Geração santa e saúdável!

                                                                                                                                  Por Cintya Machado


É cada vez mais crescente o número de crentes que preocupados com a saúde resolvem dedicar algumas horas diárias às caminhadas, pedaladas, hidroginástica, musculação, natação e outros exercícios físicos e/ou esportes.
Em 1 Timóteo 4.8 lemos:
"Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser".
Perceba que não há no texto uma condenação ao "exercício físico", mas, apenas uma comparação em relação ao exercício da piedade (v. 7).
Nos tempos bíblicos a atividade física estava bastante presente na vida diária através do plantio, da colheita, do pastoreio de animais, da pesca, da caça, do treinamento dos soldados, das grandes caminhadas e etc. Era um ambiente muito diferente dos dias atuais, onde nos grandes centros urbanos predominam as atividades que exigem pouco do corpo. Uma vida sem uma atividade física regular pode promover sérios problemas de saúde.
Desde que não haja exageros e, que o cuidado com a saúde e com as atividades espirituais não sejam negligenciadas, a atividade física será uma benção para a vida do cristão.
Os benefícios são inúmeros: maior disposição para as atividades diárias, bom-humor, redução da pressão arterial, melhoria no sono, regulação do peso, diminuição dos riscos de doenças crônicas e uso de medicamentos, melhoria coordenação dos movimentos e do equilíbrio, diminuição do índice de estresse, risco de ansiedade e depressão.
Emocionalmente ocorre uma melhora, pois ao se exercitar a auto-estima progride, diminuindo lentamente as emoções negativas, melhorando a sua qualidade de vida.
É preciso lembrar ainda, que nenhuma atividade física deve ser iniciada sem a devida avaliação e orientação médica. Um acompanhamento especializado é também necessário.


 
E o mais importante:
"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus".
(1 Co 10.31).


Fonte: www.prazerdapalavra.com.br






0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template