Vida Eclesiástica


Por Auberan Varela

Amados irmão!
Esta semana, tratando sobre vida profissional iremos falar de um tema que geralmente quando pensamos em profissão, não é uma das primeiras coisas que vem a nossa mente, mas é uma das coisas mais lindas em que o homem se disponhe trabalhar: A Vida Eclesiástica.

Indiscutivemente dedicar sua vida a cuidar das coisas de Deus é a coisa mais maravilhosa que o homem pode fazer. O homem que se disponhe a dedicar sua vida a trabalhar para Deus, segundo a vontade do Criador, certamente passa por momentos também difícieis como em qualquer profissão, e também momentos bons dos quais lembra com prazer. Mas servir a um Deus justo e fiel é algo muito sublime e recompensador. Podemos ter um patrão muito bom em nossa vida profissional, verdadeiramente tem empresas cujos donos e/ou gestores são pessoas excelentes e tratam muito bem seus subordinados. Sei disso pois convivo com pessoas assim. Mas Ter como chefe direto um Deus de Amor e Misericória, não há com que se compare.

Dedica-se integralmente a obra do Senhor é cumprir um chamado. E para isso precisamos ter dedicação, um vida integra e de bom testemunho, como nos instrui a palavra de Deus em 1 Timóteo 3-1.13:

1  Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
2  Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
3  Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
4  Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
5  (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);
6  Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
7  Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.
8  Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
9  Guardando o mistério da fé numa consciência pura.
10 E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
11 Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Este texto nos ensina ser uma pessoa moderada e humilde ao mesmo tempo que nos instrui a mantém boa reputação diante das pessoas dentro e fora da igreja. Na verdade esse modelo de comportamento deve ser buscado por todos os cristão independente de sua profissão ser eclesiástica ou não.
Embora ninguém possa ser considerado perfeito em relação as qualificações deste texto, todos devemos aspirar a possuí-las. Para isso, peça a Deus que o capacite a crescer em todas essas áreas para que você possa ser um líder que agrade a Ele. E para ter o conhecimento necessário é muito importante ler a bíblia, não somente em 1 Timóteo, mas em toda a bíblia há ensinamentos para nossa vida. É estudando a palavra de Deus revelada que aprendemos crescer na graça e no conhecimento.

Um boa semana a todos e uma boa reflexão sobre o tema!
Que a graça e a paz do Senhor Jesus estejam com todos!

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template