Deixando o Espírito falar mais alto


Por Flávio Barros
É difícil entender o motivo pelo qual as pessoas pensam que, pelo fato de serem membros de uma denominação cristã pentecostal ou neo-pentecostal, tem que comunicar o evangelho de forma exageradamente enérgica e gritada, colocando no Espírito Santo a culpa pelo seu comportamento, e usando passagens das Escrituras para fundamentar tais atitudes. Se esquecem, porém, que para todas as ações que realizamos existe uma consequência, e para o mau uso da voz não é diferente.

“O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados.”(Mt 10.27)

Há um perigo muito grande quando se aproveita das Escrituras para justificar determinados comportamentos, quando estes causam certo desconforto entre os irmãos, sejam coisas relacionadas a doutrinas ou tradições, que com o passar do tempo erroneamente são chamadas de doutrina, como se fizesse parte das recomendações da Palavra. Neste trecho está claro que o desejo do Senhor Jesus é que Suas palavras de vida eterna não sejam guardadas, mas pregadas de forma que todos possam ver e ouvir, e assim possam alcançar todos aqueles que tiveram suas vidas resgatadas na cruz e que venham ter o conhecimento de Quem os salvou.

É um fato comum aos comunicantes do evangelho gritar e vociferar as Escrituras como se o microfone e/ou as caixas, que servem justamente para amplificar o som, estivessem com defeito. Porém, o defeito irá, com certeza, surgir no desavisado que ainda age desta maneira, pelo fato de as cordas vocais serem tão sensíveis que, se não utilizadas de forma adequada e prudente, podem desenvolver problemas graves que partem de uma simples rouquidão e, se não forem imediatamente tratadas, emergirão para um câncer.

“Uso incorreto da voz: pode ocorrer devido à imitação de outros padrões de voz, que não o do próprio indivíduo;”

Para pessoas que não vivem segundo a direção do Espírito, imitar aqueles que estão em evidência na mídia é muito comum. O fato de no meio cristão esse comportamento não ser  diferente, principalmente porque o que se tem imitado não são as atitudes que lembram Cristo, mas sim o que tem tornado essas pessoas vistas, é o que faz com que se veja perfeitas imitações daqueles “pregadores”, ou animadores de palco, que gritam, rugem e produzem sons que não causam nenhum conforto para os que, com muita paciência e falta de conhecimento das Escrituras,  os escutam e para suas cordas vocais que estão sofrendo com todo esse show gospel, que está na TV, rádio e internet. Qual o testemunho que tem sido objeto de busca para imitá-lo: o de Cristo ou o das “celebridades gospel”? Você responde.

As aparições de nódulos, que são tumores benignos nas cordas vocais e resultam do mau uso da voz, e outros tumores como cistos que contém líquido em seu interior, podem causar também a perda da voz. Para alguém que foi chamado a comunicar as boas novas de salvação isto é um empecilho causado pelo próprio, e não por satanás, como alguns gostam de culpá-lo por tudo que lhes ocorre.

A mesma sabedoria que Deus concedeu aos homens que por Ele realizaram proezas, as quais estão descritas nas Escrituras e em alguns livros cristão de procedência confiável, está disponível a todo aquele que deseja anunciar a Cristo, de maneira que possa utilizar sua voz de forma mais eficaz e com uma longevidade muito maior, como ocorreu com John Wesley. Aos seus 87 anos, ainda pregava para cerca de 5 a 20 mil pessoas sem auxilio do microfone (desconfio que com o estilo de vida dos cristãos de hoje seria muito difícil realizar tal coisa) e mantinha hábitos saudáveis, o que juntamente com a graça de Deus, lhe conferiu muitos anos de serviço a causa do Senhor Jesus Cristo.   

Tomar no mínimo 2 litros de água por dia, evitar café, sorvete, além de não comer em excesso, visto que o estômago cheio pode causar refluxo e, com isso, o ácido estomacal pode danificar as cordas vocais. Evitar os gritos e tentativas de imitar outros padrões de voz também são cuidados que devem ser tomados para que se tenha uma voz perfeitamente funcional e útil para a pregação da Palavra.

Este artigo não tem a intenção, e nem mesmo tem o direito, de padronizar a forma de falar, mas sim de alertar sobre os riscos que existem quando a voz é mal utilizada. Lembre-se que Deus não tem a obrigação de curar alguém, sendo essa enfermidade fruto de irresponsabilidade ou não, pois Suas promessas são a respeito de uma condição espiritual que proporciona paz, paciência, mansidão, temperança, amar com o amor de Cristo. Tais características tornam todo e qualquer cristão participante de Sua natureza e, como espelhos que não refletem o que são, mas o que esta diante deles, refletir a pessoa maravilhosa de Jesus Cristo, Senhor e Salvador, que seja bendito para todo sempre, amém.

Referências:
Bíblia Almeida Corrigida e Fiel
Acessado em 23/05/2012

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template