Você sabe administrar conflitos?

Por Auberan Varela




Em sua vida profissional uma coisa é certa: Você enfrentará conflitos nos relacionamentos. Não há modelo de organização que permita evitá-los, pois sempre ocorrem seja em maior ou menor proporção, mas sempre estão presentes.
A questão não é: “Será que irei enfrentá-los?” Mas sim: “Como posso resolvê-los da melhor maneira quando aparecer?”.

Como enfrentar estes conflitos quando eles aparecerem?

Que tal seguir o exemplo de Jesus?

Jesus enfrentava os conflitos de forma direta. No sermão do monte, em Mateus 18, ele fala acerca dos conflitos gerados quando alguém nos ofende ou quando ofendemos os outros. Embora o assunto principal do sermão fosse o pecado, há outros princípios embutidos no ensino do Mestre, que nos mostra uma coisa: Não importa quem causou o problema, a solução é a mesma.

Leia os versículos abaixo e medite:

Mateus 5.23-24

23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 Deixa ali, diante do altar, a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e, depois, vem e apresenta a tua oferta.


Mateus 18.15-17

15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste teu irmão;
16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que, pela boca de duas ou três testemunhas, toda a palavra seja confirmada.
17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.


Em Mateus 5.23-24 podemos ver a importância de termos bom relacionamento com o nosso próximo.
Mas quando os conflitos aparecem como devemos agir?

Em primeiro lugar, procure a pessoa com quem você vive o conflito e trate o problema cara a cara. A exemplo do que você acabou de ler em Mateus 18.15.
Evite envolver uma terceira ou quarta pessoa, especialmente se o conhecimento da situação por parte destas piorar o problema para o ofensor. Este tipo de discussão tende a intensificar o conflito e minar ainda mais o relacionamento. Caso você não consiga resolver o conflito e o outro não quer dar-lhe ouvido, convide pessoas de confiança, preferencialmente que tenha uma boa orientação espiritual da parte de Deus.
Procure sempre resolver o problema como se orienta em Mateus 18.15. Uma boa dica é antes de ter com a pessoa e falar com ela, ore, entregue a situação a Cristo e peça que Ele lhe ajude a resolver o problema. Certamente Deus é fiel e justo para lhe ajudar a resolver a situação.
Em segundo lugar, não demore a procurar a pessoa, Jesus aconselha: Se alguém estiver adorando a Deus e lembrar que ofendeu alguém, a atitude correta e interromper a adoração e procurar imediatamente a pessoa ofendida. Com essas palavras, Jesus deixa bem claro que a harmonia no relacionamento é tão importante que deve preceder a verdadeira adoração (Mateus 5.24). Afinal, como alguém poderá manter comunhão com Deus se tiver questões não resolvidas no relacionamento com os irmãos?
 


O profissional eficiente não ignora os conflitos. Em vez disso contribui para resolvê-los criando um ambiente harmonioso em que todos gostem de estar. Os conflitos não podem ser evitados, mas podem ser administrados e resolvidos. Busque aprender a fazer isso! E verás a diferença em sua vida profissional e pessoal.

Fonte: Bíblia do Executivo.

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template