O SECOPE NÃO ACABOU!!!

Por Auberan Varela

A noite desta terça-feira, 21.02.2012, foi marcada pela presença do Espírito Santo. Na última noite do evento, o Pastor Klauber Maia, inspirado por Deus, trouxe aos presentes uma palavra que nos fez refletir sobre a finalidade da nossa existência.

A finalidade de nós existirmos é para ser adorador. Adoração não é necessariamente o ato de Louvar, e sim de entregar-se ao Senhor, fazer sua vontade. Adorar é obedecer.

O que faz um verdadeiro adorador é um coração quebrantado. É necessário consagração, buscar crescer na oração e no conhecimento da palavra.

O SECOPE indiscutivelmente é um evento que nos leva a presença do Senhor, enche-nos com poder e unção de Deus, nos dá forças para enfrentar um mundo que anda contra Deus.

Mas o que faz o SECOPE ser como é, além da indiscutível presença e agir do Espírito Santo de Deus, é o desejo que há no coração daqueles que buscam e querem algo novo de Deus . São pessoas que vão com corações quebrantados e dispostos a receber o que o Espírito de Deus tem para cada um. Muitos fazem jejuns, campanhas de oração para chegar no evento e serem cheios do Santo Espírito. Porém o “SECOPE” pode acontecer em sua casa, no seu quarto, a caminho do trabalho, em sua congregação, no culto de domingo, na escola bíblica dominical, dentre outros. Para isso basta que haja o mesmo espírito de adoração, haja a busca, quebrantamento, esvaziamento de si mesmo para ser cheio de do Espírito Santo.

Os nossos cultos podem ser como um SECOPE, para isso acontecer é apenas necessários que o cada um preste o seu culto a Deus com coração quebrantado e desejoso de receber mais de Deus, pois o Espírito Santo está a todo tempo querendo nos levar a presença de Deus, mas para isso precisamos estar dispostos e buscarmos.

Os olhos de Deus procuram pelos verdadeiros adoradores, e o que faz um verdadeiro adorador é um coração quebrantado. Um coração que atrai a presença de Deus tendo com decorrência disso a manifestação de Sua presença.

Deus está desejoso de corações quebrantados. Portanto, irmãos, o SECOPE não acaba nesta quarta-feira. Ele pode ser todos os dias de sua vida. Para isso não deixem a chama se apagar. Busque, consagre-se, quebrante-se e estenda o SECOPE para todos os dias de sua vida!!!!

Leia Mais...

Preciso do Senhor na minha vida

Por Auristela Oliveira

O último dia do Seminário como no pentecostes (Secope), começou com louvor e busca pela presença do pai nos alojamentos femininos e masculinos, e o Espírito Santo falou grandemente aos corações presentes em cada local, isso através de hinos, testemunhos e palavras de animo e motivação.

No plenário, iniciou-se mais um ciclo de estudos. A comissão de louvor cantou hinos de adoração a Deus, mas também cantou músicas que empolgaram os seminaristas que não se contiveram e pularam na presença do pai celestial.

Em seguida, o pastor Klauber Maia assumiu a direção da reunião, e perguntou quantos seminaristas estava vindo pela primeira vez ao evento, e para glória de Deus, um bom número de pessoas ficaram em pé, dentre esses havia muitos adolescentes, crianças e jovens. Uma Oração foi realizada pela família Luna que na madrugada perdera seu ente querido, o irmão Roldão que Deus recolheu para si. A neta Camila (integrante da comissão de louvor) fez uma linda homenagem ao avô.

Na prelação da palavra o irmão Josenildo Xavier, trouxe uma reflexão sobre “Como ter uma vida consagrada a Deus independente da situação”. A reflexão mostrou que Daniel mesmo habitando no meio de um povo impuro, pois fora levado junto com mais três amigos (Misael, Ananias, Azarias) ainda adolescentes para aprenderem no palácio do rei os costumes do povo babilônico. Porém, o jovem Daniel não abriu mão de manter a sua comunhão com o Deus Todo Poderoso, não quis se contaminar com a comida do rei e orava três vezes ao dia.

Enfim, o tema da preleção da tarde foi “Você e Deus”, com isso devemos procurar fazer como o jovem Daniel que buscou a face do pai de forma voluntária. Infelizmente, o que se percebe é que o ser humano só procura Deus em momentos de necessidade. Mas o certo é buscarmos ao Senhor Jesus em todos os momentos quer seja alegres quer seja tristes, pois todos os dias as misericórdias do Senhor se renovam sob as nossas vidas, e nós precisamos renovar a nossa aliança com o pai, precisamos Dele e não Ele que precisa de nós.  

Salmo 42 verso 1 fala:” (...) a minha alma suspira por ti, ó Deus!”, isso acontece devido a fome e sede que o homem senti pela presença do Deus vivo. E quando o homem se encontra fraco espiritualmente, o inimigo de nossas almas lança setas de maus pensamentos, nesse momento deixamos de buscar a face de Deus, e as reservas de oração começam a se esvaziarem.

Mas Deus na sua infinita misericórdia nos dá oportunidades para a mudança de vida. O irmão Josenildo frisou que se pela madrugada um mosquito lhe incomodar, isso é Deus desejando que o busque. Deus usa quem quer e na hora que deseja. 

Para concluir a reunião da tarde, foi realizada uma oração voltada para aqueles que ansiavam por mais da presença de Deus em suas vidas. E muitos jovens ajoelharam-se frente ao palco principal e oraram, cantaram oferecendo a Deus o perfeito louvor. O Espirito Santo agiu e muitos foram inundados pelo rio do Senhor que jorrou no lugar.

Continuem sendo abençoados!

Leia Mais...

Relacionamento no Lugar Santo

Por Auristela Oliveira

Na segunda-feira a tarde aconteceu mais uma reunião de estudo, busca e adoração a Deus no plenário do CAIC, de lagoa nova. Os seminaristas tomaram seus lugares e a comissão de louvor, pela graça de Deus, cantou hinos que alegraram o corpo, mas também o espírito e todos começaram a ser cheios pelo Espírito Santo.

Logo em seguida, o pastor Josenildo Xavier iniciou a preleção da palavra a qual foi um breve estudo sobre “conhecendo o tabernáculo”. 

Aprendemos que os utensílios do tabernáculo só podiam ser manuseados por pessoas santificadas a Deus (sacerdotes), pois o poder que havia naquele lugar era tão grande que quem não estivesse preparado, morria. Mas trazendo para os dias atuais, o candelabro que se encontrava no lado esquerdo de quem adentrava o tabernáculo, representa o Testemunho, a mesa do incenso/sacrifício que ficava em frente significa unidade (união) e a mesa dos pães da proposição/presença do lado direito significa que devemos nos manter em oração em todos os momentos.

O irmão Guilherme foi convidado a orar para que Deus tire o orgulho, pois esse sentimento atrapalha a comunhão com o pai e com os semelhantes. Em seguida, foi realizada uma oração pelos adolescentes, pois Deus quer usar pessoas de todas as idades, com isso um “batalhão” de adolescentes puseram se em frente ao palco, e Deus batizou muitos deles. Como está escrito no livro de Daniel 1 - 8, o jovem Daniel não quis se contaminar com os manjares do rei, pois ele sabia que eram consagrados aos deuses pagãos da Babilônia. Além disso, o jovem e seus amigos não queriam perder a comunhão que tinham com Deus, e dessa forma Deus quer usar a todos que se chegam a Ele.

Além das orações pedindo a libertação do orgulho, também oraram pelo batismo com espírito santo. Muitos que foram até a frente Deus os presenteou como revestimento de poder, dons e libertação. Mas outros seminaristas que buscavam pelo renovo foram cheios do poder do alto, tanto que precisaram ser transportados pelos (as) companheiros (as) de alojamento. O poder fora tão grande que muitos pularam, marcharam e jogaram-se ao chão como sinal de humilhação. 

Deus está à procura de verdadeiros adoradores! E Ele usa quem quer e no momento que quer. Então, a nossa relação com Deus precisa ser sincera, pois a nossa vida precisa refletir a luz de Deus que há em nós. A fonte de toda luz é o Senhor, quando estamos em comunhão refletimos a luz que há em nós. Porém, para continuarmos refletindo a luz de Deus, precisamos nos reabastecer dia a pós dia – Busque a Deus!




Leia Mais...

A presença de Deus é o melhor refúgio


Por Elda Gomes
Fotos: Anne Tatiane

Na noite do segundo dia os seminaristas chegaram mais cedo ao plenário no intuito de não perder nenhum detalhe do mover do Espírito Santo. A partir das 19h30m a comissão de louvor iniciou o trabalho com a música “Deus da minha vida”, e cerca de seiscentas pessoas adoraram e pularam na presença do rei Jesus. 

E não houve como negar, a manifestação do Senhor no plenário foi sentida de uma maneira muito forte, pois o ambiente exalava uma alegria inexplicável e até uma nevoa cobriu o local. Em seguida o presbítero Guilherme Henrique falou sobre não perder o alvo: Jesus.

A peça que fora encenada teve como tema “restauração”, na qual o Senhor falou para todos nós que  Ele transforma, liberta e cura as feridas da alma e do corpo.

O preletor da noite foi o pastor Josenildo Xavier que trouxe uma palavra sobre “Quando os altares estão quebrados”. O texto base encontra-se no livro de Romanos 12:1 e na Primeira carta de Pedro 2 e verso 5. 
A noite terminou com orações específicas com o intuito de restaurar os altares que estavam quebrados, tais como: pessoas que se encontravam dentro das igrejas, mas que de fato estavam afastadas de Deus por inúmeras razões.

Em resumo, os altares que outrora estavam quebrados foram consertados através do toque do Espírito Santo.

Leia Mais...

Reformador de corações

Por Auristela Oliveira
Fotos: Anderson Penha

A tarde do domingo não foi diferente da manhã. O Espírito Santo continuou a derramar de sua graça e misericórdia sobre os presentes no plenário e vidas foram tocadas de uma maneira especial. Louvores e adoração a Deus aqueceram o clima no ambiente.

A preleção da palavra ficou a cargo do evangelista Klauber Maia que trouxe uma reflexão sobre a necessidade de cuidarmos dos nossos relacionamentos, tanto familiares como amorosos, pois relacionamentos desfeitos de forma brusca e turbulenta deixam feridas de difícil cicatrização.

O pastor Klauber comentou sobre o relacionamento entre os filhos de Davi, Tamar e Amnom. Essa história encontra-se no livro de I Samuel 13. Porém o sentimento que Amnom nutriu por sua meia irmã Tamar, feria os preceitos bíblicos, pois eles eram filhos do mesmo pai. Quando Amnom conseguiu o que desejava sentiu repulsa por Tamar e ficou envergonhado por seu ato. Tamar que era respeitada na sociedade, foi obrigada a rasgar a túnica colorida que usava como sinal de sua pureza, e lançando cinzas sobre sua cabeça, em sinal de humilhação, a amargura tomou conta de seu coração.

Com base nessa história percebemos que em certas ocasiões agimos sem pesar as consequências de nossas atitudes, e o resultado da imprudência é a amargura e a decepção, e essas são barreiras que impedem a atuação do Espírito Santo. Por isso, Deus reuniu pessoas com diferentes problemas na esfera sentimental e familiar, com o propósito de restaurar vidas e dar relacionamentos saudáveis. Pois corações feridos por pessoas afetam o relacionamento com o Pai celestial.

Direcionado pelo Espírito Santo o irmão Klauber realizou orações específicas. Primeiro por aquelas pessoas que não conseguem se relacionar bem com seus pais; segundo, por aqueles que saíram de um namoro de forma brusca e não conseguem liberar perdão; as outras orações foram voltadas para os demais problemas sentimentais que estão atrapalhando a relação com o Senhor. O plenário foi cheio do poder de Deus e a comissão de louvor não cessou de oferecer louvores ao Altíssimo.

Deus é o único que pode restaurar, ou seja, é o único que pode sarar as feridas do coração. E Ele é o maior interessado que experimentemos uma mudança de vida. O Senhor está disposto a nos ajudar nessa árdua tarefa que é liberar perdão ao nosso ofensor. É importante lembrar que para que Deus aja é preciso entregar-nos a Ele que não julga, como os homens, todas as dores e sofrimentos que estão guardados no coração. Façamos como Davi que pediu um coração puro a Deus:“Cria em mim,ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto”(Salmos 51-10).

À noite o Senhor continuou a derramar de sua graça e poder, veja na próxima publicação o que aconteceu.

Leia Mais...

Um homem segundo o coração de Deus

Por Auberan Varela
Fotos: Anne Tatiane e Wesley Morais

A manhã deste Domingo foi marcada pela presença do Espírito Santo.  Em meio aos louvores os presentes puderam se derramar na presença do nosso Senhor Jesus! Os seminaristas louvaram ao Senhor juntamente com a comissão de louvor. No repertório, as músicas: Arde outra vez, Primeira essência, Pra Tua glória, Anseio por mais de Ti e Quero Te amar. O Espírito Santo conduziu aqueles de coração quebrantado à presença do todo poderoso Deus.

A pregação logo em seguida, realizada pelo Presbítero Guilherme Henrique, provocou a reflexão de qual o nosso foco neste evento: Jesus. É mais do que um momento de alegrar-se, é o despojamento total de cada um e busca pelo Espírito Santo.

Guilherme refletiu sobre a vida do rei Davi através da Palavra de Deus revelada em 1 Samuel 16.7 e 12 e 2 Samuel 11. Através de um breve estudo da trajetória de Davi podemos ver que ele foi um homem escolhido por Deus. Desde jovem tinha um comportamento diferente dos seus irmãos. Ele cresceu adorando ao Senhor, tinha Deus como seu bem mais precioso. Porém Davi num dado momento de sua vida deixou os desejos da carne influenciarem suas ações e pecou contra Deus cometendo adultério e homicídio. Porém, reconheceu seu pecado e pediu de todo coração perdão ao Senhor, e obteve a misericórdia de Deus.

O que aconteceu na vida de Davi é o que acontece na vida de muitos crentes. Muitas vezes nos deixamos influenciar pelo calor do momento e cedemos às tentações. Mas graças ao amor de Deus temos perdão mediante nosso arrependimento, pois a um coração contrito o Senhor não desprezará (Salmos 51:17).

Pela misericórdia do nosso Senhor Jesus foi feita uma oração específica quando muitos foram a frente do plenário e se derramaram na presença do Senhor obtendo graça, misericórdia e perdão.

Esta foi apenas a manhã do Domingo. Cremos que muito mais Deus fará para honra e glória do nome dEle.

Leia Mais...

Secope 2012: o mover do Espírito Santo já começou!

Por Auristela Oliveira
Fotos: Anne Tatiane

O Seminário Como no Pentecostes já começou e a ansiedade pela chegada do tão esperado dia terminou ontem. Jovens de várias congregações da Assembleia de Deus da cidade de Natal e do interior do RN, assim como jovens de outras denominações, estão presentes nesse evento de louvor, busca, ensino e gratidão a Deus.

O movimento no CAIC começou por volta do meio dia, e a equipe de inscrições estava de prontidão recepcionando os integrantes das equipes que chegavam ao local para se organizarem. A equipe de oração também começou a trabalhar orando nas áreas livres e quartos do local, pedindo que o Senhor Jesus abençoasse a todos os presentes, pois a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável, e não acrescenta dores. Só fortalece!

À tarde houve um momento de integração entre os seminaristas que se reuniram na cantina do local, cantaram, bateram palmas. A alegria e a descontração estavam estampadas em cada rosto, após, um grupo menor, se alegrou na presença de Deus orando e clamando. Viu-se que grandes coisas Deus fará no decorrer destes dias que estão por vir.

Já à noite, ficamos sabendo do tema do evento: Restauração. Pois todos os louvores e orações foram voltadas para a necessidade que temos de Deus. Enfim, o desejo que transparece nos rostos é a necessidade por mudança de vida e que o Espírito Santo se faça presente. Continue conectado e saiba o que acontece no decorrer dos dias.

Leia Mais...

BUSQUE-O ENQUANTO PODE ACHAR



Por Michele Dantas



        Você já fez o seu devocional hoje? Já buscou o Espírito Santo de Deus? Todos os dias devemos buscar o Senhor enquanto se pode achar. Devemos nos consagrar a Deus e nos capacitarmos para as diversas lutas, barreiras espirituais que aparece em nossas vidas dia a dia, tentando nos afastar do caminho do Senhor, nos deixando cada vez mais fracos impossibilitados de carregarmos a nós mesmos, imagine dar apoio a terceiros, em forma de evangelismo, testemunho pessoal.
        O mundo está vivendo de maneira jamais vista em toda a história da humanidade, dias de desordem, inversão de valores, falta de escrúpulos, cometem infrações gravíssimas diante do Deus vivo. Devemos chorar pelas nações, pelos povos que não conhecem a Cristo como salvador e Senhor, devemos nos capacitar todo o tempo a fim de que possamos dar o melhor de Deus para os que não o conhece. 

A busca do estudo da palavra do Senhor, do batismo no Espírito Santo, são ferramentas fundamentais para quem quer disseminar o evangelho de Cristo. Com autoridade no nome de Jesus coxos, cegos, doentes, alejados são curados basta examinar as escrituras em no livro de ATOS 4. Um episódio de ousadia em pregar o evangelho de Jesus foi quando pedro respondeu ao sarcedote Anás, acerca das benfeitorias do Senhor Jesus... " E Anás, sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quanto haviam da linhagem do sumo sacerdote. E, pondo-os no meio, perguntaram: com que poder ou em nome de quem fizeste isso? Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel, visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado, seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que me nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina." (Atos 4:6-12).
      Que possamos aproveitar esse momento que o mundo comemora as festividades da carne para buscar ao Senhor autor e consumador da nossa fé, para nos enchermos do Espírito Santo do Senhor como se fosse o último momento antes do arrebatamento da igreja pelo nosso Senhor Jesus Cristo. Está muito perto de sua vinda portanto, apressemos em fazer a sua vontade!!!

O Senhor diz: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e como ele cearei, e ele comigo" (Apocalipse 3:20).

A paz do Senhor !!!


Referência: www.bibliaonline.com.br

Leia Mais...

Secope 2012

Por Anderson Penha

É amanha! É amanha. Às 14h estaremos esperando vc, para entrarmos no santuário... A equipe de comunicação do Secope 2012 começará a cobertura do evento  às 12h, com notas, notícias, fotos, artigos, vídeos no facebook, twitter e blog. Ainda teremos às 13h no programa Conexão Jovem, na AM90, um link ao vivo direto do Secope, além de muitas informações sobre o Seminário. Fique ligado!!


Leia Mais...

Um brilho na escuridão

Anderson Penha

O próximo filme a ser lançado pela Graça Filmes será “Um Brilho na Escuridão”, longa estrelado pelo ator Stephen Baldwin, muito conhecido por suas interpretações e filmes como Os Flinstones em Viva Rock Vegas.

O que poucos sabem é que há mais de 10 anos o ator aceitou a Cristo e hoje se dedica a projetos como este filme que expõe as lutas e sofrimentos vivenciados por muitas pessoas no dia a dia. A trama de Um Brilho na Escuridão mostra caminhos que se cruzam e os personagens principais acabam vivenciando uma experiência onde pequenos atos de bondade acaba mudando a vida deles para sempre.

A conversão do ator aconteceu um mês após os atentados contra as Torres Gêmeas dos Estados Unidos quando ele resolveu aceitar  as palavras que sua esposa, a brasileira Kenya, lhe dizia sobre Jesus. Segundo Baldwin aquela tragédia o assustou e o fez pensar sobre os planos de Deus.

Já Kenya aceitou a Cristo quando percebeu que a babá contratada para cuidar do primeiro filho do casal cantarolava canções brasileiras sobre Jesus. Curiosa, a esposa de Stephen resolveu questionar sobre as músicas e ficou surpresa ao ouvir da babá a seguinte resposta: “Você acha que estou aqui só para limpar sua casa?”.

O nome da babá era Augusta e antes de ir trabalhar naquela casa orou com seu pastor e recebeu uma palavra profética, a qual declarava que, por intermédio dela, eles se converteriam. E de fato isso aconteceu e hoje a família toda serve a Jesus Cristo.


Leia Mais...

IGREJA PERSEGUIDA


Por Michele Dantas

     Cada dia que passa percebemos que a vinda, do nosso Senhor Jesus Cristo é mais próxima. A sua palavra vem se cumprindo, a violência se alastra pelo mundo, está cada vez mais difícil pregar o evangelho em lugares radicais como o oriente, Ásia, África, Europa, lugares que o evangelho não são bem vindos. Os missionários sofrem agressões muitas vezes físicas, quando não pagam com a vida o amor pelo evangelho. O apóstolo paulo em suas cartas, relata as inúmeras surras que sofreu por amor à Cristo. Você jovem já parou para imaginar o que seria de nós se Paulo a muito tempo atrás tivesse desistido no primeiro soco? Jamais teríamos conhecido a Cristo autor e consumador da nossa fé. Poderíamos não estar mais vivos, perdidos no pecado, nas drogas, feitiçarias, idolatrias, mas um dia fomos resgatados, renovados, pelo sangue de Jesus...


       Alguém teve que nos mostrar o caminho, porém esse esforço não é comparado ao que missionários no campo passam para levar a palavra de Jesus. Muitas vezes encontram-se em situações extremas de fome, doenças e principalmente perseguições.

        


O vídeo abaixo nos mostra um pouco da realidade encontrada em muitos lugares do mundo onde o evangelho de Cristo Jesus ainda não chegou. 


            Precisamos reagir diante de tantas oportunidades, chega de ficarmos em quatro paredes, devemos ir por todo mundo e pregar o evangelho a toda criatura, crianças, doentes, idosos, jovens envolvidos em drogas, prostituição, vazios e que acham que tudo que o mundo oferece pode encher o seu vazio, mas há somente um que pode resolver seus problemas. JESUS! As pessoas precisam somente de atenção, amor e uma palavra de salvação, palavra essa que muda totalmente suas vidas!!!
         Agende-se para marcar um encontro com quem realmente precisa, chega de hipocrisia, chega de acepção de pessoas, não podemos deixar para a geração que passou, nem esperar a geração que há por vir, o tempo é esse a hora é essa, Jesus nos chama!!! 

A paz do Senhor amados!

Leia Mais...

Qualificação profissional

Por Auberan Varela
 
 
 
 
Amados irmãos!

Esta semana resolvi postar um artigo muito interessante que li na internet, no site Logística Descomplicada, que fala da complexidade que é o tema qualificação profissional. É um artigo de Abril de 2011 mas seu tema ainda é bastante atual.
Este artigo fala da falta de qualificação e das responsabilidades do governo, das empresas e dos próprios profissionais neste contexto.

Confiram:

Falta de qualificação profissional: quem é o culpado?

Governos, empresas ou os próprios profissionais?

Outro dia, num telejornal, uma matéria abordou a falta de qualificação profissional no Brasil. Desta vez, por alguns instantes, o foco da matéria se desviou para a questão da educação. Mas, infelizmente, ainda não foi dessa vez que o tema foi abordado com a coragem que merece e logo o foco retornou à exploração simples da falta de profissionais qualificados para ocupar as vagas, agora não só do topo e do meio da pirâmide, como da base também, representada por lojas à procura de vendedores; empresas buscando operadores de máquinas específicas de produção e, não só não os encontrando, como desistindo de ocupar as vagas. Situação ilustrada de uma forma simples: de vinte candidatas a secretária que se apresentaram à vaga, restaram três e cada uma não atendia a um requisito dos três exigidos (curso, inglês e experiência).

Para uma solução verdadeira, não adianta abordar os problemas sem trabalhar as causas. Vejamos como cada um contribui para essa situação:

falta de qualificação profissionalGOVERNOS

A economia chinesa já é a 2ª maior do mundo à custa da exploração de mão de obra: o salário pago a um trabalhador de uma montadora na China corresponde à cerca de R$ 630,00. Em várias províncias chinesas, os salários variam de R$ 52,00 a R$ 136,00 por mês e carga de até 12 horas diárias. Vale lembrar que a China é o maior parceiro comercial do Brasil e que esse “sistema predatório” tem uma extrema necessidade de expandir-se com seus mais de 1,3 bi de habitantes com uma renda per capita de apenas US$ 7.500,00. Enquanto no Brasil, é de US$ 10.237,00 (que cresceu 275% em 10 anos) e nos Estados Unidos de US$ 46.716,00, vem um país na Europa Ocidental chamado Luxemburgo com US$ 80.431,00. Lá, um professor ganha em torno de R$ 7.200,00 por mês em uma única instituição. Prova de que as maiores potências comerciais não detêm a melhor qualidade de vida, mas quem investe na qualidade da educação gasta menos com segurança, saúde e outros programas sociais.

Esse “invejado” modelo chinês tira profissionais da preparação e os coloca diretamente na produção. O apoio a esses comércios com o fim de arrecadar impostos nos ensina que qualidade é algo que vem bem depois. Não se pode pensar como Luxemburgo e agir como a China. O Brasil tem que proteger seu comércio contra as exteriorizações de custos para fortalecer nosso mercado garantindo a competitividade e isso não significa fechar portas ao comércio globalizado, mas abri-las aos brasileiros ofertando também um novo modelo de educação preparatória que nos ensine COMO crescer melhor, preservando nossos recursos naturais e praticando justiça social.

A falta de qualificação não é de agora. Ela foi semeada no decorrer de uma longa história e só percebida diante do desenvolvimento de um Brasil que conta com o destaque de algumas pessoas (profissionais e alunos) que fazem a diferença na educação pública e com a eficácia de uma parcela da educação particular (absorvida por uma minoria) para atenuar a grave situação.

Há mudanças em nosso caminho, mas temos que caminhar mais rápido. No ranking da educação mundial, o Brasil ocupava o 88º lugar e em 2010 pulou para 53º – ainda muito lento comparado com a inovação tecnológica que experimentamos em ritmo acelerado. Os centros técnicos espalhados pelo Brasil não atendem à demanda do mercado. O ensino público se arrasta com suas deficiências desmotivando seus alunos à continuidade do aprendizado. É um sistema em crise que, durante anos, acomoda o aluno e o envia despreparado, sem intenções e sem projetos, ao mercado urgente e exigente. Um sistema que cobra por aquilo que não oferta.

EMPRESAS

Elas não conseguem competir sem redução de custos. Não lidando bem com seus próprios processos, partem para o corte de mão de obra. Não é difícil ver redução de folha de pagamento em uma empresa que não se sobrepõe a uma situação e aí desestabilizam mercados com sua rotatividade. Pior, é notória a redução remunerativa em vários segmentos do mercado. Isso gera uma migração para aqueles setores em que tem o bom salário como maior atração. Por isso ouvimos empresas se lamentando por não encontrar mão de obra qualificada para ocupar uma vaga de liderança com salário beirando mil reais. Paralelo a isso, vêm “empresas educacionais” cobrando 10, 20 mil, por um curso básico de quatro anos para um mercado que não paga o investimento. Sabendo disso e baseadas sempre em custos imediatistas, essas empresas não capacitam seus funcionários em programas internos por temerem que esses possam partir em busca de melhores condições.

O desafio, nessa árdua competição, é ofertar aos funcionários um alcance da qualidade de vida como fator motivador ou, pelo menos, um salário digno à sua preparação e importância na organização, preservando o fator humano como seu maior patrimônio já que o mundo é regido por novas idéias. Isso requer investimentos em profissionais e um melhor aprendizado à convivência entre dois fatores vitais que insistem em divergir: lucros e pessoas.

PROFISSIONAIS

O mercado brasileiro está em ascensão e isso traz uma sensação perigosa para alguns profissionais que se acomodam achando que terão emprego logo que quiserem. Outros não querem um trabalho que lhes traga problemas, outros preferem alimentar “sonhos” e não metas para o alcance de objetivos planejados, enquanto outros buscam a profissão ideal. O que deve haver é uma BUSCA IDEAL por uma profissão por meio do conhecimento. Mas, enquanto o mercado convida, muitos se escondem atrás de um trabalho esgotante, de uma longa distância e de uma falta de tempo. E quem disse que seria fácil correr atrás de ideais? O que se diz é que não se pode fazer o que se gosta, tem que fazer o que o mercado mandar. Na verdade, tem que amar o que se faz. Aprimorar-se, renovar-se, inovar… Se abrir a novos conceitos não quer dizer vender valores pessoais, quer dizer tornar-se grande. E, Deus como alimento do espírito e a educação como alimento do homem, forma um ser humano nessa grandeza.

É necessário observar a rapidez dos mercados, eles mudam enquanto você se prepara. Por isso, concordo com uma base de curso mais rápida e atualização contínua. A busca pela informação é fator de sucesso em qualquer área. Professores são facilitadores brilhantes, mas é de você que parte a fome pelo conhecimento e pelo crescer.

Portanto, a educação de qualidade é nosso maior patrimônio e a maior certeza de que, se tudo começa em cada um e termina em todos, colheremos frutos de realizações pessoais e profissionais dentro de uma sociedade mais humana e mais justa. Estamos no caminho certo?


Escrito Por : Marcos Aurélio da CostaEm : terça-feira, 19 abr, 2011

Site referência: http://www.logisticadescomplicada.com/falta-de-qualificacao-profissional-quem-e-o-culpado/

Leia Mais...

Finding Josef

Por Anderson Penha

A cantora e pastora Fernanda Brum esteve nesta quarta-feira, 1, em Brasília para gravar uma participação no filme “Finding Josef” que conta a história de uma família polonesa que passa por uma tragédia. A trama conta com a direção de Moises Menezes e está sendo gravado no Brasil e na Polônia.

Fernanda Brum fará o papel de Maria Antônia, uma paraibana contadora de histórias de cordel que vai encontrar o polonês Ian, que veio ao Brasil tentar encontrar seu irmão do meio, Josef, que saiu de sua terra natal por ter sido responsabilizado pela morte de seu irmão mais novo.

Ian é ateu e conhecia o sonho do irmão de morar no Brasil e por isso, depois de procurar por toda a Polônia ele resolve tentar encontrar seu Josef do outro lado do Atlântico e é aqui que ele terá um encontro com Deus.
“Estou muito feliz em participar dessa história missionária. Acredito que muitos irão se identificar em algum momento com o filme. É uma história emocionante de busca, de dor, mas também de superação e poder de Deus”, declara Fernanda Brum.

A cantora postou várias mensagens em seu Twitter falando sobre a gravação dessa participação, falando sobre o figurino, maquiagem, o sotaque que fará na interpretação e outros detalhes sobre esse projeto.

O site pessoal da cantora, o Profetizando as Nações, também fez uma matéria contando um pouco sobre o roteiro do filme e falando das expectativas de Fernanda Brum de participar desse longa. “Creio que esse tempo aqui será mais do que uma participação, pra mim é o caminho para um tempo de mover e experiências pessoais com o que Deus quer de mim daqui pra frente”.

Leia Mais...

É hora da despedida...

Por Eliasibe de Jesus

Queridos amigos internautas e leitores assíduos do nosso blog, a Paz do Senhor Jesus para todos.

Desde o dia 30/03/2010 estivemos todas as semanas compartilhando com vocês notícias do mundo da música, estudos diversos relacionados à música, a música como expressão de adoração, sugestões de livros, DVDs, CDs, vídeos etc.

Desde o início, nossa intenção sempre foi a de trazer uma palavra edificante para todos como adoradores, músicos e cantores da casa do Senhor, para que entendêssemos que o louvor a Deus através da música pode trazer mudanças profundas em nossas vidas e na vida de todos.

Em 2012, porém, o Senhor está nos conduzindo para algo novo na Sua Obra e, na vida pessoal, estamos assumindo outras responsabilidades.

Neste momento estou me despedindo! Creio firmemente que pode ser só um "até breve". De toda forma, agradeço a todos vocês por nos acompanharem semanalmente por todo esse tempo. Agradeço também de todo o meu coração a toda Equipe do DEJAD, que pacientemente e com muito carinho me “suportou” durante este tempo, em especial à irmâ Sandra Cerqueira, Coordenadora da Equipe de Comunicação do DEJAD. Deus abençoe a todos.

A todos, até breve! Que o Senhor continue derramando as mais ricas bênçãos do Céu pra todos vocês.

Abraços.

Leia Mais...

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template