Programa de Estágio: Oportunidades de Emprego

Por Sérgio Lins
Diácono, 2º co-pastor e diretor da EBD em Jardim América,coordenador da UMADEN no Setor 4
e professor especialista em Finanças Empresariais
Caros Leitores,
Continuando ao tema abordado na última postagem da coluna Vida Profissional, vamos focar neste artigo sobre Programas de Estágio.
Uma boa oportunidade para quem não terminou o curso ainda, é a busca dos programas de estágios, em que o aluno poderá aplicar seus conhecimentos, adquirir experiência profissional duma forma holística e, ainda assim, sendo remunerado pelo seu desempenho.
Mas o que vem a ser um Programa de Estágio?
Basicamente um programa de estágio objetiva atrair jovens potenciais, com intenção de torná-los profissionais de alto desempenho, fortalecendo o banco de talentos da Organização, e com “sangue novo” as empresas abrem espaço para inovação e ampliação do seu capital intelectual.
Para um integrante de um programa de Estágio são ofertados vários benefícios, aqui cito alguns: (1) Treinamento; (2) Aprendizagem e Experiência Profissional e; (3) Incentivo ao Trabalho em Equipe entre outros.
Para termos idéia das oportunidades de um estágio, a assessoria de comunicação do CIEE informou o crescimento de 43% em 2009 de contratação de aprendizes por empresas parceiras do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)[1], totalizando 16 mil jovens contratados para capacitação profissional em dezembro último, ante 11,2 mil registrados no balanço de 2008.
De acordo com Everton S. Mendes, gerente do Programa Aprendiz do CIEE, as empresas parceiras da entidade puderam comprovar as vantagens de contar com aprendizes, a relevância social do programa e a qualidade dos cursos oferecidos pelo CIEE, que está apto a cuidar do recrutamento, seleção e capacitação teórica dos jovens.
"O CIEE oferece essas duas facilidades, pois, além de ter um cadastro com jovens com o perfil exigido pela lei, é uma entidade capacitadora, habilitada a ministrar os cursos teóricos durante o período de vigência do contrato", explica Mendes.[2]
É bem verdade, que nem todos os estágios remuneram o candidato. Contudo, aconselho aproveitar as oportunidades (remuneradas ou não remuneradas), visualizando-as como um investimento para obter ótimos rendimentos no futuro!
No próximo artigo, estarei falando sobre o Programa Trainee e suas oportunidades no cenário atual.
Um grande abraço e até a próxima!


Site da instituição http://www.ciee.org.br
http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1436:contratacao-de-aprendizes-pelo-ciee-cresce-43-&catid=50:demais&Itemid=331

0 comentários:

Copyright © 2009 - Blog do DEJAD - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template