto-estima.

A Bíblia diz que “Ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe.” (Sl. 138:6) Ainda nos coloca que diante da honra vai a humildade, quando afirma que “O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.” (Pr. 15:33).

Irmãos, refletindo sobre o que poderia falar para vocês na coluna “dica da semana” desta semana, fui orar ao Senhor e Ele não me mostrou um filme, um livro, uma charge, um artigo, nem um vídeo. Ele quis que eu tocasse num ponto importante que devemos ter para possuirmos uma maior comunhão com Ele. Às vezes achamos que pelos nossos atos estamos num grau de intimidade com Deus, que supera o que esperávamos. Porém tem certas coisas que nos impedem de aproximarmos mais de Deus, como o orgulho por exemplo. De que forma? Cobrar ou desejar ardentemente receber elogios ou reconhecimento dos homens. Reclamar seus “direitos autorais”, ser o “pai” de alguma idéia ou programa; comparar-se com os outros, colocando-se em posição superior; alegrar-se com o erro alheio ou ficar triste com o sucesso alheio (Fp 2.3, Rm 12.15); não saber lidar com críticas.

Isso corrói o nosso coração, mesmo que em atos involuntários ou de forma inconsciente.

Devemos nos precaver dessas atitudes e seguir o exemplo de Jesus, o qual é o maior exemplo de humildade. Para isso devemos procurar o melhor nos outros e servir aos outros como Jesus fez (Rm 12.10; Ef 4.2-3; Fp 2.3-4); não devemos pensar que somos importantes (Lc 17.10); cada um deve usar sua capacidade, porém não devemos pensar que somos melhores do que outros (Rm 12.3-8); não devemos esperar que outros nos humilhem;  a chave da obediência é nossa humildade voluntária (Tg 4.10), não a humilhação forçada; sempre que estivermos tentados a pensar que somos grandes e importantes, devemos parar para contemplar a grandeza e a majestade de Deus; comparados com o Criador e Sustentador do Universo, somos débeis e insignificantes. (Sl 8).

Referencias: Dicionário Priberam e doutrinas.blogspot.com

Pense e reflita sobre isso! Deus quer falar com você!

Escute esse hino e faça essa oração!


0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template