A Importância da Autodisciplina na Vida Cristã e Profissional


Por Auberan Varela


Como postado na semana anterior, na categoria vida profissional, a partir desta semana iremos tratar, entre outros assuntos, de várias características que devem fazer parte do caráter de um profissional de sucesso.

Nesta semana iremos meditar sobre a autodisciplina, uma característica importante para quem deseja ter um bom desenvolvimento pessoal, cristão e profissional.

Para realizarmos esta meditação iremos tomar por base a escritura bíblica que se encontra no livro de 1Coríntios, na qual o apóstolo Paulo escreve um texto que, estudando, podemos nele identificar a característica da autodisciplina. Característica esta que, se posta em prática, irá nos ajudar em nosso desenvolvimento cristão e profissional.

Em 1Coríntios 9.24-27 a palavra de Deus diz:

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo aquele que luta, em tudo se domina. Eles para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, a incorruptível. Portanto, corro, não como indeciso; combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.”

Neste texto Paulo nos mostra a necessidade da disciplina para conseguirmos os nossos objetivos. Este texto fala ainda da importância de termos uma meta a alcançar e da necessidade de nos dominarmos para conseguir o prêmio que buscamos, seja ele uma comunhão maior com Deus ou até mesmo o emprego que desejamos.

Para termos uma vida em comunhão com Deus devemos aplicar estes ensinamentos citados no texto bíblico. Se desejarmos ser seguidores de Cristo devemos nos submeter às disciplinas do espírito santo e assim, como os corredores que mantém sua atenção na linha de chegada e fazem uma corrida disciplinada até obter o êxito da vitória, devemos ter esta autodisciplina em nossa vida espiritual, buscando conhecer e obedecer a Deus com o nosso alvo firme no caminho para o céu e então conseguirmos a coroa incorruptível.

Ao trabalharmos este ponto em nossa vida espiritual, estaremos formando o cerne do nosso caráter, que deve ser de acordo como que nos orienta a palavra de Deus. Um caráter bem formado, que tem como premissa a autodisciplina e obediência a Deus, certamente irá nos ajudar nas demais áreas da nossa vida, inclusive na nossa área profissional.

A autodisciplina pode ser elementarmente definida como a qualidade que faz uma pessoa fazer o que precisa ser feito, mesmo quando ela não tem vontade de fazê-lo.

 Se você pretende ter autodisciplina, identifique os hábitos que precisa desenvolver em sua vida. Hábitos como desenvolver uma boa forma e resistência física, equilíbrio entre o lar e o trabalho, ler a bíblia todos os dias, fazer uma prestação de contas pessoal e financeira, ser proativo em seu emprego, entre outras coisas semelhantes, irão lhe ajudar a desenvolver a autodisciplina.

Hábitos disciplinados vão lhes dar a força e a energia de que precisa para avançar e ter um bom desenvolvimento profissional. Portanto arregace as mangas e comece a trabalhar! Seja um cristão e um profissional autodisciplinado e assim você conseguirá atingir seus objetivos.

A paz do Senhor e uma boa semana!

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template