Uma noiva sem manchas


Por Flávio Barros
A hanseníase é uma doença que em seu estado inicial parece bem inofensiva e não demonstra todo o poder destrutivo que têm, e pode causar severos danos ao corpo se não for devidamente tratada. Simples manchas indolores são detectadas no corpo do infectado, que podem ser avermelhadas ou brancas, e que não demonstram a gravidade da doença tornando-a ainda mais perigosa para aqueles que não a conhecem. Após um determinado tempo ela ataca alguns órgãos vitais e o sistema nervoso. Sendo o principal responsável por nossas ações, o sistema nervoso não funcionando perfeitamente, pode causar estragos terríveis, que pioram ainda mais o estado de quem está infectado com esta doença, como deformidades de algumas partes do corpo, perda de movimentos e da sensibilidade, o que pode causar a morte, porem não sem muito sofrimento, pois ocorre a perda de partes do corpo que apodrecem,  corroídas por bactérias.

O Senhor em Sua infinita sabedoria sempre fez uso de inúmeras coisas do plano físico para poder explicar outras de nível espiritual e que se tentasse fazer por meio de uma conversa simples, provavelmente, ou com toda certeza, não seria compreendido. Para explicar a expiação dos pecados que Jesus viria a fazer e de forma definitiva,institui o sacrifício no tabernáculo mostrado a Moises, contudo esse era realizado uma vez a cada ano, mostrando também a parcial ineficácia do mesmo, para que em Jesus todos pudessem entender que dessa vez o cordeiro havia sido oferecido pelo Próprio Deus, o que torna o sacrifício perfeito e eternamente suficiente.


A lepra era um sinal tido como resultado de transgressão, e a punição era o exílio do arraial, onde o leproso deveria ficar fora da cidade até que estivesse curado ou morresse. Somente o sacerdote tinha a permissão de Deus para tocá-lo, e realizar a cerimônia de purificação do leproso, após examiná-lo fora do arraial.

Jesus após o sermão do monte está vindo pelo caminho quando um leproso vem até ele, algo que não poderia ser feito, pois além de permanecer fora do arraial deveriam avisar por meio de gritos as pessoas que se aproximavam que era leproso, pois havia uma distancia estipulada para evitar o contágio. Ao aproximar-se de Jesus este homem se ajoelha a Seus pés e reconhecendo a capacidade de purificá-lo que havia no Senhor: "Senhor, se quiseres, podes purificar-me! " (Mt 8:2), é completamente e instantaneamente purificado.

“Jesus estendeu a mão, tocou nele” (Mt 8.3)

A palavra termo usado nesse versículo é o mesmo usado em Marcus 10.16 que diz: E, tomando-os nos seus braços.”, então Jesus não somente estendeu a mão, mas o tomou em seus braços. Ali estava o criador restaurando a criatura com as próprias mãos que uma vez nela colocou para formá-la do pó da terra.

“não há saúde nos meus ossos por causa do meu pecado.” 
(Sl 38.3)

Assim como a lepra em seu estado inicial não parece ser tão destrutiva quanto realmente é, o pecado na vida do homem a princípio pode parecer inofensivo e até passar a falsa impressão que se tem domínio sobre ele, afinal é apenas uma mancha que não dói, contudo, assim como a lepra que ataca o sistema nervoso e destrói a sensibilidade, o pecado torna o homem insensível a Deus, e principalmente a pratica pecaminosa que se torna tão comum quanto o próprio ato de respirar. Semelhantemente ao que ocorre na lepra aonde a carne vai morrendo e cheirando mal, o homem impregnado pelo odor apodrecido do pecado oprime a alma que anela pela purificação concedida pelo sacrifício de Jesus, e religar-se ao seu Deus.

Pequenas manhas avermelhadas ou esbranquiçadas que dantes não havia, por não avisar de sua chegada por meio da dor ou qualquer outro sinal que alerte o perigo que representa, podem custar uma longa jornada rumo a uma morte dolorosa tanto física quando emocional, onde é preciso amputar pedaços do corpo que já estão mortos.

Assim é o pecado na vida do homem que de forma sutil aparece em ações aparentemente inofensivas e que não trazem nenhuma dor ou desconforto, contudo trás em si consequências eternas, onde a dor e o sofrimento não acabam quando todo o corpo já esta podre e simplesmente morre, mas como o Senhor Jesus por varias vezes alertou: “ali haverá choro e ranger de dentes".(Mt 13.50) “onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.”(Mc 9.44).
A palavra geenna é traduzida por inferno e aparece nos evangelhos e na epistola de Tiago, onde tem o sentido de “grande depósito de lixo”, onde é comum encontrar vermes.

Para que o leproso fosse curado ele mesmo precisou ir até Jesus, reconhecer Seu poder e humilhar-se diante dEle, mostrando que somente o Senhor pode nos purificar da imundícia do pecado, mas para que isso ocorra, é o “leproso” que deve ir á Jesus e humilhar-se diante dEle, com a certeza que de Sua presença sairá completamente purificado, pois para isso, :

ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si;
ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados...
o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si
. ”
(Is 53.4.11). 


Referências:
Bíblia Almeida corrigida e revisada fiel
Nova Versão Internacional
Novo Testamente de Estudo King James
Comentário Esperança( Mateus 8.1-4 e Lucas 5.12-15)
 





0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template