QUALIDADES IMPORTANTES PARA UM PROFISSIONAL DE SUCESSO


Por Auberan Varela


O mercado de trabalho atual exige que sejamos profissionais multifuncionais, ao mesmo tempo em que cobra que sejamos especialistas na atividade que estamos atuando. Somos desta forma testados e nossas atitudes são a cada momento postas à prova, de tal forma que o mercado atual não admite profissionais que tenham como principais características a acomodação, que seja desmotivado e lento em suas ações. O que o mercado busca é um profissional que tenha atitude, pró-atividade e coragem para realizar suas atividades com alto nível de excelência.
Desta forma destaco quatro características que são importantes para que um profissional se destaque na sua atividade de trabalho, a saber:


 1. Coragem para Vencer
 2. Determinação e Ousadia
 3. Equilíbrio Emocional
 4. Bom Humor

Vamos avaliar um pouco de cada uma destas características:


Coragem para vencer: Esta é uma das principais características para quem deseja ser bem sucedido, pois o sucesso é decorrente de uma série de ações que você realiza. Quem não tem coragem para fazer o que precisa ser feito não obterá os resultados que almeja. A coragem é a força propulsora que o leva ao sucesso.

Determinação e ousadia: Esta característica está ligada diretamente a citada anteriormente, pois a coragem lhe impulsiona e a determinação o guia no caminho da realização. A bíblia mostra vários exemplos de homens que tiveram determinação e ousadia para cumprir aquilo que Deus os havia confiado e dessa forma foram bem sucedidos em seus propósitos e são modelos os quais devemos seguir. Podemos citar, como exemplos Pedro e João, que quando questionados, sobre em nome de quem pregavam e curavam enfermos, com ousadia e cheios do Espírito Santo falaram com autoridade, mesmo sendo homens sem letras, como diz a bíblia, falaram no poder que há no nome de Jesus.

Atos 4.13 “Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento que eles haviam estado com Jesus.”

(Leia todo o capítulo de Atos 4 e medite nesta palavra).

Equilíbrio Emocional: Ter equilíbrio emocional diante de tantas cobranças que o profissional passa hoje em seu dia-a-dia é muito importante para não sair do foco e continuar no caminho do sucesso. Aquele profissional que não consegue manter este equilíbrio está bem mais susceptível a passar por sérias dificuldades no seu trabalho e por conseqüência apresentar um baixo desempenho profissional. Mas como manter este equilíbrio? Leia Gálatas 5.22: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

(Leia Gálatas 5. 16-26 e medite nesta palavra).


Bom Humor: Não há coisa pior que trabalhar ao lado de um profissional que reclama de tudo e que está sempre mal humorado. Este tipo de profissional geralmente fica isolados dos demais colegas de trabalho e por conseqüência tem dificuldade de trabalhar em equipe. Ter um bom humor ajuda muito nos relacionamentos profissionais. Um sorriso sincero abre portas. A boa convivência, o trabalho em equipe a harmonia entre as pessoas trás crescimento profissional. A alegria que há dentro do coração do homem trás felicidades e com a felicidade o bom humor. Como podemos ver em Provérbios 15.13a “O coração alegre aformoseia o rosto”. A bíblia nos instrui a ser alegre: Salmo 100.2 “Servi ao Senhor com alegria; e apresentai-vos a ele com canto”.
(Leia e medite no Salmo 100).

Estas características são muito importantes para um bom desempenho profissional. E todas elas devem ser desenvolvidas. A busca por aperfeiçoamento, o contínuo aprendizado, a vontade de aprender nos ajudam a desenvolver tais características. E só conseguiremos tal resultado se lutarmos por isso.
Portanto, vamos em frente! Sempre e continuamente!

Uma boa semana a todos e fiquem na paz do Senhor!

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template