Desenvolvimento Profissional: Administração do Tempo

Por Auberan Varela

  

É muito importante para nosso desenvolvimento profissional que saibamos administrar bem nosso tempo. É muito importante que tenhamos com clareza a maneira mais eficaz de distribuir nossas atividades ao logo dos dias, semanas, meses e até mesmo anos. Um planejamento eficiente e o seu cumprimento levam-nos a excelência em resultados. Para tal, é imprescindível que saibamos distribuir nossas tarefas de forma a obter o melhor aproveitamento de nosso tempo, pois este uma vez perdido não há como recuperá-lo.

Em um mundo interdisciplinalizado como temos hoje, em que do profissional é exigido várias habilidades e que tudo deve ser “feito para ontem” aqueles que não conseguem ter uma organização eficiente de seu tempo, certamente sofrem muito com as rotinas atuais. Muitos chegam a sucumbir profissionalmente. Pessoas assim também podem ter dificuldades de conciliar sua vida profissional e pessoal. Por consequência acabam tendo dificuldades em serem bons cônjuges e bons pais, por simplesmente não conseguir gerenciar bem seu tempo.

Mas como fugir dessa rotina desgastante e impiedosa? Precisamos realmente fugir dela? Ou precisamos tão somente adquirir sabedoria de como lidar com ela?
Na verdade tudo se trata de uma questão de priorização. Quando sabemos priorizar, quando sabemos o verdadeiro valor das coisas e das pessoas sabemos determinar o devido tempo que vale dedicar a cada uma delas.

Em Salmos 90.10 a palavra de Deus nos diz: “Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!”

É assim. A vida passa depressa. Por isso é tão importante que saibamos como administrar nosso tempo. De forma a dedicar o tempo adequado para cada uma de nossas atividades, sejam elas profissionais ou pessoais.

Há pessoas que dedicam praticamente todo o seu tempo a suas profissões e esquecem suas famílias e amigos. Perdem muitas experiências maravilhosas por não terem a sabedoria necessária para discernir o que realmente importa e o que tem mais valor.

No versículo 12 deste mesmo Salmo diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.”

Alcançar sabedoria para gerir nosso tempo é uma das coisas mais importantes que podemos ter na vida. Pois vivemos limitados no tempo e o que fazemos com ele é o que define o rumo de nossas vidas. Inclusive profissionalmente.
Busquemos em Deus esta sabedoria e façamos com nosso tempo uma sequência de escolhas que nos leve a felicidade e a comunhão com Deus.

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template