Curso de Liderança e Discipulado: PROJETO MARCOS

Por Auberan Varela


O Projeto Marcos é um curso que acontece entre os meses de Fevereiro a Dezembro. Além de ser um curso independente, serve como primeiro ano dos demais cursos do IMPV (Instituto Missionário Palavra da Vida).

O IMPV tem como missão, em cooperação com as igrejas evangélicas, preparar vidas para o trabalho missionário, através do desenvolvimento do conhecimento das Escrituras, do caráter e da conduta semelhantes a de Cristo e da capacidade missionária pioneira para a glória de Deus.

O Curso Básico recebeu o apelido de Projeto Marcos por duas razões:

A primeira está no exemplo do jovem Marcos que era o companheiro do grande apóstolo Paulo e vinha de uma família idônea e bem firme na fé. Entretanto, encontrando-se longe de casa, diante de oposição, o jovem Marcos vacilou e acabou voltando para junto de sua mãe e de seus familiares. Foi a visão de seu primo Barnabé, reconhecendo nele um rapaz de potencial, embora um pouco “cru”, que o recuperou para o ministério.  Ele o acompanhou e o encorajou, até que se tornou um obreiro fiel e útil para o ministério (2Tm 4.11). Assim como João Marcos passou por um processo de amadurecimento desejamos que os alunos do PM experimentem algo semelhante. Visando o melhor preparo e amadurecimento dos iniciantes, o programa inclui períodos intensivos de “desafios”, seguidos por oportunidades de reflexão e auto-avaliação. O propósito é colocar o aluno em situações desconhecidas e inesperadas que o levem ao limite de suas forças, a uma profunda reflexão sobre a suficiência do Senhor, a importância do corpo e ao seu desejo de servir ao Senhor, seja como obreiro integral ou parcial.

A segunda razão está no acróstico feito com o nome Marcos, que destaca os elementos básicos do programa: 

Maturidade 
Através de 
Reflexão 
Comunhão 
Oração e 
Serviço 

(2Timóteo 4.11). Ou seja, buscamos criatividade para planejar situações que visam crescimento espiritual e compromisso missionário. Entretanto, é importante salientar que somente o Senhor é quem pode promover verdadeiro progresso espiritual na nossa vida.

O Projeto Marcos tem como propósito impactar jovens visando seu crescimento em maturidade e compromisso missionário.

O Projeto Marcos encaixa-se dentro do programa (filosofia, propósitos e objetivos) do IMPV sendo um contexto menor em relação ao seu todo. Seu propósito, objetivos e programa são especificamente planejados para estabelecerem um alicerce adequado de maturidade na vida dos alunos, sendo que maturidade cristã serve, então, como ponto de partida tanto para os que continuarão outros cursos no IMPV, quanto para aqueles que seguirão outros caminhos em suas vidas.

Veja Abaixo os objetivos desse projeto:

  • No fim deste curso o aluno deverá evidenciar um nível de maturidade (“estabilidade” e “competência”) caracterizado pela capacidade de:
  • Manejar bem a palavra de Deus tendo uma visão básica de seu panorama, teologia sistemática, e das ferramentas de seu estudo, sabendo como aplicar a Palavra de Deus à sua própria vida e ministério.
  • Enfrentar e lidar com situações desconhecidas e difíceis à luz da Palavra, reagindo de maneira positiva, com gratidão e dependência de Deus.
  • Discernir melhor sua pessoa (dons, talentos, pontos fracos e fortes).
  • Discernir a vontade de Deus para sua própria vida, especialmente com respeito ao seu papel no cumprimento da “Grande Comissão”, seja como obreiro de tempo integral ou como um cristão ativo na causa do Reino, buscando sempre aperfeiçoar este papel.
  • Praticar evangelismo e serviço como estilo de vida.
  • Cultivar autodisciplina na sua vida cristã diária, independente da supervisão de outros, incluindo:
  • Desenvolver o hábito de separar um tempo diário a sós com Deus para leitura, meditação e memorização da Palavra, e prática de comunhão constante espontânea com Deus.
  • Adquirir um estilo de vida e padrões de conduta agradáveis a Deus (diversões, namoro, amizades etc.).
  • Desenvolver bom cuidado com o seu próprio corpo (exercícios, descanso, alimentação, higiene pessoal).
  • Estabelecer e a avaliar suas próprias prioridades e alvos pessoais através de períodos regulares de reflexão e oração.
  • Envolver-se ativamente na vida e no ministério de uma igreja local.
  • Cultivar responsabilidade e fidelidade no desempenho de seus compromissos (pontualidade, integridade etc.) como membro da família e comunidade.

O Projeto Marcos oferece ao aluno uma oportunidade única para alcançar transformações profundas na sua vida. O Programa em si visa provocar uma maior dependência de Deus, conseqüentemente, uma maior capacidade (maturidade) para servi-Lo. Além do programa normal do IMPV (estudo, vida e ministério), o Projeto Marcos inclui algumas atividades especiais como:

  • Retiros de reflexão, avaliações, desafios e descanso.
  • Viagem missionária e acampamento rústico.
  • Treinamentos especiais sobre: Métodos de Evangelismo (Pessoal e ao Ar livre; Uso de Fantoches, Audio-Visuais, Artes Cênicas); Ministérios com Crianças, Adolescentes, Jovens, Surdos e Mudos, Escolas Públicas; Ministério de Aconselhamento, Discipulado, Acampamentos, Capelania Hospitalar.
  • Palestras especiais sobre Seitas, Dons Espirituais, Leitura Dinâmica, Profissionais a serviço do Reino etc.
  • Saídas de Ministério: evangelismo na rua, escolas públicas, orfanatos, hospital, casas de recuperação, presídios, etc., visando colocar em prática os treinamentos teóricos.
  • Curso de Capacitação Ministerial: um fim de semana intensivo para treinamento em áreas específicas tais como Introdução à Homilética, Introdução à Didática, Procedimento Ético no Ministério, Introdução à Sociologia etc.
  • Desafios especiais: caminhadas, rapel, mini-sobrevivência e outras atividades.
Para participar do PM o aluno deverá pagar uma anuidade, cujo valor poderá ser pago em 10 parcelas. O custo para participar deste projeto é devido às atividades promovidas ao longo do ano letivo.

As despesas dos alunos no curso residente do IMPV incluem os seguintes itens:

Custo do programa acadêmico: Ajuda de custo para professores associados, material didático, apostilas das matérias do currículo do aluno, retiros e viagens extracurriculares.
Custo da logística: Administração, transporte, material de escritório, telefones e correios, manutenção geral do campus, funcionários etc.
Custo da alimentação: Funcionárias (cozinheiras), compras, manutenção da cozinha etc.
Custo do alojamento: Manutenção e reparos dos prédios, energia elétrica, limpeza do campus, jardinagem etc.

O valor da anuidade cobrada dos alunos, evidentemente, não cobre todos os gastos citados acima. Dependemos do Senhor para providenciar mantenedores que nos ajudem na manutenção da nossa estrutura e novos investimentos.

A chave do sucesso do Projeto Marcos não são as muitas atividades – os retiros, os treinamentos, as saídas de evangelismo e os desafios especiais. Estes fazem parte, mas atividade por si só acaba sendo ativismo. As atividades simplesmente fornecem um ambiente propício, um laboratório para crescimento espiritual.
A chave está no bom aproveitamento nas oportunidades de aprendizado nos dormitórios, Grupão, Tarefão e etc. Os orientadores procurarão oferecer acompanhamento que pode ser formal (através de encontros) ou informal na convivência durante o ano. Mas o alvo é sempre o mesmo, ou seja, estimular o progresso do aluno rumo à maturidade.

Se você ficou interessado no projeto e deseja mais informações visite o site:

Confiram os vídeos abaixo:



0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template