10 DICAS PARA VIVER BEM NO SÉCULO 21

 Por Michele Dantas


Em dias atribulados em que as obrigações de trabalho ocupam todo tempo. Muitas vezes esquece-se de agradecer o pão nas refeições, agradecer e pedir a companhia do Espírito Santo de Deus em um dia cheio de atividades e livramentos que Ele proporciona ao deitar-se e levantar-se.

Muitos motivos levam aos jovens e adolescentes a se alimentarem de maneira equivocada. Em períodos de provas omitem refeições ou comem carboidratos exageradamente para compensar a falta de tempo de reunir-se com a família, compartilhar de forma sadia o pão de cada dia. A pressa é inimiga de uma boa alimentação, nessas circunstâncias as pessoas não se alimentam de frutas no café da manhã, trocam a refeição mais importante do dia por um salgado e um copo de refrigerante (bomba calórica). O almoço não é tão diferente, a falta de tempo para parar, sentar, reunir-se com as pessoas é coisa do passado, moda agora é comer salgado. As refeições coloridas, ricas em legumes, verduras, proteínas, carboidratos estão cada vez mais ausente.

Foi-se o tempo que as mães preparavam as “lancheirinhas” das suas crianças recheadas com sucos naturais, torradas, saladinhas de frutas. As mulheres estão cada vez mais envolvida com o trabalho, com isso o tempo que lhe resta divide arrumando a casa, fazendo compras, levando filho para escola, colocando roupa na máquina, aquecendo a comida pronta no microondas, colocando o achocolatado no refrigerador, arrumando a “lancheira” do seu filho, sem esquecer os achocolatados, biscoitos recheados, docinhos, bebidas mistas prontas para beber. Essa é a cultura do século 21, as pessoas crescem adquirindo práticas alimentares equivocadas, refletindo em um adulto que não valoriza uma boa alimentação, o resultado disso é o desenvolvimento de desnutrição, apesar de sobrepeso, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.

Mas diante de tantos problemas ainda há solução, é cedo para virar o quadro. Portanto, segue dez passos para melhorar a qualidade de vida, de acordo com o artigo, Recomendações de Alimentação e Nutrição Saudável para População Brasileira, do Instituto de Medicina Social – UERJ,  Sichieri et al.

 
1. Consuma alimentos variados, em 4 refeições ao dia. Pular refeições não emagrece e prejudica a saúde;



2. Mantenha um peso saudável e evite ganhar peso após os 20 anos. Evite também o aumento da cintura;






3. Faça atividade física todos os dias. Inclua na sua rotina andar a pé, subir escada, jogar bola, passear e outras atividades;




  

4. Coma arroz e feijão todos os dias acompanhados de legumes e vegetais folhosos;

5. Coma 4 a 5 porções de frutas, todos os dias, na forma natural;



6. Reduza o açúcar. Evite tomar refrigerantes.

7. Para lanches coma frutas ao invés de biscoitos, bolos e salgadinhos;

8. Coma pouco sal. Evite alimentos enlatados e produtos como salame, mortadela e presunto, que contêm muito sal. Evite adicionar sal à comida já preparada. Aumente o uso de alho, salsinha e cebolinha. Alimentos ingeridos na sua forma natural como feijão, arroz, frutas, grãos e verduras têm pouquíssimo sal;

9. Use óleos e azeite no preparo de bolos, tortas e refeições;

10. Tome leite e coma produtos lácteos com baixo teor de gordura, pelo menos 3 vezes por dia.

Se o corpo sofre com tanta desnutrição, imagine o espírito com fome da palavra de Deus, com fome de oração, com fome de adoração. Devemos também nutrir o nosso espírito, alma e corpo.

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5:23)


A paz do Senhor!

Referência: http://www.scielo.br/pdf/abem/v44n3/10929.pdf

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template