DE OLHO NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS

Por Michele Dantas

VOCÊ SABE O QUE ESTÁ COMENDO?

Este é o tema do manual de orientação aos consumidores com o subtítulo, educação para consumo saudável, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

Muitas pessoas não sabem o que comem, uma vez que desprezam um simples ato de ler rótulos de alimentos que compram nos supermercados. As pessoas estão cada vez mais atarefadas, não param para avaliar a quantidade de energia que deve ser ingerida e que está contida no alimento industrializado. Hoje é uma questão de necessidade, por que não dizer sobrevivência para alguns. A praticidade que esses produtos oferecem leva o indivíduo a uma verdadeira armadilha calórica ou patológica.


Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre o consumidor e o produto. Por isso as informações devem ser claras, visíveis e influenciar na escolha do produto de acordo com a necessidade de cada um.

Dados do ministério da saúde afirmam que apenas 70% da população que consulta o serviço disque-saúde verificam o rótulo e mais de 50% não compreende de forma clara o que está escrito.


No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos que estabelece as informações que um rótulo deve conter, visando à garantia de qualidade do produto e à saúde do consumidor.


Para começar uma boa investigação do rótulo, o consumidor precisa identificar:

o Lista de ingredientes – Com ela identifica-se a existência de alguma substância que não possa ser consumida, como é o caso da lactose em intolerâncias e alergias, açúcar em doenças crônicas como diabetes.

o Origem – Permite que se torne conhecido o fabricante do produto, o contato caso necessário.

o Prazo de validade – O produto deve apresentar pelo menos o dia e o mês, quando o prazo de validade for inferior a três meses.

o Conteúdo Líquido – Indica a quantidade total do produto na embalagem em unidades Kg (massa) ou L (volume).

o Lote – Número que faz parte do controle da produção caso o produto apresente algum defeito imediatamente deve-se entrar em contato com o fabricante e informar esse “código”, rapidamente o lote e o problema serão rastreados.

Esses passos serão um bom começo para desenvolver o hábito de olhar os rótulos dos alimentos e garantir uma melhor escolha naquilo que está adquirindo, pois ao olhar o rótulo aproveita-se para enxergar outros pontos na embalagem. Observa-se todo o conteúdo e verifica-se as condições, de temperatura, se está furada, molhada caso a origem do alimento for seca. Deve-se verificar também se há objetos estranhos em bebidas, contaminações microbiológicas, como fungos em cereais e massas.

A paz do Senhor!



0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template