Dando continuidade à idéia de lhe apresentar as diversas profissões diretamente relacionadas com a música, transcrevemos coisas legais acerca dos compositores.
Conhecendo as Profissões da Música - Compositor
Por Eliasibe de Jesus
Amados, a Paz do Senhor!
Dando continuidade à idéia de lhe apresentar as diversas profissões diretamente relacionadas com a música, transcrevemos coisas legais acerca dos compositores.
De uma maneira simplória, podemos dizer que Compositor é o profissional que escreve, cria a música, os arranjos, as melodias, harmonias.
Normalmente o termo se refere a alguém que utiliza um sistema de notação musical que permita a sua execução por outros músicos.
Em culturas ou gêneros musicais que não utilizem um sistema de notação, o termo compositor pode-se referir ao criador original da música. Nesse caso, a transmissão para outros intérpretes é feita por memorização e repetição.
Como é o autor da música é, portanto, o detentor dos direitos autorais. Atualmente as composições musicais são defendidas pela legislação de direitos autorais. Existem editoras especializadas em música e o compositor ou detentor dos direitos da composição recebem royalties (pagamentos) sempre que uma nova gravação comercial ou execução pública é realizada.
Mas, nem sempre foi assim: no início do desenvolvimento da música erudita na Europa, a função do compositor não era muito valorizada. O intérprete, aquele que simplesmente executa a música, tinha liberdade para alterar a composição como desejasse, acrescentando improvisações, ou mesmo misturando partes de composições diferentes, o que, imagino, deveria trazer descontentamento e frustrações para os criadores, os verdadeiros artistas.
Na Música Erudita, o compositor é um músico altamente treinado na teoria musical e normalmente é responsável, além da criação da partitura original, também pelos arranjos para a instrumentação ou para as vozes desejadas.
À medida que a música se tornou mais complexa, o compositor passou a ser associado à sua obra e ter mais controle sobre a execução de suas composições. A música escrita passou a ser encarada como um conjunto de instruções estritas das quais o intérprete não se deve desviar.
Na música popular, o compositor escreve a música para canções (e, às vezes, também as letras). A composição não é tão rígida como na música erudita, e admite-se (e, até, espera-se) a improvisação. Em muitos casos, a música é adaptada para a instrumentação do grupo musical que a executará pelo arranjador, um músico especializado nessa tarefa. Em certos gêneros, como o Jazz, nem essa etapa é necessária, e os músicos criam o arranjo durante a execução, improvisando livremente sobre os temas elaborados pelo compositor.
Em português, o termo "compositor" refere-se a qualquer gênero musical, erudito ou popular, mas em algumas outras línguas (como o inglês e o alemão) existe um termo específico para o compositor de canções populares (songwriter, em inglês, ou liedermacher, em alemão).
Existem termos correspondentes em português como "cancionista" ou "cancionetista"; mas, ainda assim, este é comumente chamado de "compositor popular", "compositor de canções", "compositor de letra e música" ou "autor", simplesmente.
Aquele que também interpreta suas próprias canções é chamado de "cantor e compositor" ou "cantautor". O escritor de letras de música também é chamado "letrista".
Deus abençoe a todos.
Até breve.
Fonte de Consulta:
www.wikipedia.org/pt (acessado em 30/09/2011 às 21:35h) - com pequenas alterações.
Dispepsia Funcional, você sabe o que é isso?
Por Cintya Machado
A paz do Senhor queridos...
Essa semana para a coluna de Bem com a vida, temos o artigo escrito pela jovem Cristiane Araújo (estudante de enfermagem), da congregação de Pirangi escrito para o jornalzinho do DEJAD da referida igreja, o Geração Jovens News (Ano III, edição XXI Natal, RN- 25 de setembro de 2011.). É um assunto muito importante, recente e que tem assolado a nossa juventude. Leiam com atenção, e lembrem-se que ás vezes é necessário a ajuda de profissionais especializados para lidar com alguns conflitos emocionais.
Saúde em dia: Dispepsia Funcional - Por Cristiane Araújo
Noites mal dormidas, má alimentação, excesso de aulas, estresse, ansiedade, provas, vestibular, estágios, faculdade, trabalho!! Bom, essa é a correria do ser humano, e principalmente do jovem atual, que está cada vez mais preocupado em investir na sua carreira profissional. O que nos chama atenção, é que a consequência de tudo isso pode levar o indivíduo a adquirir uma série de doenças de fundo emocional.
Segundo especialistas, problemas gastrintestinais têm atingido cada vez mais jovens e adolescentes. Os mesmos afirma que 90% dos jovens que procuram assistência para algum tipo de problema gastrointestinal são diagnosticados como Dispepsia Funcional, antigamente chamada gastrite nervosa, e as principais causas para tal diagnóstico estão associadas ao estresse, á má alimentação e á ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.
É uma doença de adultos e jovens, que estão submetidos á pressão e se firmando na profissão. O estresse contribui para problemas de estômago, sobretudo quando há cobrança e competitividade no trabalho ou na faculdade. Os apcientes sentem dor e desconforto, mas, na maior parte dos casos, não há alteração orgânica ou anatômica. É uma doença de fundo emocional.
Os sintomas são os mesmos da gastrite: Azia (sensação de queimação no estômago), náuseas, eructação (arrotos), falta de apetite. O que diferencia da gastrite, é que ao realizar o exame endoscopia digestiva, não há presença de lesões no estômago, porém os sintomas estão presentes, e o tratamento é basicamente o mesmo para gastrite. Salientando que os sintomas da Dispepsia Funcional são sempre desencadeados por fatores emocionais.
Portanto, melhore sua qualidade de vida, organize seu tempo, pratique atividade física, tenha bons hábitos alimentares, busque seus objetivos sem correr contra o relógio, lembre-se: pra tudo a um tempo determinado!!, e jamais esqueça de epdir direção a Deus, Ele tem o melhor pra você, e tenho certeza, que seguindo seus passos, teremos uma vida de paz e abundância.
Vigília de Setembro
Por Anderson Penha
No mover do Espírito Santo, ocorreu mais uma vigília do Dejad no Templo Central. Diversos temas foram abordados durante toda a madrugada, e vimos a poderosa mão de Deus estendida sobre todos, derramando sua unção. No louvor, tivemos cantores individuais, a comissão de louvor do Dejad Central e Coral Jovem Rosa de Sarom, levando-nos a adoração ao Senhor.
Palavras, testemunhos, pagamento de votos, e muita, mais muita adoração aquele que é merecedor de toda honra e glória, assim foi a Vigília de setembro.
Se você não pode comparecer a vigília deste mês, não perca a do próximo, no dia 21 de outubro. Venha passar a madrugada conosco adorando ao Senhor!!
Profissional cristão e o sonho de Deus
Por Auberan Varela
Amados irmãos!
Esta semana deixo para reflexão um texto que encontrei na internet e fala do profissional cristão e o sonho de Deus! É um texto bem interessante que fala do conflito que o cristão passa ao confrontar sua vida profissional com a vontade de Deus. O seguinte texto é de autoria da Dra. Carla Ivonete S. Campos, Psicóloga e Coordenadores do Seminário Restauração Profissional. Leiam e confiram:
Uma nuvem de engano tem norteado a mente dos profissionais cristãos. Muitas interrogações surgem, tais como: “O trabalho que faço agrada a Deus?”; “O reino de Deus pode se manifestar aqui no meu trabalho, mesmo este não sendo eclesiástico?”; “Será que minha prosperidade financeira não acontece por que não estou trabalhando o suficiente?”; “Estarei em perigo quanto à minha segurança financeira se não tiver um trabalho ‘fichado’?”
A Palavra do Senhor em Mateus 6.22 diz: ”Ninguém pode servir a dois Senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e ás riquezas.” Falamos a cristãos, então cabe uma pergunta: quem tem sido o seu Senhor?
Reflita agora e juntos analisemos. “Senhor” significa governo. Se Jesus Cristo é quem governa a sua vida e você o ama de todo o seu entendimento e coração, sendo Ele o primeiro em tudo, então todas as demais coisas lhe serão acrescentadas – assim nos afirma as Escrituras Sagradas.
Agora, se o seu trabalho e a busca por riquezas tem sido o centro da sua vida e de seu amor, então, cuidado, porque este seu “senhor” pode tirar você do propósito de Deus que é o de ter uma vida em equilíbrio; saúde tanto no corpo, alma e espírito bem como nas relações familiares e comunidade.
Aí você me pergunta: “Mas as provisões, de onde virão?” Eu lhe respondo: Deus entregou ao homem tudo o que há na terra para que ele pudesse transformar o que foi criado por Ele (como a madeira, a areia, a terra, o ferro, o vento, os vegetais, os animais e tudo o que existe à nossa volta). Chamou Deus de “bom” tudo quanto fizera e designou ao homem que exercesse domínio sobre a criação.
O homem é o “muito bom” de Deus. A transformação do “bom” em “muito bom” está em suas mãos. Tudo o que existe à sua volta, aguarda ansiosamente por seu toque transformador. Exercer domínio sobre todas as coisas e manifestar o Reino de Deus com o seu plano e o propósito, é um privilégio dado ao homem.
Mas, afinal, o que é “dominar”? Dominar é desvendar, conhecer, desnudar, descobrir toda e qualquer obscuridade. Citemos um exemplo: quando Bill Gates determinou que dominaria o mercado mundial com o seu software, e que haveria um microcomputador em cada casa no mundo inteiro, ele buscou conhecer, descobrir, desvendar tudo sobre o mesmo, toda e qualquer possibilidade de ampliação, modificação, evolução, transformação, expansão, adaptação e modernidade ele procurou conhecer e dominar. Quando algo fugia do seu domínio ele trazia para junto de si pessoas excelentes – os que dominavam aquela área em que era inapto. Hoje, é o homem mais rico do mundo e exerce influência na sua área de domínio. Tudo começou em uma simples garagem.
A Bíblia diz em Oséias 4.6: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”. Conhecimento insere pesquisa, estudo, investimento, possibilidades, tempo, análises, erros e acertos; é saber como algo funciona de frente para trás, de trás para frente, de lado, de costas, de ponta cabeça; conhecer é dominar, é ser excelente, é ser “o cara”.
Infelizmente, muitos cristãos perderam-se nesta jornada. Voltaram-se somente para o espiritual e deixaram de lado o domínio intelectual, cultural e físico. Estão parados, apáticos e achando que não é mais necessário conhecerem o que está ao redor.
Entendemos que todo cristão tem o dever de ser o melhor em tudo, conhecer-se, desenvolver-se, capacitar-se em sua totalidade, ou seja, corpo, alma e espírito são de fundamental importância. Se você tem algo a fazer, faça com excelência, seja o melhor em tudo o que fizer, ou então se recuse a fazer. Mas até para dizer “não” você deve exercer domínio. Em primeiro lugar, você tem que admitir para você mesmo e depois para o outro que você não conhece isto ou aquilo, então dirá: “Procure alguém que domine o conhecimento para exercer esta tarefa”. Ou então: “Dê-me uma chance para procurar conhecer, dominar e então falaremos”.
Tenha uma vida com propósitos e seja praticante da habilidade dada a você por Deus – antes mesmo do seu nascimento. Aí você me pergunta: “Qual é o meu propósito?” Eu lhe respondo: somente você é quem pode me dizer."
site de referência:
http://www.empreendedoresdecristo.com/profissional_cristao.phpO Pastor
Por Anderson Penha
A paz meus irmãos! Na coluna Dica da Semana, indico o filme "O Pastor".
Dos mesmos produtores de Deixados para Trás... O ex-condenado Armstrong Cane (Ving Rhames) retorna ao bairro em que morava, como um homem mudado, que quer assumir a velha igreja e congregação de seu pai. Mas a vizinhança está tomada por drogas e gangues. Os que conseguem, mudam-se para áreas mais prósperas e passam a seguir um esperto pastor (Ricardo Chavira). Mas mesmo com um perigoso chefe de gangue (Dean McDermott) ameaçando seu rebanho, Armstrong não desiste. Fortemente decidido, Armstrong prega a palavra de Deus a quem quiser ouvir, especialmente a Norris, um jovem prestes a cair numa vida de más opções. Eles mantêm uma ligação próxima e se esforçam para mudar, mas será que os pecados do passado voltarão para assombrá-los?
Assita ao trailler
Fica na paz!!
Conhecendo as Profissões da Música
Por Eliasibe de Jesus
Olá pessoal! A Paz do Senhor!
A partir desta semana passaremos a lhes apresentar algumas curiosidades acerca do universo da música.
Iniciaremos trazendo algo acerca dos profissionais que atuam no ramo musical, promovendo, executando, produzindo etc.
Produtor Musical
Na indústria musical, um produtor musical é o profissional responsável por pensar, produzir, dirigir e completar uma gravação para que esteja pronta para ser lançada. Eles controlam as sessões de gravação, treinam e guiam os músicos e cantores e fazem a supervisão de todo o processo até a mixagem.
Na primeira metade do século XX, o papel do produtor musical lembrava aquele do produtor cinematográfico, em que o produtor musical supervisionava as sessões de gravação, pagava os técnicos, músicos e os responsáveis pelo arranjo das músicas, e algumas vezes até escolhia material para os artistas.
Pela década de 1960, os produtores musicais pegaram um papel mais direto no processo musical, incluindo criar arranjos, cuidar da engenharia da gravação e até mesmo escrever o material. Através de tudo isso, os produtores têm tido uma forte influência, não apenas em carreiras individuais, mas no curso da música popular.
Ao se contratar um Produtor Musical profissional o cliente tem economia de tempo e energia e aumenta por demais as chances de ter um produto final com qualidade muito satisfatória. O ato de "contratar" transfere seriedade para o projeto, incluindo metas e prazos. No mínimo, serão duas pessoas e dois pontos de vista, que enriquecem qualquer trabalho onde decisões são tomadas a todo instante.
Há pessoas que resolvem gravar um CD ou DVD às próprias custas e o resultado muitas vezes sai muito, muito a desejar, exatamente por haver "dispensado" o auxílio de um Produtor Musical.
Com um pouco de experiência adquirida ao longo da vida como músico, tenho visto que as pessoas que resolvem compartilhar seus sonhos musicais com um produtor musical sempre têm grande êxito no resultado final dos trabalhos fonográficos. O contrário também é bem verdade.
E, cá entre nós, não há nada pior que ouvir um CD ou assistir a um DVD com baixa qualidade na produção, quando os arranjos são feitos de qualquer jeito, os músicos são ruins...enfim! é um sofrimento.
A seguir, um resumo dos passos do trabalho executado por um produtor musical:
Pré-Produção (conduzir tudo que está relacionado ao trabalho de produção musical)
- Contratação dos músicos e arranjadores (caso o próprio produtor não seja o arranjador)
- Como serão as linhas melódicas das músicas
- Analisar a coerência das letras e estrutura das canções
- Definição de tons e ritmos
- Definir harmonia
- Cuidar de cada detalhe dos arranjos
Gravação (une a produção musical com a produção técnica)
- Execução dos arranjos (instrumentos)
- Captação e Performance
Produção Técnica
- Edição
- Mixagem
Finalização (pós-produção)
- Masterização
Até breve.
Fontes de consulta:
VONTADE DE DEUS
Por Michele Dantas
Você já parou pra pensar que Deus deve estar criando situações ao seu redor para que Seu nome seja exaltado engrandecido, anunciado? Na verdade passamos por provas lutas e não entendemos o porque dessas situações, porém não é nada mais nada menos que o agir de Deus. Ele além de provar quem ele ama, ele usa situações para promover-se no meio do seu povo para mostrar quem ele realmente é grande, poderoso e dono das situações.
Deus cria circunstâncias em que pensamos que o mundo está de pernas para o ar, que é o fim, que o câncer acabará com nossas vidas seja direta ou indiretamente, mas Deus está no controle de tudo. Eu creio que Deus tenha permitido que doenças sejam manifestas para que as pessoas possam depender mais dEle, e é nesses momentos que devemos ajudar quem está precisando de uma palavra de conforto, devemos testemunhar que Cristo é o único e suficiente salvador que devemos nos agarrar em suas vestes e clamar cura. Como diz Sua palavra, "Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes" (I Co 1:27).
Não devemos questionar a vontade soberana de Deus, devemos somente agir, aproveitar e levar a sua palavra não importa a pessoa que está recebendo, se é um doente, um necessitado um pobre, um idoso, o que importa é que Jesus precisa entrar na sua vida. Muitas vezes pessoas sadias, pessoas que aparentemente estão bem, mas por dentro estão destruídas e acabam buscando prazer naquilo que não agrada a Deus e se destroem mais e mais.
Não é difícil de encontrar basta olharmos ao nosso redor, na universidade, no colégio, no trabalho, na nossa família. Abramos nossas bocas e deixemos o Espírito Santo nos usar, abramos nossas vidas e deixemos que Jesus resplandeça em nossa face, em nossa maneira de andar de se comportar.
Deus continui vos abençoando!
Não devemos questionar a vontade soberana de Deus, devemos somente agir, aproveitar e levar a sua palavra não importa a pessoa que está recebendo, se é um doente, um necessitado um pobre, um idoso, o que importa é que Jesus precisa entrar na sua vida. Muitas vezes pessoas sadias, pessoas que aparentemente estão bem, mas por dentro estão destruídas e acabam buscando prazer naquilo que não agrada a Deus e se destroem mais e mais.
Não é difícil de encontrar basta olharmos ao nosso redor, na universidade, no colégio, no trabalho, na nossa família. Abramos nossas bocas e deixemos o Espírito Santo nos usar, abramos nossas vidas e deixemos que Jesus resplandeça em nossa face, em nossa maneira de andar de se comportar.
Deus continui vos abençoando!
Comportamento Compulsivo
Por Cintya Machado
A paz do Senhor queridos!
Muita gente sofre de compulsão e nem sabe ou não conhece o melhor caminho para lidar com ela. Por isso, segue um artigo esclarecedor sobre o assunto, espero que possa ajudar vocês. E se você se identificar com algum aspecto, não hesite em procurar ajuda. Compulsão não é brincadeira, e muito menos frescura, e quando se instala a doença, vai ficar ainda mais difícil de ser combatida.
Escrito por: Dr. Geraldo Ballone- Neuropsiquiatra
Comportamento Compulsivo
As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio de ansiedade e/ou angústia. São hábitos mal adaptativos que já foram executados inúmeras vezes e acontecem quase automaticamente.
Diz-se que esses comportamentos compulsivos são mal adaptativos porque, apesar do objetivo que têm de proporcionar algum alívio de tensões emocionais, normalmente não se adaptam ao bem estar mental pleno, ao conforto físico e à adaptação social. Eles se caracterizam por serem repetitivos e por se apresentarem de forma freqüente e excessiva. A gratificação que segue ao ato, seja ela o prazer ou alívio do desprazer, reforça a pessoa a repeti-lo mas, com o tempo, depois desse alívio imediato, segue-se uma sensação negativa por não ter resistido ao impulso de realizá-lo. Mesmo assim, a gratificação inicial (o reforço positivo) permanece mais forte, levando a repetição.
Por exemplo:
1. Se a pessoa é acometida pela idéia (contra sua vontade) de que está se contaminando através de alguma sujeita nas mãos, terá pronto alívio em lavar as mãos. Entretanto, se tiver que lavar as mãos 40 vezes por dia, ao invés de adaptar essa atitude acaba por esgotar.
2.Se a pessoa é acometida pela idéia de que seus pais sofrerão algum acidente fatal, poderá conseguir alívio da angústia gerada por esses pensamentos se, por exemplo, bater 3 vezes na madeira... Mas tiver que bater na madeira 40 vezes por dia, ao invés de aliviar, essa atitude acaba por constranger e frustrar.
3. Se a pessoa tem um pensamento incômodo de que aquilo que acabou de comer poderá engordá-la, terá alívio dessa sensação provocando o vômito, ou tomando laxantes....
Não há uma causa bem estabelecida para a ocorrência de comportamentos compulsivos. Pode-se falar em vulnerabilidades e predisposições, seja de elementos familiares, tais como os hábitos conseqüentes à extrema insegurança e aprendidos no seio familiar, seja por razões individuais e relacionados às vivências do passado e a ao dinamismo psicológico pessoal, seja por razões biológicas, de acordo com o funcionamento orgânico e mental.
Assim, comportamentos compulsivos ou aditivos podem ser entendidos como atitudes (mal-adaptadas) de enfrentamento da ansiedade e/ou angústia, trazendo conseqüências físicas, psicológicas e sociais graves. Algumas pessoas apresentam comportamentos com caráter compulsivo, que levam a conseqüências negativas em suas vidas, como por exemplo, recorrer ao uso abusivo do álcool, das drogas, à fuga do convívio social, ao hábito intempestivo do vômito e às mais variadas atitudes.
Essas pessoas podem ainda comprar compulsivamente, sem levar em conta o saldo bancário, comer compulsivamente, mesmo quando não se tem fome, jogar, praticar atividades físicas em excesso, etc.
Complicações
Normalmente nesse tipo de problema, classificados em sob o título de transtornos do espectro obsessivo-compulsivo (TOC), a pessoa acaba tornando-se dependente dessas atitudes, as quais ocupam um espaço importante no seu cotidiano. Em alguns casos ocorrem-se danos físicos, como na pessoa com vigorexia, que precisa malhar (exageradamente) todos os dias e por longas horas, ou lesões na pele das mãos devido aos rituais de lavar continuadamente, ou escoriações quando há auto-escoriações, calvície quando há tricotilomania, ou desnutrição quando a compulsão é por vômitos (bulimia) e assim por diante.
Normalmente essas pessoas sentem desconforto emocional se não fizerem esses comportamentos, apresentam grande angústia ou ansiedade na ausência ou na impossibilidade em realizar a atividade compulsiva. Socialmente a ocorrência de tais comportamentos pode resultar em prejuízo no trabalho, na conclusão de tarefas, na liberdade de sair de casa, na vergonha do contacto com outras pessoas, etc.
A repetição desses comportamentos e o aumento gradual da freqüência deles acabam caracterizando um verdadeiro processo de dependência. Alguns buscam o alívio do desprazer das emoções de angústia e ansiedade, do afastamento de pensamentos incômodos. Quando se pretende a busca do prazer pode haver adicção química, que é o consumo exagerado de substâncias.
Didaticamente podemos dizer que existe uma grande semelhança entre comportamentos compulsivos e dependência química: a angústia provocada pela ausência, os sintomas emocionais da abstinência, tais como tremores, sudorese, taquicardia, etc, o caráter compulsivo e repetitivo, a importância que essa atitude ocupa na vida da pessoa, o comprometimento na qualidade da vida familiar, profissional, afetiva e social. É assim que, por exemplo, o ato de jogar tem praticamente o mesmo papel que a droga, ou álcool, a cocaína e outras substâncias psicoativas.
Tipos
Jogar Compulsivo
A característica essencial do Jogo Patológico é um comportamento de jogo mal adaptativo, recorrente e persistente, que perturba os empreendimentos pessoais, familiares e/ou ocupacionais. A pessoa com esse transtorno pode manter uma preocupação com o jogo, tais como, planejar a próxima jogada ou pensar em modos de obter dinheiro para jogar.
A maioria dessas pessoas com Jogo Patológico afirma que está mais em busca de "ação" do que de dinheiro e, por causa dessa busca de ação, apostas ou riscos cada vez maiores podem ser necessários para continuar produzindo o nível de excitação desejado. Os indivíduos com Jogo Patológico freqüentemente continuam jogando, apesar de repetidos esforços no sentido de controlar, reduzir ou cessar o comportamento.
Através do reforço emocional intermitente, onde ganhar é um reforço positivo imediato e perder é “apenas” uma circunstância aleatória, o indivíduo apresenta o comportamento compulsivo de jogar. Está sempre na expectativa de ganhar, como foi conseguido anteriormente. Existe ainda uma sensação especial no comportamento de risco, o que ocupa a mente do jogador fazendo que passe a repetir o comportamento (dependência). O jogo pode tornar-se uma grande fonte de prazer, podendo vir a ser a única forma de prazer para algumas pessoas. O jogador compulsivo costuma se tornar inconseqüente, gastando aquilo que não tem, perdendo a noção de realidade. A síndrome de abstinência pode estar presente.
A escravização que as pessoas das sociedades civilizadas se submetem aos padrões de beleza tem sido um dos fatores sócio-culturais associados ao incremento da incidência do comportamento compulsivo para a prática de exercícios. É hábito que o ser humano moderno esteja moderadamente preocupado com seu corpo, sem que essa preocupação se converta numa obsessão. Mas, alguns complexos de feiúra ou de estar em desacordo com os padrões desejáveis podem levar à obsessão pela beleza física e perfeição.
Inicialmente essa atividade física pode proporcionar prazer, relaxar, fazer com que a pessoa se sinta mais saudável e bonita. Este comportamento libera substâncias em nosso cérebro responsáveis pelo prazer e bem-estar (veja mais). Quando isso se transforma num comportamento compulsivo, exercitar-se em excesso pode resultar em prejuízo físico, atingindo as articulações, aparelho respiratório e o coração.
O sistema emocional pode ficar comprometido quando se apresenta um comportamento compulsivo, constante, comprometendo a realização satisfatória de outras atividades da vida da pessoa e proporcionando sofrimento significativo em outros aspectos.
A atividade física compulsiva deve ser considerada um transtorno da linhagem obsessivo-compulsiva, tanto pela obsessão em musculatura, pela compulsão aos exercícios e ingestão de substâncias que aumentam a massa muscular, quanto pela fragrante distorção do esquema corporal que essas pessoas experimentam.
Assim como os demais comportamentos compulsivos ou aditivos, o comprador compulsivo é, praticamente, um dependente do comportamento de comprar, precisando fazê-lo sem limites para se sentir bem, pelo menos bem naquele momento (para depois arrepender-se).
O comprador compulsivo acaba por consumir coisas pelo fato de consumir e não mais pela necessidade do objeto que é consumido. Ir ao shopping sem realizar algumas compras parece tornar-se quase impossível. Muitas vezes sente-se culpado, porém, como em qualquer comportamento aditivo, o mais comum é perder o controle da situação. Entretanto, é fundamental fazer a diferença entre o simples hábito pelas compras do comportamento compulsivo às compras. "Os hábitos de consumo são mais emocionais que racionais", afirma Dílson Gabriel dos Santos, que leciona comportamento do consumidor na USP. O professor esclarece que comprar por impulso, mas não por compulsão, é adquirir um bem por sentir uma atração instantânea pelo produto, seja por causa da embalagem, do preço ou do apelo publicitário.
Essas pessoas impulsivas pelas compras cometem as "... pequenas loucuras que se cometem ao passar pelas gôndolas de supermercados", diz. "Leva-se uma garrafa de bebida, um iogurte ou um pacote de biscoitos a mais", observa. Já o compulsivo vai às compras como um viciado que sai de casa para jogar ou em busca das drogas, e a compulsão acaba sendo uma atitude que exclui logo o prazer pela aquisição do novo produto.
Trabalhar Compulsivo
Com o objetivo de vencer profissionalmente, ganhar dinheiro, sobressair-se socialmente, tem sido glorificado pelo sistema cultural que a pessoa procure dar o melhor de si trabalhando. O trabalho pode ser utilizado como uma ocupação mental capaz de tomar o espaço de outros sentimentos ou pensamentos mais difíceis de serem vivenciados. Quando a atividade funciona como uma forma de esconder-se, fugir ou não ter que sentir ou pensar em outros problemas, enfim, quando alivia a angústia da vida de relação, o trabalhar pode tornar-se compulsivo, constante, enfim aditivo.
Neste caso, o trabalhar perde sua função natural passando a ser prejudicial ao bem estar físico, familiar psicológico e social do indivíduo. Na compulsão pelo trabalho a pessoa vai de casa para o trabalho, do trabalho para a casa, excluindo-se de sua vida as opções do lazer, as pausas nos finais de semana, o convívio descontraído com a família, etc. A pessoa com compulsão pelo trabalho freqüentemente exige dos outros o mesmo ritmo que tem para si, costuma criticar demais esses outros, exige perfeição, dedicação e devoção ao trabalho, tal como elas próprias se comportam. E o próprio compulsivo para o trabalho sofre com sua situação.
Normalmente são pessoas severas, isoladas, inflexíveis, perfeccionistas, amargas e exageradamente “realistas”. Por causa dessas características os workaholics racionalizam tudo na vida, ocultam seus próprios sentimentos, têm um contato mínimo com eles próprios e mantêm abafados seus conflitos íntimos. Para essas pessoas o trabalho é seu escudo protetor e, melhor que isso, trata-se de uma atitude fortemente enaltecida pelos valores sociais. Mas, na realidade, o workaholic também sofre, normalmente é um insatisfeito consigo mesmo, alimenta a fantasia de ser potente e meritoso. Na verdade, toda essa voracidade para o trabalho pode estar aliviando sentimentos de angústia por se acreditar um pai omisso ou uma mãe ausente, um companheiro fugidio, etc.
Comer Compulsivo
Os transtornos alimentares constituem uma verdadeira "epidemia" que assola sociedades industrializadas e desenvolvidas acometendo, sobretudo, adolescentes e adultos jovens. Vivemos em uma sociedade na qual existe o culto da magreza. Assim, comer, um comportamento universalmente tido como prazeroso, torna-se alvo de preocupação de muitas pessoas. Como usufruir deste prazer sem sentir-se fora dos padrões sociais de saúde e beleza? Quais serão os sintomas dessa epidemia emocional? De um modo geral, o pensamento falho e doentio das pessoas portadoras dessas patologias se caracteriza por uma obsessão pela perfeição do corpo. Na realidade, trata-se de uma "epidemia de culto ao corpo".
Essa "epidemia" se multiplica numa população patologicamente preocupada com a perfeição do corpo e que está sendo afetada por alterações psíquicas caracterizadas por distúrbios na representação pessoal do esquema corporal. Os transtornos alimentares vêem aumentando sua incidência perigosamente e já começa a alarmar especialistas médicos, sociólogos, autoridades sanitárias. Essa busca obsessiva da perfeição do corpo tem várias formas de se manifestar e, algumas delas, diferem notavelmente entre si. Existem os transtornos alimentares mais tradicionais, que são a anorexia e bulimia nervosa mas, não obstante, existem outros que se estimulam e desenvolvem na denominada "cultura do esbelto".
Todos estes transtornos alimentares compartilham alguns sintomas em comum, tais como, desejar uma imagem corporal perfeita e favorecer uma distorção da realidade diante do espelho. Isto ocorre porque, nas últimas décadas, ser fisicamente perfeito tem se convertido num dos objetivos principais (e estupidamente frívolos) das sociedades desenvolvidas. É uma meta imposta por novos modelos de vida, nos quais o aspecto físico parece ser o único sinônimo válido de êxito, felicidade e, inclusive, saúde.
Disponível em: http://www.cerebromente.org.br/n15/diseases/compulsive.html
Poema de Salvação
Por Anderson Penha
A paz do Senhor meus amados irmãos!
Na coluna 'Dica da Semana', desta semana, indico o filme que ainda vai entrar em cartaz aqui no Brasil, "Poema de Salvação".
Pablo Olivares é um menino talentoso e inquieto, nascido em uma família cristã. Sua mãe, Carmem, dedica todo seu tempo a educá-lo de acordo com os princípios bíblicos, cultivando nele desde pequeno o amor pela música. Roberto, seu pai, dedica-se principalmente aos negócios, mantendo-se distante da vida de Pablo.
Diante da ausência emocional de seu pai, Pablo se junta com amigos que o apresentam ao mundo do rock’n’roll e ele começa a se sentir atraído pelo ocultismo. Sua habilidade para a música se torna evidente e embora Carmem acredite em seu talento, o rock é uma questão que ela não apoiará.
A dor da ausência paterna e a rejeição de sua mãe a seus sonhos fermentam no jovem um ódio que lentamente se volta contra sua mãe e a religião que ela professa. Levado por sua ambição de vencer na música, Pablo decide fazer um pacto com o diabo.
Carmem tenta de tudo para restabelecer o relacionamento com seu filho e, fiel a seus princípios, ora incessantemente por ele durante quatorze anos. O constante confronto entre Pablo e sua mãe logo deixa de ser uma questão meramente familiar e se transforma em um campo de batalha pela alma do jovem. Um drama inspirado em uma história real, filmado em Buenos Aires, Argentina.
Assista ao trailler:
Fica na paz!!
Música "Ouço Deus me Chamar" - Pra. Ludmila Ferber
Por Eliasibe de Jesus
A Paz do Senhor, amados.
Esta semana indico um vídeo apresentando uma belíssima e inspirada música da Pra. Ludmila Ferber.
Que possamos ouvir o Senhor nos chamar para conversar com Ele, para estarmos juntinhos d'Ele.
Que esta canção fale alto ao seu coração.
Deus abençoe a todos.
Você conhece os jovens que são Loucos por Jesus?
Por Anderson Penha
Jesus nos ordenou: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.
Mas como pregaremos a Palavra no mundo inteiro?
A Mocidade Unidos em Cristo de Goiânia encontrou uma solução criativa: a internet.
Esses jovens “Loucos por Jesus” não se limitam a enviar versículos pelo facebook, orkut ou twitter. Eles foram mais ousados e criaram o Programa Unidos da Web. Semanalmente o grupo disponibiliza a nova edição do programa no site e no youtube.
Recentemente, eles firmaram uma parceria com o site JovemX.com e estrearam um novo quadro: “Loucos por Jesus”. O objetivo é transmitir notícias a respeito de Jesus de maneira divertida. O programa também apresenta quadros como o Bíblia News, e Entrevistas.
Na 15ª edição do programa os Loucos por Jesus tiveram a sua primeira missão de evangelismo na praça de alimentação de um shopping em Goiânia.
Veja aqui como foi a 1ª edição do Loucos por Jesus
Em cima de uma mesa um dos Loucos por Jesus começa a anunciar, com um mega-fone, “Jesus” para os clientes que estão tranquilamente comendo.
Em seguida, os outros Loucos por Jesus aderem ao amigo, subindo nas mesas, e juntos cantam um louvor. No final os Loucos pedem e ganham os aplausos para Jesus.
Segundo a assessoria de imprensa, o quadro Louco por Jesus pretende mostrar as formas mais irreverentes de praticar o evangelismo. Além de levar a Palavra de Deus, os integrantes do grupo garantem também boas risadas para o público.
Fonte: CPAD News
Ministério de Louvor Diante do Trono divulga a capa do seu novo álbum “Sol da Justiça”, gravado no dia 16 e 18 de Julho em Natal, Rio Grande do Norte.
Por Anderson Penha
A gravação do 14º CD e DVD do ministério reuniu mais de 120 mil pessoas de diversas regiões do Brasil e do mundo. A Praia do Meio ficou pequena para a grande multidão que cantou em uma só voz um som profético de redenção para todo Brasil. Além da mensagem cantada, o grupo esteve no Nordeste com o propósito de declarar que as praias também são do Senhor Jesus.
O Diante do Trono está em um novo tempo, uma nova visão, um novo formato e com novos integrantes, não a sobra de dúvidas que esse álbum será surpreendente até para aqueles que estiveram nas noites do evento. Depois de tanta expectativa a capa do - Sol da Justiça - foi divulgada.
Confira logo abaixo a capa do novo CD e DVD do Diante do Trono:
A noite do último dia 20 de agosto em São Vicente marcou não só a vida de muitos, como a história da 1ª Cidade Brasileira. O Litoral paulista recebeu pela primeira vez o ministério de Louvor Diante do Trono, e uma multidão de aproximadamente 10 mil adoradores puderam prestigiar o ministério e o lançamento da Turnê "Sol da Justiça", tema do 14º álbum gravado recentemente em Natal/RN.
A festa levou o público a momentos de intensa adoração, celebração, avivamento e intercessão pelo Brasil, a líder de louvor, Ana Paula Valadão, conduziu a noite ao som de"Hosana", "Grande", "Quão grande És Tú", solada por Israel Salazar, "Medley Cura" com a sequência "Quero Ser", "Lugares Altos" solada por Ana Nóbrega,"Preciso de Ti", "Quero Tocar-te" solada por Letícia , "Leva-me" dueto de Ana Paula Valadão e Nóbrega, "Águas Purificadoras" solo e ministração de Israel Salazar.
Após momentos de profunda intimidade, a 2ª Parte trouxe uma unção de restauração e avivamento, o repertório seguiu com as canções "Sol da Justiça" com a ministração deAna Paula Valadão que se mostrou em espírito de ousadia e revelou visões sobre aquele lugar, no mesmo momento, Ana tomada por muita unção introduziu a música "Anseio" e todos cantaram em uma só voz o trecho "Tua Glória Venha o Céu na Terra... Céu na Terra", canção que foi solada também por Ana Nóbrega por causa da ausência deRoberta Izabel, a solista original da canção.
App Store – Diante do Trono
Já está disponível para iPhone o app Diante do Trono. O aplicativo é o programa que permite ao usuário obter todas as informações do Ministério de Louvor Diante do Trono de forma gratuita.
Este aplicativo é exclusivo do CD DT 14 – Sol da Justiça.
Nele ainda você encontra fotos, músicas, letras, vídeos, e muito mais.
O app sempre será atualizado para você ficar por dentro de tudo!
Não perca tempo, faça já o download gratuito!
Para mais informações clique aqui.
Ministério de Louvor Diante do Trono
Assinar:
Postagens (Atom)