Palavra Versus Louvor

por Yuri Soares

Existe um certo "mal costume" entre a grande maioria dos ministérios de louvor e conjuntos em nossas igrejas que precisa ser extinto. Devido a grande quantidade de oportunidades a serem dadas no decorrer do culto, algum orgão de louvor poderá ter que ceder parte do seu tempo para que o momento da palavra não venha a sofrer. Ai é onde mora todo o problema. Não há, em muitos casos, uma consciência de que tudo na liturgia do culto é para um mesmo fim, ou seja, louvar e engrandecer o nome do nosso amado salvador, Jesus Cristo.

O pastor Bob Kauflin, o autor do vídeo, é diretor do ministério de adoração da organização para a qual trabalha, supervisionando seus projetos musicais e ensinando sobre adoração comunitária. Ele também tem um blog sobre assuntos relacionados à adoração (http://www.worshipmatters.com/) e organiza a conferência bienal WorshipGod. 

Vale muito a pena assistir. É curto e muito edificante.


'Eu creio que inúmeras igrejas possuem esta dicotomia entre o momento de cantar - o louvor - e a 
palavra. À vezes, lemos nos letreiros da igreja: "Venha juntar-se a nós para louvarmos e para a palavra". 

Eu acho que entendo o que eles querem dizer com isto, mas isto é infelizmente uma dicotomia, porque o cantar e a pregação existem para realizar fins semelhantes. Agora, não existe dúvidas, a Escritura dá prioridade para o ensino, que é pregar a Palavra de Deus. Enquanto o louvor é uma forma de ensino, não é o mesmo que uma pregação expositiva através da Palavra de Deus, mas eis como eles são similares: Quando cantamos, o que é que estamos procurando fazer? O que eu estou procurando fazer, como líder do louvor, é exaltar a glória de Jesus Cristo na mente, no coração e na vontade das pessoas. Eu não quero que elas tenham experiências emocionais só por causa das emoções. Eu quero que eles sejam pegos pela glória de quem Deus é, especialmente o que Ele fez por nós em Cristo. Esta é a razão por que cantamos. Afeta nossas emoções, mas também afeta as nossas mentes. 

A pregação tem o mesmo objetivo. O pregador não esta simplesmente tentando preencher a mente das pessoas com fatos sobre Deus. Ele quer - deveria querer - exaltar a glória de Deus em Jesus Cristo na mente das pessoas, nos corações e nas suas vontades. Ele só está usando a pregação para fazer isto como líderer de louvores estão usando a música combinando com a Palavra de Deus para fazer a mesma coisa, mas nosso objetivo é o mesmo.

Não existe competição. 

Então, quando um pregador vem para mim e diz: "Sabe, devemos cortar uma canção", eu não sinto que o meu tempo foi diminuído. Eu estou feliz em servir, seja o que for ajudar a plenitude do culto, por que eu sei que todo o culto possui o mesmo propósito. Nós queremos pessoas no culto dizendo: "Ó, Jesus Cristo é um salvador glorioso" e não: "a pregação foi ótima" ou "a música foi ótima". Não! Jesus Cristo é ótimo! Então dessa maneira, músicos e pregadores são feitos para estar no mesmo time. Nós trabalhamos juntos para ver "Jesus Cristos e este crucificado" exaltado aos olhos das pessoas.'

Por Bob Kauflin


0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template