A Ética dos Valores Cristãos no Mercado de Trabalho

 

 Por: Auberan Varela


A sociedade na qual vivemos hoje nos leva, cada vez mais cedo, enfrentar uma corrida exagerada pela qualificação e melhoria na capacitação pessoal, na qual cada indivíduo deve ter múltiplas habilidades e noções mínimas em várias áreas de conhecimentos distintos, sob pena de, não tendo tais habilidades, o profissional não obter o destaque necessário para adquirir emprego no mercado em que pretende atuar.

 
Esta correria cotidiana que a sociedade estabelece hoje pode levar a perda de valores importantes para o caráter cristão.




 Há um tempo recebi por e-mail um texto, de autor desconhecido, que relatava:

 “Certa vez um empresário necessitando de um contador para sua empresa postou um anúncio em um jornal de sua cidade oferecendo uma vaga de emprego. Em época de crise econômica, foi grande a quantidade de profissionais que se candidataram à vaga. Devido à grande quantidade de candidatos o dono da empresa resolveu fazer apenas um teste rápido para selecionar o seu novo funcionário, visto que seria inviável entrevistar detalhadamente cada um. O teste que o empresário propôs foi o seguinte: Fez apenas uma pergunta a cada um dos entrevistados. Quanto é 1+1? Vários candidatos responderam dois, todos estes foram dispensados, até que ele encontrou um cuja resposta foi: Quanto o senhor quer que seja? Este foi contratado.”

Este texto, apesar de a princípio parecer cômico, me levou a refletir sobre os valores cristãos no mundo atual. Um mundo em que valores fundamentais do caráter cristão estão esquecidos; Um mundo em que a iniqüidade se espalha de forma aterrorizante e banalizada; Um mundo em que, entre outras coisas, a mentira que antes era algo tão mau de se fazer, algo que denegria a moral do homem, hoje passou a ter status de “distorção dos fatos reais”, no intuito e amenizar o caráter maligno deste ato. 
 
No texto citado, o candidato que ocupou a vaga de emprego foi aquele que se propôs mentir.  Muitas vezes, no mundo de hoje, podemos nos deparar com situações que colocam em xeque nossos princípios cristãos com nossas atividades de trabalho. E diante de situações destas como agir? Digo-lhes: devemos agir de acordo com a palavra de Deus, de maneira reta, integra, sendo luz neste mundo e sal para esta terra, de forma que nossas atitudes glorifiquem o nome de Deus. 

No mundo em que vivemos hoje, certamente não é fácil, mas este deve ser o nosso alvo.

A palavra de Deus nos diz:

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. (Mateus 5:16) 


A qualificação profissional é necessária e salutar que a tenhamos. Devemos sim procurar crescimento profissional, ter um bom conhecimento na área em que atuamos, fazer reciclarem e aperfeiçoamento profissional. Pois assim será mais fácil obtermos êxito naquilo que almejamos. Porém nunca devemos esquecer os princípios básicos que norteiam nossa vida: a fé cristã e o agir conforme a palavra de vida eterna.
As nossas atitudes devem ser de acordo com as atitudes daquele que é o nosso Senhor. E aprenderemos agir desta forma nos enchendo do conhecimento que é obtido lendo e meditando na palavra de Deus.

Uma boa semana a todos e uma boa reflexão sobre o assunto apresentado nesta postagem!

Que a paz do Senhor Jesus Cristo esteja com todos nós! Dando-nos discernimento e ousadia para cumprir o chamado de Deus para nossas vidas!
 
Sites relacionados ao tema: 



0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template