Aprendizado em Ciclo Duplo

Por Auberan Varela
 


A vida nas organizações está se tornando cada vez mais complicada, à medida que a tecnologia torna mais velozes as operações. Montanhas de dados sobrecarregam os que têm de tomar decisões e resolver problemas. A qualidade de liderança mais destaca ultimamente - popularizada por Peter Senge no livro Fifth discipline [A quinta disciplina] é a "organização no processo de aprendizado". O ponto que ele ressalta é simplesmente este: se não estamos aprendendo, caminhamos p passos largos para a extinção.

Mas o aprendizado em ciclo duplo pergunta: "Aprendendo o quê?". Jesus modelou uma disciplina essencial à liderança eficiente. Temos o privilégio de poder aprendê-la porque João registra o evento no (Cap.21). Pedro havia decepcionado Jesus. sobrecarregado por grande pressão, abandona seu mentor e amigo no momento em que este mais precisava de sua amizade e apoio. Pedro deve ter se sentido desprezível. Mas João foi cuidadoso ao registrar a forma incrível pela qual Jesus restaurou Pedro.

Leia João 21.15-19

15 E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
18 Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.
19 E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me.
João 21:15-19


Observe atentamente como Jesus procedeu. Ele poderia ter dado uma aula sobre compromisso, mas não o fez. ele poderia ter desenhado um diagrama para explicar a dedicação mas não o fez. Jesus nem sequer mencionou o comportamento de Pedro - não era necessário. Em vez disso, foi ao âmago do problema e ao coração do homem que apresentava o problema. Ele sabia que o bom comportamento procede do bom coração (e vice-versa). Jesus colocou em prática o que Chris Argyris chama "aprendizado em ciclo duplo". Três vezes Jesus forçou a Pedro examinar a raiz do problema. Embora a questão do comportamento de Pedro fosse importante, Jesus sabia qual a mudança não duraria muito se a raiz do problema fosse ignorada.

 
O aprendizado em ciclo duplo preconiza isso: No primeiro ciclo, está o comportamento. No segundo ciclo, os valores e atitudes que motivam esse comportamento. Este aprendizado está diretamente relacionado ao aprendizado que temos quando resolvemos algum problema. Ele refere-se não somente a um aprendizado superficial de resolução das consequências do problema, mas sim de resolução da causa fundamental que produz o problema.

É difícil aprendermos comportamentos novos. Porém se quisermos obter resultados inéditos e melhores devemos buscar crescimento e mudanças. Embora saibamos que manter e sustentar as mudanças são quase sempre mais difícil que iniciá-las. Mas é isso que precisamos fazer. É isso que devemos buscar.

Fonte: Bíblia do Executivo, versão NVI, 2004, p.1028.


0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template