Aperfeiçoamento Profissional – VALORES


Por Auberan Varela


A sociedade hoje vive de uma maneira que muitos valores importantes ao caráter humano são banalizados. “O tudo é normal” que vemos ocorrer hoje em dia trás muito prejuízo a formação dos jovens que estão inseridos neste contexto.
Buscar discernimento do que é certo ou errado está cada vez mais difícil, pois a normalidade com a qual a sociedade se expressa hoje torna uma tarefa árdua se lutarmos contra isso com nossas próprias forças.
Pois os valores que a sociedade apresenta hoje são superficiais e subjetivos. 

Se construirmos nossos valores morais baseando nossas ações pelo que aprendemos com este mundo, nós ficaremos confusos pelo egoísmo generalizado que observamos atualmente. Cada um está interessado apenas no que lhe dá proveito ou que lhe diz respeito, o alheio não lhe interessa. Isso representa uma sequeira espiritual grave. A compaixão, a caridade e o amor estão pouco presente em nossos relacionamentos cotidianos. Isso reflete em todas as áreas de nossa vida, inclusive na profissional.

Hoje em dia tomar proveito de uma situação no trabalho é muito comum. Não é difícil encontrar pessoas que se beneficiaram de forma ilícita em seu trabalho. Isso acontece quando nesta pessoa os valores morais que norteiam o bom caráter são esquecidos. Esquecidos justamente por esta “normalidade” que vivemos hoje em dia, onde tudo pode, tudo é normal, onde o errado é relativo, mas que na verdade não deve ser.

Em um país como o nosso infelizmente, vemos muitas reportagens sobre recebimento de propinas, enriquecimento ilícito, sonegação de impostos, pessoas que prejudicam outras para tomar proveito de alguma situação. É muito freqüente ouvir pessoas falando mal de outras que são bem sucedidas e desta forma atestam sua incapacidade intelectual e prática. Coisas estas que denotam a fraqueza de valores morais imposto pela sociedade contemporânea. E com isso é comum hoje em dia ver muitos profissionais ficarem com suas carreiras comprometidas por desenvolver comportamentos desta natureza.

Há uma saída para isso? Claro! A bíblia nos dá vários caminhos para fugir dessa perda de valores. No Salmo 15 o rei Davi, mostra um comportamento movido por valores que refletem o caráter absoluto e imutável de Deus. Valores os quais devemos buscar como quem busca tesouros escondidos.

Medite no que diz o Salmo 15:

1 SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? quem morará no teu santo monte?
2 Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente, segundo o seu coração;
3 Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo;
4 Aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda.
5 Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente; quem faz isto nunca será abalado.


Este comportamento descrito no salmo acima, parece descrever o comportamento do verdadeiro cidadão dos céus. É isso que devemos buscar. Este é o comportamento de quem tem prazer na presença de Deus. Um comportamento baseado em valores que expressam o caráter perfeito de Deus e a Sua justiça.

Medite neste salmo e reflita que valores motivaram o comportamento do salmista. Depois examine-se e tente discernir que valores estão motivando seu comportamento. E que valores você gostaria que motivasse sua vida. Então busque inserir em seu comportamento os valores divinos. Assim você poderá construir uma vida, profissional e pessoal, vitoriosa e abençoada por Deus.

Uma boa semana a todos! Fiquem na paz do Senhor!

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template