Relacionamentos

Hoje vocês lerão o primeiro de uma série de textos que postaremos sobre relacionamentos. Neles, informações sobre assuntos ligados às relações humanas. Quem comanda este espaço são os irmãos Danilo Medeiros e Márcia Braz, professores da Escola Bíblica Dominical do Templo Central da Assembléia de Deus em Natal. Saiba como melhorar seus relacionamentos, sejam eles familiares, entre amigos ou casais, no trabalho, na escola ou na igreja. Fique à vontade e boa leitura!

COMO VÃO OS SEUS RELACIONAMENTOS?


Por Danilo Medeiros Luiz

Relacionamento é a forma como se dá o nosso contato, tratamento e comunicação com outras pessoas. Então, relacionamento compreende três aspectos interligados: Contato, Tratamento e Comunicação. Eles ocorrem nas chamadas “áreas de relacionamento”, que são os campos de nossa vida onde atuamos. Podem ser Familiar ou Doméstico (abrange as pessoas que estão conosco debaixo do mesmo teto, nossos familiares ou parentes distantes) e Social (envolve as pessoas do meio social onde estamos, como a escola, o trabalho e a nossa congregação).
AVALIANDO NOSSOS RELACIONAMENTOS:
Para avaliar como está o nosso relacionamento com qualquer pessoa, temos que observar três coisas fundamentais:
1º- Como é o meu contato com esta pessoa?
- Como eu trato esta pessoa?
3º- Como eu me comunico com esta pessoa?
1) CONTATO – Compreendemos melhor este aspecto do relacionamento se o dividirmos em primeiro contato, contato físico e contato agressivo:
a) Primeiro contato. É o nosso primeiro encontro com alguém. Um exemplo de primeiro contato no âmbito social: Diz o dito popular que “a primeira impressão é a que fica”, por isso precisamos ter muito cuidado com a impressão que outros estão tendo de nós. Alguém já disse que precisamos de pelo menos um abraço diário, isso faz bem a nossa saúde. Enquanto os “contatos” de muitos casais hoje em dia são empurrões, tapas e socos, devemos nos lembrar do nosso primeiro encontro (contato) com nosso cônjuge na época do namoro e como nos comportamos naquela ocasião. Em seguida nos perguntarmos: Porque os contatos posteriores mudaram?
b) Contato físico. É o contato que envolve o nosso corpo para expressar nossa estima, carinho, proteção e amor para com outros. No âmbito social nós cumprimentamos com um aperto de mão “educadamente” ou abraçamos “respeitosamente” alguém.
Os namorados ou noivos devem ter cuidado para não exceder nos contatos físicos, podendo trazer sobre eles prejuízos espirituais, morais e físicos. O contato físico terá sua liberação no âmbito do casamento (doméstico). No entanto, os casados muitas vezes esquecem o valor deste contato. Não nos referimos aqui, apenas ao ato sexual em si, mas ao contato físico que deve haver antes dele.
c) Contato agressivo. É aquele que, como o próprio nome diz, agride, machuca, causa dor. Na Antiga Aliança isto era punido severamente tanto no âmbito social, como no familiar (Ex 31.12,15; Lv 24.20; Nm 35.16-21). Na Nova Aliança, o espancador não serve para o santo ministério (1Tm 3.3; Tt 1.7).
Espancamento é diferente de disciplina. O espancamento não tem propósito, é fruto de emoções fortes, irracional, não é acompanhado de diálogo e “deforma”. Enquanto a disciplina tem propósitos (Pv 22.15), é um ato pensado e consciente (Pv 13.24), acompanhado de diálogo (Pv 29.15) e ajuda a formar o caráter (Pv 23.13,14).
2) TRATAMENTO – É a maneira como lidamos com as pessoas, como chamamos, recepcionamos e dispensamos atenção. (Rm 1.30; Ef 4.22; 1Tm 4.1; Tg 3.13; 2Pe 3.11). Veja um exemplo de uma forma de tratamento reprovada por Deus no livro de Tiago (Tg. 2.1-4).
3) COMUNICAÇÃO – Sem comunicação fica impossível relacionar-se (Gn 11.1,6-9).
  • Como não deve ser a nossa comunicação: Babel significa confusão, e isto resulta em separação (Gn.11.9). A comunicação negativa contém os seguintes elementos:
* Gritaria, Aspereza, Escárnio, Raiva, Ironia
  • Como deve ser a nossa comunicação: A comunicação positiva edifica e une o relacionamento. Tem os seguintes elementos:
* Mansidão, Bom trato, Respeito, Amor, Carinho

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template