Dispepsia Funcional, você sabe o que é isso?


Por Cintya Machado


A paz do Senhor queridos...
Essa semana para a coluna de Bem com a vida, temos o artigo escrito pela jovem Cristiane Araújo (estudante de enfermagem), da congregação de Pirangi escrito para o jornalzinho do DEJAD da referida igreja, o Geração Jovens News (Ano III, edição XXI Natal, RN- 25 de setembro de 2011.). É um  assunto muito importante, recente e que tem assolado a nossa juventude. Leiam com atenção, e lembrem-se que ás vezes é necessário a ajuda de profissionais especializados para lidar com alguns conflitos emocionais.


Saúde em dia: Dispepsia Funcional - Por Cristiane Araújo

Noites mal dormidas, má alimentação, excesso de aulas, estresse, ansiedade, provas, vestibular, estágios, faculdade, trabalho!! Bom, essa é a correria do ser humano, e principalmente do jovem atual, que está cada vez mais preocupado em investir na sua carreira profissional. O que nos chama atenção, é que a consequência de tudo isso pode levar o indivíduo a adquirir uma série de doenças de fundo emocional.

Segundo especialistas, problemas gastrintestinais têm atingido cada vez mais jovens e adolescentes. Os mesmos afirma que 90% dos jovens que procuram assistência para algum tipo de problema gastrointestinal são diagnosticados como Dispepsia Funcional, antigamente chamada gastrite nervosa, e as principais causas para tal diagnóstico estão associadas ao estresse, á má alimentação e á ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

É uma doença de adultos e jovens, que estão submetidos á pressão e se firmando na profissão. O estresse  contribui para problemas de estômago, sobretudo quando há cobrança e competitividade no trabalho ou na faculdade. Os apcientes sentem dor e desconforto, mas, na maior parte dos casos, não há alteração orgânica ou anatômica. É uma doença de fundo emocional.

Os sintomas são os mesmos da gastrite: Azia (sensação de queimação no estômago), náuseas, eructação (arrotos), falta de apetite. O que diferencia da gastrite, é que ao realizar o exame endoscopia digestiva, não há presença de lesões no estômago, porém os sintomas estão presentes, e o tratamento é basicamente o mesmo para gastrite. Salientando que os sintomas da Dispepsia Funcional são sempre desencadeados por fatores emocionais.

Portanto, melhore sua qualidade de vida, organize seu tempo, pratique atividade física, tenha bons hábitos alimentares, busque seus objetivos sem correr contra o relógio, lembre-se: pra tudo a um tempo determinado!!, e jamais esqueça de epdir direção a Deus, Ele tem o melhor pra você, e tenho certeza, que seguindo seus passos, teremos uma vida de paz e abundância.


0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template