Por Anderson Penha
Cleanth Brooks escreveu: “Alguém procura por um modelo de homem em um mundo cada vez mais desumanizado, a fim de realizar-se como homem para agir como um ser moral responsável, sem viver à deriva como um objeto inanimado qualquer”. O profeta Jeremias é este “modelo de homem”, com uma vida pautada pela excelência, que os gregos chamavam de areté.
O livro de Jeremias deixa claro que a excelência é o resultado de uma vida de fé, de estar mais interessado em Deus do que em si mesmo, e que tem pouco a ver com auto-estima, conforto ou realizações. Aqui está uma pessoa que viveu uma vida na sua totalidade, porém não há um traço sequer de orgulho humano, sucesso mundano ou realização pessoal na história.
Todos nós desejamos viver a vida em sua plenitude. Ansiamos mesclar liberdade e espontaneidade com propósito e significado. Por que então vivemos vidas tão medíocres, triviais e rotineiras? Ou tão frenéticas e repletas de atividades, mas, ainda assim, destituídas de satisfação? Como podemos aprender a arriscar, confiar e perseguir a integridade e a excelência? Corra com os cavalos é um livro repleto de humor e auto-revelação, visão interior e sabedoria, indicando um caminho em nossa busca pela excelência de vida.
0 comentários:
Postar um comentário