A importância da amizade na saúde emocional

Por Cintya Machado



 
"Quem são os seus amigos? Qual a importância que eles têm na sua vida? Que tempo você tem dedicado para estar com eles?

Pesquisas atuais revelam que ter amigos é fator essencial na preservação da saúde mental. Quem tem verdadeiras amizades sofre menos riscos de desenvolver depressão, lidam melhor com o estresse, liberam suas tensões e fortalecem a afetividade, pois o contato com os amigos é acolhedor e proporciona segurança emocional.

Mas não é essa a realidade que temos nos deparado. Não temos tido tempo para dedicarmos aos nossos amigos pela sobrecarga de tarefas que executamos, por priorizar as responsabilidades e até mesmo as conquistas financeiras e materiais. No tempo livre trocam-se as horas com os amigos pela TV, pela internet e por outras distrações individuais.

Os especialistas revelam que tem diminuído enormemente a quantidade e qualidade das relações sociais e levado às pessoas cada dia mais ao isolamento, provocando dificuldades nos relacionamentos, que refletem até mesmo no ambiente de trabalho, pela falta do exercício da convivência.

Os amigos são as pessoas que escolhemos para confiar e dividir tudo aquilo que vivemos. São relações de cumplicidade, de ajuda, de amparo, de alegrias e de garantias de que não estamos sós. Esses fatores interferem diretamente na saúde física e emocional. Prova disso são os estudos que apontam que pessoas que não tem significativas relações sociais morrem até 50% antes das que convivem bem com seus amigos.

Mas não basta apenas saber que temos essas pessoas importantes do nosso lado. É necessário envolvimento afetivo, e, para isso, precisa-se de tempo, de contato, de presença. É necessário entrega, comunicação, empatia e desejo, porque como em qualquer relação se não existe preservação e alimento tudo vai se perdendo.

Quem se identificou com essas informações e questionamentos e acredita que está incluído nessas reflexões precisa agir diante dessa consciência se objetiva melhorar sua qualidade de vida. Os amigos são provas que tivemos uma história, que vivemos diferentes experiências que só com eles poderiam ser compartilhadas."
 
"Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver." Provérbios 27.9
 
 

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template